Para uma virada de ano espetacular e receber de braços e coração aberto o próximo ano, vamos ensinar vocês a fazerem um cupcake de romã delicioso. A receita foi cedida pela Michelle do blog Big Black Dog e olha só que lindos ficam os cupcakes:

Para fazer a receita de cupcake de romã, que rende 5 maravilhosas unidades, você irá precisar de:
– 1/4 de xícara de buttermilk (prepare o buttermilk com1/4 de xícara de leite com 1 colher de sopa de suco de limão 10 minutos antes de usar)
– 1/8 de colher de chá de bicarbonato de sódio
– 1 gema de um ovo grande
– 1/2 colher de chá de essência de baunilha
– 1/2 xícara de farinha de trigo
– 1/4 de xícara mais 2 colheres de sopa de açúcar
– 1/4 de colher de café de sal
– 2 colheres de sopa de manteiga, em temperatura ambiente
– 2 colheres de chá de melaço de romã* (receita abaixo)
Para preparar o melaço de romã é bem simples:
– 2 xícaras de suco de romã (aproximadamente o suco de 4 romãs)
– 1/4 de xícara de açúcar
– 1/8 de xícara de suco de limão
Para fazer o suco, bata os carocinhos de romã no liquidificador pulsando para que as sementes não fiquem muito quebradas e coe. Em uma panela larga e rasa, aqueça o suco de romã, o açúcar e o suco de limão em temperatura média. Não mexa, só sacuda levemente a panela para fazer com que o açúcar de dissolva e o deixe o melaço começar a ferver. Neste ponto diminua o fogo e fique controlando o melaço, que vai levar uma meia hora para reduzir pela metade. Desligue o fogo, coloque em um pote de vidro esterilizado e deixe esfriar.
Agora vamos preparar os cupcakes. Pré-aqueça o forno em 180°C e disponha as forminhas de papel na forma 12 canecos. Misture em uma tigela o buttermilk e o bicarbonato de sódio até que o bicarbonato fique bem dissolvido, e depois acrescente a gema e a essência de baunilha, batendo com um fouet ou na batedeira. Em outra tigela misture a farinha, o açúcar e o sal batendo em velocidade média na batedeira, após junte a manteiga, metade da mistura do buttermilk e o melaço de romã batendo em velocidade baixa até os ingredientes ficarem bem incorporados. Tenha o cuidado de raspar com uma espátula as bordas da tigela para que todo o conteúdo se misture. Com toda a massa misturada, aumente a velocidade para a média e deixe bater por 45 segundos e na seqüência coloque o restante da mistura de buttermilk, batendo por mais uns 20 segundos. Preencha as forminhas até 3/4 do seu volume e nas cavidades em que não serão usadas, coloque 1 dedo de água. Asse por cerca de 20 minutos ou até que a massa esteja completamente assada e os cupcakes levemente corados. Assim que estiverem pronto, deixe os cupcakes esfriarem em uma grade de confeiteiro.
Para decorar ela usou uma cobertura de cream cheese e alguns carocinhos de romã. Se quiser você ainda pode pegar um pouco do seu melaço, esquentar bem levemente para deixá-lo mais líquido e regar por cima da cobertura de cream cheese.
*
Atenção para a lista de compras:
– leite
– limão
– ovo
– farinha de trigo
– açúcar
– sal
– manteiga
– romã
Crédito da imagem e da receita: Big Black Dog