Princípios Básicos: Como Usar Transfers

Os transfers para chocolate são perfeitos para decorar e dar diferentes caras para um bombom, pão-de-mel, alfajor ou então para criar lindos efeitos decorativos para doces, bolos e cupcakes.


Eles são feitos de manteiga de cacau e corante alimentício em uma folha de acetato. Você pode usar a folha de 4 modos diferentes de trabalhar com o transfer:

01. Cortando e colocando no molde para chocolate
Corte a folha do transfer do tamanho da cavidade do seu chocolate. Encaixe o pedaço de transfer no molde, com o cuidado de manter a face com o desenho para cima, para que ela tenha contato com o chocolate. Despeje o chocolate no molde e leve a geladeira para esfriar. Assim que os bombons estiverem prontos, desenforme e retire o acetato de cada bombom. O desenho já estará grudado no chocolate. Neste caso o ideal é usar moldes de chocolate que sejam mais retos como estes abaixo:



É possível também usar em moldes que sejam ligeiramente curvos como os de coração, mas não é indicado usar em moldes que tenham uma curvatura muito acentuada, pois você corre o risco de não conseguir deixar o transfer no lugar desejado e também do chocolate ficar marcado com o acetato.

02. Usando os moldes especiais para transfer
Este é o modo mais fácil de deixar os seus bombons com o desenho perfeito. Os moldes especiais para transfer possuem uma placa de imantada que se encaixa perfeitamente na parte inferior do molde ficando preso pelos imãs presentes também no molde. É só você recortar a folha de transfer do tamanho da placa e encaixá-la no molde, de modo que os desenhos fiquem para cima e aderem ao chocolate. Despeje o chocolate, leve a geladeira para endurecer e ,assim que estiver pronto, desenforme o chocolate normalmente, que o desenho já estará no bombom. Para trocar a folha de transfer é só tirar a placa e colocar outra folha.

Forma para transfer - Coração Forma para transfer - Redondo
Forma para transfer - RetânguloForma para transfer - Retângulo Liso

03. Cortando e aplicando por cima do bombom
Com esta técnica os bombons não ficam com o acabamento perfeito, retinhos, como se tivessem acabado de sair do molde, mas se você tiver habilidade o resultado pode ser muito bom. Faça os seus bombons, de preferência com moldes que sejam retos como o da técnica 01. Assim que os bombons estiverem endurecido, desenforme e reserve. Corte a folha de transfer do tamanho desejado, o ideal é fique um pouco maior do que o bombom, pincele um pouco de chocolate derretido sobre o bombom e aplique o transfer. Deixe o chocolate endurecer e retire o acetato. Caso fique algumas rebarbas, é só pegar uma faquinha, molhar ela em água bem quente, secar e cortar as rebarbas. Esta técnica é ótima para você aplicar também na decoração de pão-de-mel e alfajores.

04. Passando chocolate por cima
Esta técnica é ótima para criar decorações mais requintadas em tortas, bolos e até mesmo dar uma graça diferente no seu cupcake. "Como fazer tudo isso?", você está se perguntando, nós vamos explicar. Para criar tiras de chocolate decoradas com transfer é muito simples. Recorte a tira de transfer e disponha ela na sua área de trabalho com os desenhos para cima, para que tenham contato com o chocolate. Com uma espátula espalhe um pouco de chocolate por cima do transfer, tomando o cuidado de tentar deixar toda a extensão da tira com a mesma altura de chocolate (aqui vai a dica: use 2 réguas da mesma espessura, encaixando a tira de transfer no meio, para então passar o chocolate. Deste jeito você garante facilmente que a sua tira de chocolate tenha toda a mesma espessura), levante a tira de transfer e transfira ela para uma tábua grande ou uma assadeira (de preferência bem baixa), forrada de papel manteiga, e leve a geladeira para endurecer ligeiramente, que vai levar apenas de 1 a 2 minutos. Assim que estiver pronto é só retirar o acetato que a sua tira de chocolate decorado estará pronta!
Para criar desenhos em plaquinhas de chocolate, é um pouco mais fácil do que o explicado acima. Espalhe o chocolate sobre o transfer e leve para endurecer na geladeira. Assim que tiver endurecido, corte o seu chocolate com cortadores, como se fosse uma massa de biscoito. Depois com cuidado, vá levantando o acetato, soltando o chocolate do transfer e pronto! Aplique os chocolate em sobremesas e nos seus cupcakes.

Veja também aqui como você pode fazer outros enfeites de chocolate com transfer.

31 comentários:

  1. adorei a ideia já que vendo chocolates para fora..

    bjs

    http://zildacarmo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Perfeito este post. Comprei o transfer para chocolate na loja física da barra doce e estava anciosa para usá-los, no entanto um pouco receosa em errar, agora me segura, chocolate só decoradinho.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Olá Fernanda e Zildinha,

    Os transfers são ótimos e trazem uma nova cara para aos chocolates. Como podem ser trabalhados de diversas maneiras são super versáteis. Nunca mais os chocolates serão mais os mesmos!

    ResponderExcluir
  4. Olá, comprei os transfers pela loja virtual e estou louco q eles cheguem... dá para congelar o bombom chocolate depois de prontos, já com o transfer??

