Receita: Trufa de Quentão

É época de Festas Juninas e o cheirinho de quentão é inebriante, não?

Pois então vamos compartilhar uma receita de trufa de quentão!


Foto Divulgação (Craftstylish.com)

Para preparar a trufa de quentão você irá precisar de:
- 500g de chocolate ao leite
- 1 xícara de creme de leite
- 3 colheres de sopa de conhaque
- 3 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 colher de café de cravo em pó
- 500g de chocolate meio-amargo
- 100g de chocolate em pó

Coloque o chocolate ao leite picado grande em uma tigela refratária e reserve. Numa panela aqueça o creme de leite, com o conhaque, o gengibre ralado, a canela e o cravo. Assim que estiver bem quente, quase fervendo, despeje este creme na tigela do chocolate, mexendo bem para que todo o chocolate se derreta e fique uma massa homogênea.

Cubra a tigela com um filme plástico e leve a geladeira por cerca de 1 hora ou até que a massa fique com uma consistência firme, mas não completamente dura. Quando estiver no ponto de enrolar será o momento de derreter o chocolate para banhar as trufas. Derreta o chocolate meio-amargo em banho-maria ou no microondas, como preferir, e reserve. Atenção! O chocolate não deve ficar quente, ele deve ficar numa temperatura que permita ele ficar derretido apenas. Em outra tigela coloque o chocolate em pó para polvilhar as trufas e mãos a obra!

Enrole a massa da trufa com as mãos (dica: para ser mais higiênico, use luvas), pegue um pouquinho de chocolate derretido com os dedos continue enrolando para que se crie uma fina camada de chocolate na massa e despeje a trufa na tigela com chocolate em pó, sacudindo a tigela de leve para que as trufas rolem no chocolate e fiquem envolvidas com uma "penugem" de chocolate em pó.

Suas trufas de quentão estão prontas para o arraial!

*

Atenção para a lista de compras:
- Conhaque
- Gengibre


Crédito da imagem: CraftStylish

4 comentários:

  1. Olá Eliane!

    As trufas em geral não possuem uma validade muito longa por causa do creme de leite, por aconselhamos que ela seja consumida o quanto antes em um prazo de até 3 dias, sendo armazenada em lugar fresco e arejado.

    Para uma durabilidade um pouco maior o que aconselhamos é o uso desta receita para rechear bombons de chocolate. Com a camada de chocolate envolvendo a trufa, ela fica mais protegida de fatores externos, ganhando mais tempo para ser consumida.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada! Outra pergunta: 3 colheres de sopa de gengibre ralado, não fica muito forte o sabor? Vou fazer hoje para experimentar, rs

    ResponderExcluir
  3. Olá Eliane!

    Não fica muito forte o sabor, mas se você achar que irá ficar, vá devagar, colocando 1 ou 2 colheres e se achar que vale, coloque as 3 colheres indicadas na receita.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.