O ano passa tão rápido que só vemos que já é Natal quando vamos ao supermercado e nos deparamos com pilhas e mais pilhas de caixas de panetone. O cheirinho de panetone é irresistível, independente do tipo que você mais gosta! Com uvas passas e frutas cristalizadas, gotas de chocolate, trufados, recheados ou até sem nada, ninguém passa um ano sem comer um pedacinho.

Vamos passar para vocês a receita de panetone para vocês fazerem em casa, mas já avisamos uma coisa: assim como esperamos tanto essa época do ano, o tempo de preparo desta receita leva tempo, mas é uma boa e deliciosa causa!
Para fazer o panetone você irá precisar de:
– massa biga
– 120g de farinha de trigo
– 70ml de água
– 3g ou 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
– massa esponja
– 300g de farinha de trigo
– 60g de fermento biológico fresco
– 300ml de água
– 600g de farinha de trigo
– 30g de leite em pó
– 190g de açúcar
– 10 gemas
– 15 gotas de essência de panetone
– 10g de sal
– 100g de manteiga
– 400g de frutas cristalizadas e uvas passas ou
600g de gotas de chocolate
Primeiro é preciso fazer uma massa que se chama massa biga. A massa biga é uma massa fermentada que funciona como um pré-fermento, resultando em uma massa mais firme. Como para fazer esta massa biga não vai sal, é necessário muito menos fermento para fazer ocorrer a fermentação completa do trigo e assim obtendo o máximo de sabor. Prepare a massa biga, misturando todos os ingredientes para a massa biga e deixe descansar em temperatura ambiente por 24 horas.
A massa esponja é uma preparação para o fermento biológico fresco. Pegue uma tigela e misture a farinha, o fermento e água, deixando descansar em temperatura ambiente por 30 minutos.
Nos últimos 5 minutos da fermentação da massa esponja, separe os ingredientes para fazer o panetone para facilitar o trabalho. Numa tigela grande junte a farinha de trigo, o leite em pó, o açúcar, a massa biga e as gemas, misturando todos os ingredientes muito bem com as mãos. Assim que todos os ingredientes estiverem incorporados junte a massa esponja e a essência de panetone. Sove bem a massa para formar uma bola seca, tranferindo-a depois para uma mesa, se for de mármore melhor ainda, acrescente a manteiga e sove a massa até ela ficar lisa e um levemente pegajosa. Abra um pouco a massa com as mãos, coloque o recheio no centro, feche a massa e amasse bem para que o recheio fique bem incorporado a massa. Divida a massa em 4 porções, que vão ter aproximandamente 550g cada, ou em mais ou menos porções, conforme for o tamanho do panetone desejado, e deixe descansar por 30 minutos. Após esse tempo, amasse um pouco a massa e boleie cada porção, colocando-as nas formas próprias para panetone, deixando fermentar de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte, tire as formas da geladeira e deixe a massa crescer por cerca de 1 hora. Nos últimos 10 minutos dessa ultima fermentação, pré-aqueça o forno em 180°. Se você quiser ter uma panetone com um brilho bem bonito, pincele ovo levemente batido no topo da massa, faça um “X” e no meio coloque um pedaço de manteiga, mais ou menos 1 colher de sopa cheia, levando para assar por cerca de 40 minutos. Assim que o panetone estiver assado e corado, retire do forno e deixe esfriar.
*
Atenção para a lista de compras:
– farinha de trigo
– água
– fermento biológico seco (disponível apenas na nossa loja física)
– fermento biológico fresco
– leite em pó
– açúcar
– gemas
– sal
– manteiga
– frutas cristalizadas (disponível apenas na nossa loja física)
– formas de papel forneável para panetone (disponível apenas na nossa loja física)