Receita: Cupcake de Chocolate com Ganache e Buttercream de Menta (by Xiaolu)

Aqui no Brasil, o Dia de São Patrício, que acontece no dia 17 de Março, não é muito celebrado, mas há quem celebre principalmente por um motivo: tomar cerveja irlandesa. Porém nem todo mundo sabe o significado deste feriado que é comemorado em diversos países fortemente influenciados pela cultura irlandesa. São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e aos 16 anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, permanecendo lá por 6 anos, até conseguir fugir e voltar para casa. Se tornou missionário e voltou a Irlanda com o objetivo de pregar o Evangelho e a religião cristã, conseguindo converter muitas pessoas. A relação de São Patrício com o trevo de 3 folhas existe pois ele a usava para explicar as pessoas que a Santíssima Trindade era 3 e 1 ao mesmo tempo, e o trevo acabou se tornando um símbolo muito cultuado entre os irlandeses.

Para celebrar o Dia de São Patrício, ou St. Patrick´s Day, deste ano selecionamos esta receita de cupcake que combina de forma perfeita chocolate com a refrescância da menta, mas principalmente porque ficou lindo com a decoração do trevo. Esta receita originalmente se chama Thin Mint Cupcake, que a Xiaolu, do blog 6 Bittersweets, nos concedeu.


Para fazer esta receita, que rende 12 cupcakes, você irá precisar de:
- 1 xícara de açúcar
- 3/4 de xícara e mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 50g de chocolate em pó
- 3/4 de colher de chá de fermento em pó
- 3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 colher de chá de sal
- 1 ovo, em temperatura ambiente
- 1/2 xícara de leite
- 1/4 de xícara de óleo
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 1/2 xícara de água fervente

Como sempre, vamos começar pré-aquecendo o forno em 180°C e também aproveitando para deixar pronta a forma 12 canecos colocando as forminhas de papel, pondo do lado para então preparar a massa. Misture em uma tigela todos os ingredientes secos (açúcar, farinha, chocolate em pó, fermento em pó, bicarbonato de sódio e sal) para só então juntar o ovo, o leite, o óleo e a essência de baunilha. Bata na batedeira a mistura por cerca de 2 minutos em velocidade média. Por último, acrescente a água quente que irá deixar a massa mais líquida. A massa já está pronta, então despeje ela nas forminhas preenchendo 3/4 do seu volume e leve para assar por 20 a 25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Com os cupcakes prontos, tire-os do forno, deixando esfriar por 5 minutos na própria assadeira, transferindo depois para a grade de confeiteiro para terminar de esfriar.

Agora vamos ao preparo do buttercream de menta. Você irá precisar de:
- 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
- 1 xícara de açúcar de confeiteiro, peneirado
- 1 colher de chá de essência de menta
- Pitada de sal
- Gotas de corante verde, o quanto baste (opcional)

Na batedeira bata a manteiga até que ela fique clara e fofa, para então acrescentar o açúcar de confeiteiro, um pouco por vez e assim que todo o açúcar estiver incorporado, junte o sal, a essência de menta e , se quiser, o corante, batendo até ficar bem cremoso.

O buttercream será usado para rechear os cupcakes e para finalizar a decoração. Para rechear, certifique-se que os cupcakes esfriaram completamente. Separe de 1/4 a 1/3 de xícara de buttercream para a decoração e coloque todo o restante em um saco de confeiteiro para facilitar ao rechear. Use umas das técnicas para rechear cupcakes, como mostramos neste post aqui, colocando de 1 a 2 colheres de sopa de recheio. É preciso tomar cuidado para não encher demais para que no final o acabamento com o ganache fique bonito. O buttercream que sobrou e o que foi separado devem ser colocados na geladeira enquanto você faz a etapa do ganache.

Para o ganache de menta, você irá precisar de:
- 85g de chocolate meio amargo picado
- 1/3 de xícara de creme de leite
- 1 colher de chá de manteiga
- 3/4 de colher de chá de essência de menta

Em uma panela ferva o creme de leite, a manteiga e a essência de menta, despejando em seguida em uma tigela com o chocolate picado. Deixe a tigela quieta por uns 5 minutos e só então mexa bem até que o ganache esteja uniforme e brilhante. Segurando os seus cupcakes pela forminha, mergulhe de ponta cabeça os cupcakes no ganache, fazendo com que a cobertura envolva todo o topo do cupcake. Fique segurando por alguns instantes o cupcake sobre a tigela do ganache, para que todo o excesso escorra, e então volte com os cupcakes para a grade de confeiteiro, pois o ganache irá endurecer um pouco e firmando, o que levará cerca de 1 hora. Caso o ganache da tigela comece a endurer antes de você terminar de cobrir todos os cupcakes, a Xiaolu recomenda colocar no microondas aquecendo 5 segundos por vez, até que o ganache volte a consistência desejada.

Com os cupcakes com a cobertura de ganache já endurecida, é hora de decorar com o resto do buttercream. Como o buttercream ficou na geladeira, pode ser ele tenha endurecido um pouco, portanto é só mexer ele um pouco para deixar ele todo macio de novo, mas se ele ficar muito duro, deixe um pouco em temperatura ambiente para amolecer. Coloque o buttercream em um saco de confeiteiro com um bico perlê pequeno acoplado. Para fazer o trevo, faça pequenos círculos para as folhas e por fim puxe uma linha para fazer o cabinho.

