Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Princípios Básicos: Saco de Confeitar

O saco de confeitar é um coringa na confeitaria. Decore bolos, biscoitos e cupcakes, encha forminhas e moldes de chocolate. Veja aqui como aproveitar ao máximo.

Um dos princípios básicos para decorar bolos, biscoitos e cupcakes é saber usar um saco de confeiteiro. Junto aos bicos de confeitar eles permitem que você crie uma enorme variedade de decorações, além de ser muito útil para rechear, encher forminhas com massa e muito mais.

Os sacos de confeiteiro podem ser reutilizáveis ou não, dependendo do material de que ele é feito. Os reutilizáveis, em geral, são de um tipo de plástico mais resistente enquanto os descartáveis podem ser ou de um plástico mais fino ou feitos com papel manteiga.

Para os dois tipos há diferentes tamanhos, de pequenos até grandes, que se adaptam à quantidade de recheio (ou o que estiver utilizando no momento) que você precisa. Escolher o tamanho correto para o seu trabalho facilita o manuseio do saco de confeitar e dá mais precisão na decoração.

 

Na maior parte das vezes, quando se trabalha com o saco de confeitar para decorar, se faz uso dos bicos de confeiteiro. Há uma infinidade de modelos e tamanhos, como já mostramos aqui no blog, que permitem diferentes tipos de trabalho. Você pode colocar o bico no saco de confeitar de duas maneiras:

– Com adaptador de bico: Os adaptadores de bico são ótimos principalmente quando se quer utilizar a mesma cobertura usando 2 bicos diferentes. Eles são compostos por 2 partes, sendo que uma vai dentro do saco (adaptador) e outra fora (anel), com a função de prender o bico. Para encaixar o adaptador, coloque a parte de dentro do adaptador dentro do saco, encaixe na ponta do saco e marque até onde ele vai. Depois tire o adaptador, corte o saco com uma tesoura na marca que você fez e volta a encaixar o adaptador. Por fora, encaixe o bico de confeiteiro no adaptador e fixe com o anel.

– Sem adaptador de bico: Neste caso, basta cortar a ponta do saco de confeitar e colocar o bico por dentro. Simples assim.
Este vídeo da Wilton explica como usar os sacos de confeiteiro e ainda ensina a fazer o saco de papel manteiga.

 

Outros vídeos ótimos que ensinam como usar o saco de confeiteiro, desde a colocação dos adaptadores e bicos até encher os sacos, são estes daqui da Bridget, do blog Bake at 350:
Obs.: Os vídeos tanto o da Wilton, quanto dos links dos vídeos da Bridget, estão em inglês, mas mesmo quem não entende a língua pode observar o que o vídeo ensina visualmente, pois todos os pontos importantes nós estamos falando aqui no post, ok?

Colocando o recheio no saco de confeitar

Para encher o seu saco de confeiteiro com a sua cobertura, recheio, massa, etc, você precisa virar a borda de cima para fora, como na figura abaixo:

Em seguida coloque, com a ajuda de uma espátula, o que você irá trabalhar com o saco de confeiteiro, inserindo bem na ponta, para evitar que justamente a ponta fique com ar. Não é preciso encher o saco inteiro, pois quanto mais cheio, mais difícil é de se trabalhar com ele.

Segure a parte de trás com uma mão, fechando o saco, e com a outra aperte o conteúdo para baixo, levando para ponta. Agora, torça a parte de trás do saco bem apertado junto ao conteúdo e pressione na tigela ou em um pratinho para tirar o ar, com isso sairá um pouco do conteúdo.

No nosso site, você encontra sacos de confeiteiro, kits de bico e muitos outros acessórios que vão te ajudar no trabalho, na limpeza e na organização.

Crédito das imagens e vídeo: Wilton

Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade