Em todos os cantos do Brasil a deliciosa combinação de goiabada com queijo é uma das mais tradicionais. No café-da-manhã, no lanche ou de sobremesa ela reina, mas agora vamos ver ela ganhar mais admiradores com esta receita de dar água na boca de cupcake, que a Anelise, do blog Cupcake Art, compartilhou com a gente! A massa é fubá, recheado de goiabada e coberto com buttercream de cream cheese.

Para fazer esta receita de cupcake, que rende cerca de 12 unidades, você irá precisa de:
– 150g de açúcar
– 2 ovos grandes
– 120mL de óleo de girassol
– 120mL de suco de laranja
– 100g de fubá
– 145g de farinha de trigo, peneirada
– 2 colheres de chá de fermento em pó
– raspas de casca de 1 laranja

Coloque as forminhas de papel dentro da assadeira 12 canecos para cupcakes, reserve e pré-aqueça o forno em 180°C. A massa você pode misturar a mão ou na batedeira, se preferir. Numa tigela grande, misture o açúcar, o óleo, os ovos e o suco de laranja, deixando bem incorporado. Em seguida, junte a farinha de trigo peneirada, o fubá, o fermento e as raspas de laranja, batendo para misturar todos os ingredientes por completo. Despeje a massa nas forminhas, preenchendo 3/4 do volume de cada forminha e leve para assar por 15 a 20 minutos, ou até que o teste do palito saia limpo. Tire do forno e deixe os cupcakes esfriarem sobre uma grade de confeiteiro.
Enquanto isso vamos prepara o recheio e a cobertura.
Para o recheio, você irá precisar de:

– 250g de goiabada lisa
– Suco de 1 laranja

Corte a goiabada em cubos e coloque-os em uma panela pequena, junto com o suco de laranja. Leve ao fogo, mexendo uma vez ou outra. Ao levantar fervura, abaixe o fogo e mexa bem até atingir o ponto de goiabada mole. Para rechear, você pode tirar uma tampa do cupcake, colocando o recheio e fechando a massa que você tirou.

Para o gran finale que é a cobertura, você irá precisar de:
– 150g de cream cheese
– 1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente
– 2 a 3 xícaras de açúcar de confeiteiro
– 1 colher de sopa de essência de baunilha

Bata na batedeira por 3 minutos, mais ou menos, a manteiga com o cream cheese para ficar um creme homogêneo. Junte a essência de baunilha e aos poucos adicione o açúcar de confeiteiro até ficar com a consistência desejada. Use um saco de confeiteiro com bico e decore os seus cupcakes.

*

Atenção para a lista de compras:

– Assadeira 12 canecos
– Açúcar
– Açúcar de confeiteiro (disponível apenas na nossa loja física)
Bico de confeiteiro
– Cream cheese
Essência de baunilha
– Farinha de trigo
– Fermento em pó (disponível apenas na nossa loja física)
Forminhas de papel
– Fubá
– Goiabada lisa
Grade de confeiteiro
– Laranja
– Manteiga
– Óleo de girassol
– Ovo
Saco de confeiteiro

Crédito das imagens e da receita: Anelise