Manteiga Festiva e Temperada

A manteiga não precisa ser sem graça, com cara de que você acabou de tirar da geladeira. Primeiro que você pode deixá-la ainda mais charmosa falando que fez ela em casa!

Criando formas você pode servir como porções individuais para um café-da-manhã, brunch ou até para comer junto dos petiscos antes de um almoço ou jantar ou ter um belo pedaço de manteiga modelado para impressionar ou simplesmente se mimar!

Para modelar a sua manteiga você pode usar cortadores, criar rolinhos, modelar com formas de silicone, formas de silicone para mono porções ou placas de silicone, pistolas ou até usando saco de confeiteiro e bico de confeiteiro.


Foto: Digulgação (Donna Hay)


Esta foto é do site DonnaHay que ensina ainda como fazer para cortar a manteiga assim.

Compre uma manteiga em tablete e deixe na geladeira para ficar bem gelada. Na hora de cortar, corte fatias de 1cm a 2cm, conforme o cortador que você for usar e a sua preferência. Em seguida, usando cortadores de metal, mergulhe o cortador em uma tigela com água quente, para aquecer o cortador, seque rapidamente e corte na sequência as fatias de manteiga, repetindo o processo da água quando necessário.

Para conservar melhor o formato, coloque os pedaços de manteiga cortados com cortador em uma assadeira forrada com papel manteiga e depois cubra a assadeira com as manteigas usando filme plástico (para não ficar com o famoso gosto de geladeira) e volte com a manteiga na geladeira para ficar bem durinha, tirando apenas na hora de servir.

Foto: Digulgação (Pinterest)

Se você quiser fazer uma forma mais simples, como um disco de manteiga, você pode tirar a manteiga da geladeira, tirá-la da embalagem e colocar ela sobre 2 folhas de filme plástico e enrole a manteiga, deixando amolecer apenas um pouco em temperatura ambiente. Após alguns minutos, você vai sentir que a manteiga está um pouco mais mole e agora é o momento de fazer a mágica!

Enrole as pontas do filme plástico, fazendo como se fosse o embrulho de bala, apertando bem a manteiga e rolando-a sobre a sua superfície de trabalho. O resultado vai ser um "salame" de manteiga. Leve a manteiga para a geladeira e depois de endurecida, desembale e corte em fatias.

E fica um charme também para presentear até naquela visita de última hora na casa de alguém.

Mais um jeito de elevar o nível é temperar a sua manteiga. Você pode fazer isso usando uma gama enorme de ingredientes, misturando apenas um a sua manteiga ou criando combinações mil!

Fizemos uma listinha do que você usar para temperar a sua manteiga (os ingredientes abaixo são apenas sugestões do que pode ser usado e podem ser combinados conforme o seu gosto e paladar):

- Aceto balsâmico
- Açúcar
- Alcaparras
- Alho (ralado, assado, frito)
- Azeite (pode-se usar azeite trufado ou outro azeite temperado)
- Azeitona
- Bacon
- Baunilha
- Cebola (picada, ralada, refogada, em conserva)
- Cogumelos
- Ervas frescas (alecrim, tomilho orégano, hortelã, salsinha, cebolinha, sálvia)
- Especiarias (cravo, canela, noz-moscada, cardamomo, anis-estrelado, curry, páprica, erva-doce)
- Frios (salame, mortadela)
- Frutas secas
- Gengibre (ralado, em conserva, em pó)
- Laranja (raspas, suco)
- Limão (raspas, suco)
- Mel
- Mostarda
- Nozes e castanhas
- Peixes em conserva (aliche, anchova, sardinha)
- Pimenta (Dedo-de-moça, calabresa, chipotle, jalapeno, etc)
- Queijos
- Saborizantes
- Shoyu
- Tomate seco
- Vinho

Foto: Digulgação (SheKnows)

3 comentários:

  1. Vcs vendem para fora de São paulo? Moro no interior, e fiquei encantada com as coisas do blog e gostaria de comprar!

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a idéia! E um jeito bem bacana de utilizar os cortadores para dar um up na manteiguinha nossa de cada dia!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá Cacau,

    Somos uma loja de artigos para confeitaria com 26 anos de mercado. Temos a loja aqui em São Paulo, no bairro de Moema, próximo ao Shopping Ibirapuera, e também a nossa loja virtual:
    www.barradoce.com.br
    Pelo nosso site, despachamos para todo o Brasil através do Sedex.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.