Passo-a-Passo: Ovos de Pastilhagem Para a Páscoa (by Otávia)

O post de hoje é de Páscoa, mas vamos trabalhar com os ingredientes de um jeito um pouco diferente. Esta sugestão nos foi enviada pela Otávia Sommavilla, que promete adoçar a Páscoa até mesmo daqueles que não são muito fãs de chocolate.

A técnica principal deste ovo que vamos ensinar é a Pastilhagem. A pastilhagem é uma massa feita com açúcar que fica bem dura, diferentemente da pasta americana, que também é de açúcar, mas possui uma flexibilidade maior.
Para fazer a massa da pastilhagem, você irá precisar de:
- 1 colher de sopa de gelatina em pó sem sabor
- 1/2 xícara de água filtrada
- 500g de açúcar impalpável, mais o quanto baste

Em uma panela pequena ou em um pote refratário pequeno, coloque a água e a gelatina em pó, deixando hidratar e mexendo de vez em quando. Em banho maria, derreta a gelatina sem deixar que esquente muito a mistura. Em uma tigela grande, despeje o açúcar impalpável peneirado e por cima coloque a gelatina aquecida, mexendo bem e adicionando mais açúcar impalpável até que a massa fique macia e firme, mas que se solte da mão. Na própria tigela, amasse bem a massa, pois quanto melhor amassada, mais macia e melhor fica de se trabalhar com ela. Enquanto você prepara o próximo passado, deixe a massa coberta para que ela não resseque.
Usando uma forma de ovo de 150g, polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro a parte côncava da forma (ou seja, a parte de fora do ovo) e a sua área de trabalho.

Nela abra a massa com um rolo até que ela fique com 4mm de espessura. Posicionando o rolo no meio da massa, dobre ela na metade cobrindo o rolo e deixando as pontas dele para fora. Segurando nas pontas do rolo, levante a massa e abra ela sobre a forma, desdobrando. Em seguida, sorte todo o excesso com cuidado, deixando apenas a casca do ovo.

Repita todo o processo para fazer a outra casca. Deixe a massa secar sobre a forma por cerca de 24 horas. Para desenformar, levante a casca com uma faca pequena ou uma esteca, tirando a casca e colocando com a cavidade virada para baixo sobre uma assadeira forrada de papel manteiga deixando-a secar por mais 24 horas.
Prepare uma receita de glacê real e já coloque em saco de confeiteiro. Coloque cerca de 50g de balas e confeitos no ovo, passe o glacê real em toda a borda e cole com a outra metade.

Deixe o ovo secar por mais 6 horas para que o glacê deixe as cascas bem coladas. Por fim, é só decorar com enfeites feitos com pasta americana.

Se você preferir há a pasta de pastilhagem pronta para usar, sendo necessário apenas amassar para que ela se torne bem macia.

*

Atenção para a lista de compras:
- Açúcar impalpável (disponível apenas na nossa loja física)
- Cortadores diversos para decoração: flores, bolinhas, formas ovais.... 
- Gelatina em pó sem sabor (disponível apenas na nossa loja física)
- Papel celofane transparente para embalagem
- Pó para o preparo de glacê real (disponível apenas na nossa loja física)

Crédito da receita e das fotos: Otávia Sommavilla