Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Receita: Cupcake de Chocolate com Ganache e Buttercream de Menta (by Xiaolu)

Aqui no Brasil, o Dia de São Patrício, que acontece no dia 17 de Março, não é muito celebrado, mas há quem celebre principalmente por um motivo: tomar cerveja irlandesa. Porém nem todo mundo sabe o significado deste feriado que é comemorado em diversos países fortemente influenciados pela cultura irlandesa. São Patrício nasceu na Grã-Bretanha e aos 16 anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, permanecendo lá por 6 anos, até conseguir fugir e voltar para casa. Se tornou missionário e voltou a Irlanda com o objetivo de pregar o Evangelho e a religião cristã, conseguindo converter muitas pessoas. A relação de São Patrício com o trevo de 3 folhas existe pois ele a usava para explicar as pessoas que a Santíssima Trindade era 3 e 1 ao mesmo tempo, e o trevo acabou se tornando um símbolo muito cultuado entre os irlandeses.

Para celebrar o Dia de São Patrício, ou St. Patrick´s Day, deste ano selecionamos esta receita de cupcake que combina de forma perfeita chocolate com a refrescância da menta, mas principalmente porque ficou lindo com a decoração do trevo. Esta receita originalmente se chama Thin Mint Cupcake, que a Xiaolu, do blog 6 Bittersweets, nos concedeu.

Para fazer esta receita, que rende 12 cupcakes, você irá precisar de:
– 1 xícara de açúcar
– 3/4 de xícara e mais 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– 50g de chocolate em pó
– 3/4 de colher de chá de fermento em pó
– 3/4 de colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1/2 colher de chá de sal
– 1 ovo, em temperatura ambiente
– 1/2 xícara de leite
– 1/4 de xícara de óleo
– 1 colher de chá de essência de baunilha
– 1/2 xícara de água fervente

Como sempre, vamos começar pré-aquecendo o forno em 180°C e também aproveitando para deixar pronta a forma 12 canecos colocando as forminhas de papel, pondo do lado para então preparar a massa. Misture em uma tigela todos os ingredientes secos (açúcar, farinha, chocolate em pó, fermento em pó, bicarbonato de sódio e sal) para só então juntar o ovo, o leite, o óleo e a essência de baunilha. Bata na batedeira a mistura por cerca de 2 minutos em velocidade média. Por último, acrescente a água quente que irá deixar a massa mais líquida. A massa já está pronta, então despeje ela nas forminhas preenchendo 3/4 do seu volume e leve para assar por 20 a 25 minutos ou até que o teste do palito saia limpo. Com os cupcakes prontos, tire-os do forno, deixando esfriar por 5 minutos na própria assadeira, transferindo depois para a grade de confeiteiro para terminar de esfriar.

Agora vamos ao preparo do buttercream de menta. Você irá precisar de:
– 100g de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
– 1 xícara de açúcar de confeiteiro, peneirado
– 1 colher de chá de essência de menta
– Pitada de sal
– Gotas de corante verde, o quanto baste (opcional)

Na batedeira bata a manteiga até que ela fique clara e fofa, para então acrescentar o açúcar de confeiteiro, um pouco por vez e assim que todo o açúcar estiver incorporado, junte o sal, a essência de menta e , se quiser, o corante, batendo até ficar bem cremoso.

O buttercream será usado para rechear os cupcakes e para finalizar a decoração. Para rechear, certifique-se que os cupcakes esfriaram completamente. Separe de 1/4 a 1/3 de xícara de buttercream para a decoração e coloque todo o restante em um saco de confeiteiro para facilitar ao rechear. Use umas das técnicas para rechear cupcakes, como mostramos neste post aqui, colocando de 1 a 2 colheres de sopa de recheio. É preciso tomar cuidado para não encher demais para que no final o acabamento com o ganache fique bonito. O buttercream que sobrou e o que foi separado devem ser colocados na geladeira enquanto você faz a etapa do ganache.

Para o ganache de menta, você irá precisar de:
– 85g de chocolate meio amargo picado
– 1/3 de xícara de creme de leite
– 1 colher de chá de manteiga
– 3/4 de colher de chá de essência de menta

Em uma panela ferva o creme de leite, a manteiga e a essência de menta, despejando em seguida em uma tigela com o chocolate picado. Deixe a tigela quieta por uns 5 minutos e só então mexa bem até que o ganache esteja uniforme e brilhante. Segurando os seus cupcakes pela forminha, mergulhe de ponta cabeça os cupcakes no ganache, fazendo com que a cobertura envolva todo o topo do cupcake. Fique segurando por alguns instantes o cupcake sobre a tigela do ganache, para que todo o excesso escorra, e então volte com os cupcakes para a grade de confeiteiro, pois o ganache irá endurecer um pouco e firmando, o que levará cerca de 1 hora. Caso o ganache da tigela comece a endurer antes de você terminar de cobrir todos os cupcakes, a Xiaolu recomenda colocar no microondas aquecendo 5 segundos por vez, até que o ganache volte a consistência desejada.

Com os cupcakes com a cobertura de ganache já endurecida, é hora de decorar com o resto do buttercream. Como o buttercream ficou na geladeira, pode ser ele tenha endurecido um pouco, portanto é só mexer ele um pouco para deixar ele todo macio de novo, mas se ele ficar muito duro, deixe um pouco em temperatura ambiente para amolecer. Coloque o buttercream em um saco de confeiteiro com um bico perlê pequeno acoplado. Para fazer o trevo, faça pequenos círculos para as folhas e por fim puxe uma linha para fazer o cabinho.

*

Atenção para a lista de compras:

– Açúcar
– Açúcar de confeiteiro (disponível apenas através da nossa loja física)
– Água
– Bicarbonato de sódio (disponível apenas através da nossa loja física)
– Bico de confeiteiro
– Chocolate em pó (disponível apenas através da nossa loja física)
– Chocolate meio amargo (disponível apenas através da nossa loja física)
– Corante verde
– Creme de leite (disponível apenas através da nossa loja física)
– Essência de baunilha
– Essência de menta
– Farinha de trigo
– Fermento em pó (disponível apenas através da nossa loja física)
– Forma 12 canecos
– Forminhas de papel
– Grade de confeiteiro
– Leite
– Manteiga
– Óleo
– Ovo
– Saco de confeiteiro
– Sal

Crédito da imagem e da receita: Xiaolu
Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade