Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Princípios Básicos: Como Usar Transfers

Os transfers para chocolate são perfeitos para decorar e dar diferentes caras para um bombom, pão-de-mel, alfajor ou então para criar lindos efeitos decorativos para doces, bolos e cupcakes.
Eles são feitos de manteiga de cacau e corante alimentício em uma folha de acetato. Você pode usar a folha de 4 modos diferentes de trabalhar com o transfer:
01. Cortando e colocando no molde para chocolate
Corte a folha do transfer do tamanho da cavidade do seu chocolate. Encaixe o pedaço de transfer no molde, com o cuidado de manter a face com o desenho para cima, para que ela tenha contato com o chocolate. Despeje o chocolate no molde e leve a geladeira para esfriar. Assim que os bombons estiverem prontos, desenforme e retire o acetato de cada bombom. O desenho já estará grudado no chocolate. Neste caso o ideal é usar moldes de chocolate que sejam mais retos como estes abaixo:
É possível também usar em moldes que sejam ligeiramente curvos como os de coração, mas não é indicado usar em moldes que tenham uma curvatura muito acentuada, pois você corre o risco de não conseguir deixar o transfer no lugar desejado e também do chocolate ficar marcado com o acetato.
02. Usando os moldes especiais para transfer
Este é o modo mais fácil de deixar os seus bombons com o desenho perfeito. Os moldes especiais para transfer possuem uma placa de imantada que se encaixa perfeitamente na parte inferior do molde ficando preso pelos imãs presentes também no molde. É só você recortar a folha de transfer do tamanho da placa e encaixá-la no molde, de modo que os desenhos fiquem para cima e aderem ao chocolate. Despeje o chocolate, leve a geladeira para endurecer e ,assim que estiver pronto, desenforme o chocolate normalmente, que o desenho já estará no bombom. Para trocar a folha de transfer é só tirar a placa e colocar outra folha.
Forma para transfer - Coração Forma para transfer - Redondo
Forma para transfer - RetânguloForma para transfer - Retângulo Liso
03. Cortando e aplicando por cima do bombom
Com esta técnica os bombons não ficam com o acabamento perfeito, retinhos, como se tivessem acabado de sair do molde, mas se você tiver habilidade o resultado pode ser muito bom. Faça os seus bombons, de preferência com moldes que sejam retos como o da técnica 01. Assim que os bombons estiverem endurecido, desenforme e reserve. Corte a folha de transfer do tamanho desejado, o ideal é fique um pouco maior do que o bombom, pincele um pouco de chocolate derretido sobre o bombom e aplique o transfer. Deixe o chocolate endurecer e retire o acetato. Caso fique algumas rebarbas, é só pegar uma faquinha, molhar ela em água bem quente, secar e cortar as rebarbas. Esta técnica é ótima para você aplicar também na decoração de pão-de-mel e alfajores.
04. Passando chocolate por cima
Esta técnica é ótima para criar decorações mais requintadas em tortas, bolos e até mesmo dar uma graça diferente no seu cupcake. “Como fazer tudo isso?”, você está se perguntando, nós vamos explicar. Para criar tiras de chocolate decoradas com transfer é muito simples. Recorte a tira de transfer e disponha ela na sua área de trabalho com os desenhos para cima, para que tenham contato com o chocolate. Com uma espátula espalhe um pouco de chocolate por cima do transfer, tomando o cuidado de tentar deixar toda a extensão da tira com a mesma altura de chocolate (aqui vai a dica: use 2 réguas da mesma espessura, encaixando a tira de transfer no meio, para então passar o chocolate. Deste jeito você garante facilmente que a sua tira de chocolate tenha toda a mesma espessura), levante a tira de transfer e transfira ela para uma tábua grande ou uma assadeira (de preferência bem baixa), forrada de papel manteiga, e leve a geladeira para endurecer ligeiramente, que vai levar apenas de 1 a 2 minutos. Assim que estiver pronto é só retirar o acetato que a sua tira de chocolate decorado estará pronta!
Para criar desenhos em plaquinhas de chocolate, é um pouco mais fácil do que o explicado acima. Espalhe o chocolate sobre o transfer e leve para endurecer na geladeira. Assim que tiver endurecido, corte o seu chocolate com cortadores, como se fosse uma massa de biscoito. Depois com cuidado, vá levantando o acetato, soltando o chocolate do transfer e pronto! Aplique os chocolate em sobremesas e nos seus cupcakes.
Veja também aqui como você pode fazer outros enfeites de chocolate com transfer.
Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade