2 de dezembro de 2010

Receita: Torta Suíça

Final de ano é tempo de fazer muitas receitas gostosas e além do mais há muitos pretextos para nos jogarmos na cozinha para botar a mão na massa com todo o prazer. Esta torta suíça, receita da Déborah do blog Projeto Wonka, é ótima para você fazer para o Natal ou como sobremesa para uma reunião de final do ano com as amigas.


Para fazer a torta suíça, você irá precisar de:
- 10 claras
- 160g de açúcar
- 120g de chocolate em pó
- 15g de farinha de trigo ou 1 colher de sopa rasa de farinha de trigo
- chantilly:
- 500ml de creme de leite fresco
- 50g de açúcar
- ganache:
- 100g de chocolate meio amargo picado
- 100ml de creme de leite

Primeiro pré-aqueça o forno em 160° e prepare 2 formas redondas de fundo falso com 22 ou 23cm de diâmetro, colocando papel manteiga no fundo e unte o fundo com manteiga também. Comece a fazer a massa batendo as claras em neve. Usando uma tigela grande, coloque as claras e bata elas em velocidade baixa até atingirem o ponto de clara em neve, ficando bem firme. A Déborah passa um "segredinho da vovó", que é colocar uma pitada de sal nas claras para ajudar elas a firmarem. Assim que você tiver as claras em neve, deixe a batedeira ligada e vá acrescentando o açúcar e quando estiver tudo incorporado, desligue a batedeira e coloque o chocolate e a farinha de trigo, misturando delicadamente com o auxílio de uma espátula. Neste momento é preciso tomar cuidado com a massa, pois como ela tem que ficar bem aerada, não adianta misturar com muita velocidade. Faça movimentos leves para que os ingredientes e a massa se misturem.



Divida a massa igualmente nas duas formas e leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até que a massa forme uma crosta e o teste do palito mostre que a massa esteja assada. Tire do forno e deixe esfriar. A massa assim que for retirada do forno vai parecer bem macia e quando ela esfriar ficará molhadinha.


Após esfriar um pouco, retire as laterais, mas ainda mantendo o fundo da forma no bolo, deixando ele esfriar ainda mais um pouco.



Enquanto isso, você pode preparar o recheio é de chantilly. Bata na batendeira o creme de leite fresco com o açúcar até atingir o ponto de chantilly, cremoso, mas não muito mole. Prepare o ganache que vai ser a cobertura da torta. No banho-maria ou no microondas, aqueça o creme de leite e misture o chocolate meio-amargo picado, misturando bem para que o chocolate derreta e se incorpore com o creme de leite. No prato em que vai servir, coloque uma das massas, cubra com o chantilly e por cima coloque a outra massa, cobrindo tudo com o ganache para fechar com chave de ouro.


Obrigada Déborah por compartilhar com a gente esta receita deliciosa!

*

Atenção para a lista de compras:
- claras
- açúcar
- farinha de trigo
- creme de leite fresco

Crédito das imagens e da receita: Projeto Wonka

19 comentários:

Gii disse...

Olá!!! Esse blog foi um achado!!! Adorei, tudo muito bem explicado, as duvidas sempre respondidas, vocês sao muito atenciosos!!! Estão de parabéns!!!

Debbie Wonka disse...

O prazer foi todo meu em compartilhar a receita com vocês :)
Sou muito fã da Barra Doce, o blog é figurinha certa pra mim e ter uma receita aqui é uma honra!
Beijão e obrigada

Julia Comarella disse...

Essas fotos estão de dar água na boca!! Quero fazer no Natal!

Liv Baum disse...

Deus do céu q sonho de torta! Mais uma pra minha "to do" list!
Beijos

Dani Lerner disse...

Meu Deus!!!! O QUE É ISSO!!! Eu quero comer essa torta maravilhosa!


bjs

Dani Lerner


http://www.temdoce.blogspot.com/

Ana Barros disse...

Uauuu... adorei tudo achei muita coisa gostosa, estou louca pra por em prática!
Bjus

Joana* disse...

Olá, Que receita ótima!!

São apenas 15g de farinha de trigo mesmo??

Obrigada! Joana

BarraDoce.com.br disse...

Olá Joana,

É isso mesmo, só 15g de farinha de trigo.

Anônimo disse...

Como faço para medir as 15 g de farinha? Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

15g de farinha é igual a uma colher de sopa rasa. Já adicionamos essa informação no post para ajudar.

Anônimo disse...

Já pecebi que esse momento de misturar a farinha nas claras em neve minhas massas afundam! Não sei se devo deixar mal misturado mesmo ou se é o jeito de misturar que está fazendo com que a massa não cresça. Na foto, dá a impressão que é meio mal misturado...

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Quando se mistura o chocolate em pó e farinha nas claras em neve já com o açúcar, não se pode mexer muito, para que o ar não escape. O jeito é deixar meio como a foto mostra, meio "mal" misturado mesmo.

Mallory Knox disse...

Olá!
Parece mesmo muito boa!
Mas... tem alguma sugestão de receita q utilize pelo menos algumas das 10 gemas?

Obrigada!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mallory,

Vamos selecionar uma bem receita bem prática para usar as gemas que sobram da receita da Torta Suíça.

Tati disse...

Olá, com as gemas que sobram dá para fazer um quindim!!!=)

Debbie Wonka disse...

As receitas do Projeto Wonka agora estão no blog do Woncakes (http://woncakes.blogspot.com/2010/11/torta-suica.html), talvez fosse melhor mudar o link para receita, não acham?
Muuuito obrigada!!!!
Déborah (Projeto Wonka e Woncakes)

Anônimo disse...

Ola... Preciso muito acertar esta receita. Na primeira..acho q exagerei no chocolate..A torta ficou fininha e "solada". Na segunda ficou ótima, muito bonita (igual a da foto), porém não ficou crocante. Apenas um bolo macio..nada mais q isso. O que deve ter acontecido???Abs..adoro seu blog !

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Percebemos que acertar esta receita acabou se tornando questão de honra para você!
Vamos ver o que pode ter dado de errado com a leitora Debora que nos mandou a receita, de repente ela tem alguma dica especial...

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

A Debora, que nos mandou esta receita, nos respondeu passando o parecer dela sobre esta torta e a sua dúvida sobre como ela deve ficar no final das contas.
A da Debora fica com o aspecto crocante, mas pouco crocante de comer, e por dentro ela fica úmida como se fosse quase um bolo bem aerado e fofinho.
Em geral a parte de baixo, por ficar em baixo e por ter bastante contato com o recheio fica mais úmida, mas a parte de cima fica crocante em especial na borda.
Como ela nos disse, tem alguns lugares que vendem este bolo e que ele é tão crocante que por dentro ele fica seco, um pouco e duro e por isso perde parte do sabor.
O toque que a Debora deu também é que talvez deixar só um pouco mais no forno a parte que vai embaixo para compensar.