Receita: Bolo de Cenoura

Páscoa lembra o que? Ovo de Páscoa, coelho e CENOURA! Os bolos de cenoura que geralmente vemos por ai são aqueles que lembram férias na casa da avó cobertos de chocolate. A receita que vamos passar pode claro ser adaptada do seu gosto com o recheio e a cobertura que desejar, mas ela fica deliciosa com recheio e cobertura de cream cheese, ficando um bolo leve e fugindo do convencional.


Para fazer o bolo de cenoura, você irá precisar de:

- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá fermento em pó
- 1 colher de chá bicarbonato de sódio
- 1 colher de chá canela em pó
- 3/4 colher de chá sal
- 1/2 colher de chá gengibre em pó
- 1/4 colher de chá de noz-moscada em pó
- 1 1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 xícara de açúcar
- 3 ovos grandes
- 2 colher de chá essência de baunilha
- 1/2 xícara de água
- 8 a 10 cenouras médias, descascadas e raladas
- 1 xícara de noz-pecan picada finamente


Pré-aqueça o forno em 180°C. O seu bolo será razoavelmente alto, pois você precisará 3 formas redondas com 23cm de diâmetro. Unte as formas com manteiga e no fundo da forma, cubra ainda com papel manteiga. Se você achar mais fácil usar uma forma com fundo falso, não tem problema. Em seguida, polvilhe um pouco de manteiga para acabar de untar, batendo levemente na forma para tirar todo o excesso de farinha.

Agora no preparo da massa, coloque em uma tigela a farinha, fermento, bicarbonato de sódio, canela, sal, gengibre e a noz-moscada, tudo em pó, mexendo bem para a mistura ficar bem homogênea. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar em velocidade média, até obter um creme claro. Na sequência, junte os ovos, um a um, batendo bem antes de adicionar o seguinte, deixando bater por cerca de 3 minutos. Acrescente, então, a essência de baunilha, a água e a cenoura ralada, batendo por mais uns 2 minutos. Diminua a velocidade da batedeira e comece a adicionar a mistura de farinha aos poucos, tomando o cuidado de dar algumas raspadas na lateral na tigela, para que toda a massa fique bem batida. Para finalizar, coloque as nozes picadas.

Divida a massa pelas 3 formas igualmente e leve ao forno por cerca de 30 minutos. Após os 20 primeiros minutos, vire cuidadosamente as formas para que os bolos fiquem assados por igual. Assim, que estiverem dourados e completamente assados, tire do forno e deixe esfriar sobre uma grade de confeiteiro ainda na forma por uns 15 minutos. Após esse tempo, passe uma faca nas laterais das formas, para soltar o bolo e então virar eles sobre a grade de confeiteiro novamente para acabar de esfriar.

Para montar, pegue 2 bolos e nivele a parte de cima, para que eles fiquem retos. Posicione um deles na travessa ou prato de bolo e então espalhe o recheio. Aqui o recheio você pode usar o que quiser, brigadeiro, buttercream, chantilly, cream cheese, etc. Posicione o 2 bolo nivelado em cima e repita o processo do recheio, e por fim coloque o último bolo. E para finalizar com "colher de ouro", espalhe a cobertura por todo o bolo, usando toda a sua criatividade e habilidade. Vale só passar a cobertura com espátula ou se quiser abusar, use bico de confeiteiro. O bolo da foto foi coberto com cobertura de cream cheese e ainda arrematado com nozes picadas nas laterais. Este bolo fica muito mais gostoso gelado, então deixe de um da para o outro na geladeira para então servir.

*

Atenção para a lista de compras:

- Açúcar
- Açúcar mascavo (disponível apenas na nossa loja física)
- Água
- Bicarbonato de sódio (disponível apenas na nossa loja física)
- Bico de confeiteiro
- Canela em pó (disponível apenas na nossa loja física)
- Cenouras
- Espátula
- Essência de baunilha
- Farinha de trigo
- Fermento em pó (disponível apenas na nossa loja física)
- Forma redonda de alumínio com 23 cm de diâmetro
- Gengibre em pó (disponível apenas na nossa loja física)
- Manteiga sem sal
- Noz-moscada em pó (disponível apenas na nossa loja física)
- Noz-pecan (disponível apenas na nossa loja física)
- Ovos
- Papel manteiga
- Saco de confeiteiro
- Sal


Crédito da foto e receita: Martha Stewart