    ResponderExcluir
  5. Olá Adianny,

    Até dá para congelar o bombom de chocolate depois de prontos mesmo com transfer, só que eles perdem um pouco a graça, não muito mas perdem. O ideal para congelar é para quando se tem muitos bombons que sobraram de festa, por exemplo. É só colocar em uma embalagem hermética, como um pote desses de plástico que a gente guarda comida, para os bombons não pegarem a aquele "gosto" de freezer. Para descongelar, forre uma assadeira com papel toalha e distribua os bombons de modo que eles não encostem uns nos outros, deixando descongelar em temperatura ambiente.

    ResponderExcluir
  6. Comprei a forma e os transfers e gostaria de saber como faço para conservar os bombons depois de prontos até a data da festa e quanto tempo antes é o ideal para fazer os chocolates?
    Agradecida

    ResponderExcluir
  7. Olá Eliane!

    Chocolate tem uma conservação maior do que outros docinhos, o importante é mantê-los em local fresco e arejado.

    Você pode fazer os bombons na semana da festa, pois afinal de contas quanto mais fresquinho melhor!

    A validade dos bombons varia principalmente se você usar recheio ou acrescentar nozes e castanhas no próprio chocolate.

    ResponderExcluir
  8. Ola gostaria de saber qual o tipo de chocolate que uso. O de cobertura é o ideal? Para nao derreter. obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá Dayse!

    O melhor chocolate vai depender do seu gosto, mas sempre indicamos o uso de chocolate puro e não os de cobertura.
    Os de cobertura são chocolate hidrogenado também podem ser usados, já que são mais fáceis de trabalhar e não é necessário o processo de temperagem, mas o sabor não é tão gostoso como o do chocolate puro.

    ResponderExcluir
  10. Ola quero saber quantos bombons da pra fazer cada folha de noivinhos?

    ResponderExcluir
  11. Olá Sabor da Paixão!

    Cada transfer de noivinhos decora 70 bombons.

    ResponderExcluir
  12. Olá, qual a validade dos transfers?

    ResponderExcluir
  13. Olá Sabrina!

    Os transfers tem validade de 1 ano em média.

    ResponderExcluir
  14. Barra Doce
    Comprei transfer na loja virtual
    para usar no pão de mel redondo
    gostaria de saber vou banhar o chocolate
    assim que banhar posso por o transfer e deixar secar
    junto com o chocolate no papel manteiga
    depois tem que tirar a pelicula do transfer?
    por favor me responda no meu email
    mrbertolettonars@yahoo.com.br
    obrigada
    Aguardo

    ResponderExcluir
  15. Comprei uma folha de transfers,que é transparente com as letras marrons,"parabéns prá você"Fiz um teste antes de usar prá valer,e não saiu nada!Será porquê,o chocolate é escuro e teria que ser,branco,ou seria porquê coloquei uma camada grossa de chocolate?

    ResponderExcluir
  16. Olá Maria Rosely!

    Para aplicar no pão-de-mel você deve primeiro banhar o pão-de-mel e colocá-lo sobre o papel manteiga e por cima você coloca a folha de transfer. Em seguida leve o pão-de-mel a geladeira para que o chocolate endureça. Assim que o chocolate já estiver endurecido, você retira a o acetato do transfer, pois o desenho já se fixou ao chocolate.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    A grossura da camada do chocolate não importa, o que importa é o chocolate. O transfer e o chocolate precisam ser de cores diferentes para que seja possível o contraste e o desenho do transfer apareça. Ou seja, se você quiser usar um chocolate ao leite, meio-amargo ou amargo o indicado é usar transfers com desenhos em branco. E ao usar chocolate branco é indicado o uso de transfers com desenhos em marrom.

    Já os transfers coloridos podem ser usados em todos os tipos de chocolate, do branco ao amargo, mas é preciso ter em mente que conforme a cor presente no transfer ela pode aparecer mais ou menos devido o contraste entre a cor do transfer e do chocolate.

    ResponderExcluir
  18. Vou fazer plaquinhas para decorar docinhos no casamento da minha irmã, como vou fazer uns dias antes gostaria de saber como armazeno eles até a data.

    ResponderExcluir
  19. Olá!

    Pode armazenar em um recipiente herméticamente fechado.

    ResponderExcluir
  20. Eu queria saber onde vende não estou achando

    ResponderExcluir
  21. Olá Vitor!

    Você encontra os transfers em nosso site.
    Acesse: http://www.barradoce.com.br/categoria/1492-transfers-para-chocolate/1

    ResponderExcluir
  22. Comprei vários transfer com vocês,porém estou com receio sobre a forma ideal de decorar em alfajor!Qual procedimento ideal?Poderia me explicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Para decorar alfajor o processo é o seguinte: com o alfajor pronto, banhe-o em chocolate derretido, tirando todo o excesso de chocolate e coloque o alfajor em cima do transfer (confira o lado correto antes de colocar o alfajor) e leve para a geladeira rapidinho para endurecer.

      Excluir
  23. Queria saber se guardo os bombons prontos na geladeira ou fora até a data da festa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria José!

      Guarde fora da geladeira os seus bombons. Se eles passaram pelo processo de temperagem direitinho eles são irão derreter.

      Excluir
  24. Da para usar os transfer em pão de mel de forma redonda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pode sim. A dica para isso é banhar o pão-de-mel e colocá-lo em cima do transfer.

      Excluir
  25. ola Barra Doce!! gostaria de saber se esses transfers pode ir ao forno pra fazer suspiros decorados?
    obrigada

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.