*

Atenção para a lista de compras:

- Açúcar
- Açúcar de confeiteiro (disponível apenas através da nossa loja física)
- Água
- Bicarbonato de sódio (disponível apenas através da nossa loja física)
Bico de confeiteiro
- Chocolate em pó (disponível apenas através da nossa loja física)
- Chocolate meio amargo (disponível apenas através da nossa loja física)
Corante verde
- Creme de leite (disponível apenas através da nossa loja física)
Essência de baunilha
Essência de menta
- Farinha de trigo
- Fermento em pó (disponível apenas através da nossa loja física)
Forma 12 canecos
Forminhas de papel
Grade de confeiteiro
- Leite
- Manteiga
- Óleo
- Ovo
Saco de confeiteiro
- Sal

Crédito da imagem e da receita: Xiaolu

12 comentários:

  1. Oi, Boa noite
    Procurei por todo o site as técnicas para rechear os cupcakes, vcs podem por favor me indicar quais são? Outra coisa como faço pra add vcs no facebook e deixar recados no mural..só dá pra curtir é?rs
    Ah um detalhe esse trevo é de 4 folhas e não 3 que era o que o São Patrick usava p explicar a Trindade..heheh
    Vcs estão de parabéns tud é perfeito e eu estou encantada..abraços...sempre aparecerei por aqui..não tive acesso ao link da loja...=/

    ResponderExcluir
  2. Olá Christianne,

    As técnicas de como rechear cupcakes você pode ver neste post aqui:
    http://blog.barradoce.com.br/2010/06/principios-basicos-recheando-cupcakes.html

    No Facebook é necessário apenas você entrar na nossa página (http://www.facebook.com/barradoce) e virar nosso fã. Assim você recebe todas as nossas novidades, dicas e receitas.

    Essa dica que demos no post é apenas para dar uma ideia do que pode ser feito. Em outro post aqui no blog, foi explicado a razão do trevo de 3 folhas.

    ResponderExcluir
  3. oi pessoal...amo essa receita, mas eu quero faze-la em forma de bolo,em uma forma redonda, da certo? posso usar forma 25cm? e o fermento, continua 3/4 de colher de chá, ou aumento?passei um e-mail apra vcs, mas to tão desesperada e com pressa que resolvi postar aqui tbm...rs

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    Dá certo e não precisa aumentar a quantidade de fermento. O que você pode fazer talvez é usar uma forma um pouco maior, tipo 27cm de diâmetro e que tenha uma altura de 7cm, para evitar que a massa cresça e transborde, mais como precaução.

    ResponderExcluir
  5. Olá , ja vi várias receitas de cup que utiliza bicarbonato de sódio, pq?
    Obrigada !

    ResponderExcluir
  6. Olá Clarissa,

    O bicarbonato de sódio é usado no lugar de fermento químico em pó e em algumas receitas até é colocado junto com o fermento.

    ResponderExcluir
  7. Bom Dia!!
    Primeiramente....Adooooro o blog!!
    Sempre uso essa receita para meus cupcakes e é um sucesso entre meus clientes...como tive uma encomenda de mini cupcakes, normal usar minha receita de sucesso...
    Mas para minha tristeza, não deu certo...eles soltaram TODOS das forminhas, ficaram feios, nenhum pouco vendável
    O que pode ter acontecido?? Essa receita não é boa para Mini cupcakes??

    ResponderExcluir
  8. Olá Nanny e Bia!

    Não podemos dizer com exatidão o que pode ter acontecido, mas em geral as forminhas se soltam dos cupcakes quando elas ficam muito tempo em contato da massa, quando por exemplo, você coloca a massa na forminha de papel e não a leva direto ao forno. Isso faz com que a forminha absorva um pouco da umidade e do óleo da massa e ao assar ela acaba se soltando da massa.
    Se foi isso que aconteceu, a nossa dica é colocar a massa nas forminhas apenas quando você colocar os mini cupcakes para assar.

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Então...não foi isso que aconteceu...sempre coloco na forminha quando já vou levar para assar. Infelizmente toda a minha fornada soltou da forminha, fiz a outra receita de cupcake de chocolate I, mas ela não ficou boa, ficou ressecada e sem gosto, massa muito clara, mesmo eu colocando o bicarbonato, oq não pedia e achei pouco o chocolate...
    Podiam postar uma outra receita de Cupcake de chocolate, bem gostosa e bem pretinha
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Cupcakes da Nanny Costa!

    Vamos ver uma outra receita para você fazer que deixe os cupcakes bem escurinhos.

    ResponderExcluir
  11. Pessoal falei que quando colocasse a mão na massa pediria help, então to aqui HELP HELP HELP!!!!!! fiz cupcakes de cenoura e cobri com ganache branco. Que horror meu ganache fiquei arrasada!!! Não ficou firme, mtooo liquido!!! Socoooooorro!!! Jaque

    ResponderExcluir
  12. Olá Jaque!

    O ganache de chocolate branco pede um pouco mais de cuidado na hora de adicionar o creme de leite quente no chocolate, pois a quantidade é muito menor do que a usada para um ganache de chocolate amargo ou meio amargo.

    Coloque de pouquinho em pouquinho o creme de leite no chocolate branco. Ou seja, coloque um pouquinho mesmo de creme de leite no chocolate, mexa até dar uma misturada. Depois coloque mais um pouco e misture. Vá fazendo isso até chegar na consistência desejada do ganache.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.