Receita: Cupcake Romeu e Julieta (by Anelise)

Em todos os cantos do Brasil a deliciosa combinação de goiabada com queijo é uma das mais tradicionais. No café-da-manhã, no lanche ou de sobremesa ela reina, mas agora vamos ver ela ganhar mais admiradores com esta receita de dar água na boca de cupcake, que a Anelise, do blog Cupcake Art, compartilhou com a gente! A massa é fubá, recheado de goiabada e coberto com buttercream de cream cheese.


Para fazer esta receita de cupcake, que rende cerca de 12 unidades, você irá precisa de:
- 150g de açúcar
- 2 ovos grandes
- 120mL de óleo de girassol
- 120mL de suco de laranja
- 100g de fubá
- 145g de farinha de trigo, peneirada
- 2 colheres de chá de fermento em pó
- raspas de casca de 1 laranja


Coloque as forminhas de papel dentro da assadeira 12 canecos para cupcakes, reserve e pré-aqueça o forno em 180°C. A massa você pode misturar a mão ou na batedeira, se preferir. Numa tigela grande, misture o açúcar, o óleo, os ovos e o suco de laranja, deixando bem incorporado. Em seguida, junte a farinha de trigo peneirada, o fubá, o fermento e as raspas de laranja, batendo para misturar todos os ingredientes por completo. Despeje a massa nas forminhas, preenchendo 3/4 do volume de cada forminha e leve para assar por 15 a 20 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo. Tire do forno e deixe os cupcakes esfriarem sobre uma grade de confeiteiro.

Enquanto isso vamos prepara o recheio e a cobertura.

Para o recheio, você irá precisar de:

- 250g de goiabada lisa
- Suco de 1 laranja

Corte a goiabada em cubos e coloque-os em uma panela pequena, junto com o suco de laranja. Leve ao fogo, mexendo uma vez ou outra. Ao levantar fervura, abaixe o fogo e mexa bem até atingir o ponto de goiabada mole. Para rechear, você pode tirar uma tampa do cupcake, colocando o recheio e fechando a massa que você tirou.

Para o gran finale que é a cobertura, você irá precisar de:
- 150g de cream cheese
- 1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente
- 2 a 3 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de sopa de essência de baunilha

Bata na batedeira por 3 minutos, mais ou menos, a manteiga com o cream cheese para ficar um creme homogêneo. Junte a essência de baunilha e aos poucos adicione o açúcar de confeiteiro até ficar com a consistência desejada. Use um saco de confeiteiro com bico e decore os seus cupcakes.


*

Atenção para a lista de compras:

Assadeira 12 canecos
- Açúcar
- Açúcar de confeiteiro (disponível apenas na nossa loja física)
- Bico de confeiteiro
- Cream cheese
- Essência de baunilha
- Farinha de trigo
- Fermento em pó (disponível apenas na nossa loja física)
- Forminhas de papel
- Fubá
- Goiabada lisa
- Grade de confeiteiro
- Laranja
- Manteiga
- Óleo de girassol
- Ovo
- Saco de confeiteiro


Crédito das imagens e da receita: Anelise

12 comentários:

  1. Gente parabéns pela receita. e essa cobertura é divina, testei agora está otimo, só dei uns toques pessoais,fiz o cupcake de baunilha normal e o recheio de goiabada, e a divina cobertura amei...

    ResponderExcluir
  2. Amooo o blog de vcs!!! Tem tudo pra quem gosta de fazer doces, como eu!!
    Fiz esse cupcake no fim de semana..ele ficou divino! Mas com a cobertura tive o probleminha dela ter ficado mole... e não sei o q pode ser. Dúvida: a manteiga utilizada é com ou sem sal?(não foi especificado); e o cream cheese tb é em temperatura ambiente ou não?
    Obrigada pelas receitinhas!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fê Renna,

    Ficamos sempre muito felizes quando recebemos retornos tão doces!
    Bom, para a cobertura você pode usar o cream cheese tirado direto da geladeira ou pode deixar ele um pouquinho para fora antes de usar, mas ele vai continuar mais para o frio, e a manteiga o melhor é que ela seja sem sal e em temperatura ambiente.
    Você também pode mandar receitinhas se quiser! Escreva para redes.sociais@barradoce.com.br e mande a sua receita e se tiver fotos, melhor ainda! Podemos publicá-la aqui no nosso blog e/ou na nossa página do Facebook!

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para testar essa receita.
    Parece ser divina!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia! Fiz sua receita de cobertura ontem e ficou extremamente mole. Pode-dizer ate q ficou liquida! Para chegar ao ponto de cobertura precisei de mais ou menos 1kg de acucar!!! Ai claro, ela ficou extremamente doce, da pra sentir o asperozinho do acucar. Segui exatamente a receita e modo de preparo...mas enfim, NAO DEU CERTO? Sugiro um tutorial mostrando o passo a passo. Obrigada.

    Liz

    ResponderExcluir
  6. Olá Liz!

    Estranho a sua cobertura não ter ficado encorpada com as quantidades indicadas na receita, pois o cream cheese e a manteiga combinados com o açúcar resultam em uma cobertura bem cremosa.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    A massa rende qtos cupckakes?

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Como diz na receita ela rende 12 cupcakes.

    ResponderExcluir
  9. Olá! Achei essa receita interessante pois não leva leite e derivados, e posso fazê-la para minha filha que é alérgica. Só que ela também não pode consumir milho, o que poderia usar para substituir o fubá? Grata. Juliana

    ResponderExcluir
  10. Olá Juliana!

    Você pode substituir o fubá por farinha de trigo, farinha de rosca ou farinha de aveia. A proporção de substituição é: 1 xícara de fubá = 1,5 xícara de farinha de rosca = 1 xícara de farinha de trigo = 1 1/3 xícara de farinha de aveia

    Então você terá que pesar e calcular quanto você deve usar de cada tipo de farinha.

    ResponderExcluir
  11. Estou encantada c essa receita! Essa cobertura suporta calor? Queria muito fazer p uma festa q vou dar de presente mas to com medo de derreter... Tem alguma alternativa p cobertura ?

    ResponderExcluir
  12. Olá Lilica!

    Ela suporta mas é preciso tomar cuidado com quanto de calor os cupcakes são expostos, que não deve ser excessivo nem por um longo tempo.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.