Receita: Fudge SOS (Sobremesa Otimamente Simples)

Na busca de uma receita de fudge para colocar aqui no Blog, nos deparamos com uma variedade enorme de ingredientes e métodos de preparo, e nessa busca encontramos uma receita de fudge bem simples e que pede apenas 3 ingredientes: chocolate meio-amargo, leite condensado e essência de baunilha.


Para fazer este fudge de chocolate, você irá precisar de:
- 180ml de leite condensado
- 1 xícara de chocolate meio-amargo bem picado
- 3/4 de colher de chá de essência de baunilha

Forre uma forma de fundo falso quadrada 20x20cm com papel manteiga e reserve. Agora coloque o leite condensado e o chocolate em uma tigela de vidro que possa ir no microondas por 1 minutos em potência média, com a tigela descoberta. Tire do microondas e mexa, para que o chocolate derreta completamente, mas se ainda assim ficar com uns pedaços de chocolate para derreter, volte com a tigela ao microondas por 15 segundos e mexa mais. Assim que o chocolate estiver se incorporado ao leite condensado, coloque a essência de baunilha, misture e despeje na forma, levando-a por no mínimo 2 horas na geladeira. Cubra a forma com um filme plástico para o seu fudge não ficar com gosto de "geladeira". Quando ele estiver endurecido, tire o fudge da forma, levantando o fundo da forma com a mão e abra o papel manteiga. Corte o seu fudge em cubos do tamanho que desejar, mas para cortar, vai a dica: antes de cada corte, limpe a faca com um pano úmido ou até um papel toalha umedecido, pois desta forma o fudge não vai ficar colando na faca e os cortes irão ficar ainda mais bonitos e limpos.

Agora um adendo importante, como pode haver muita variação de temperatura nos microondas em uma mesma potência, pode acontecer do seu fudge em 1 minuto ainda ficar muito mole, não dando para cortar, como aconteceu com a nossa leitora Carol, que acabou comendo de colher o fudge que ela fez. Se mesmo após os 15 segundos a mais para ajudar o chocolate derreter o seu fudge ainda estiver com a consistência bem mole, coloque mais um pouco no microondas, cerca de 30 segundos. Tire e mexa, vendo se ele ficou um pouco mais grosso. No fundo é como fazer brigadeiro no microondas, se você deixa pouco tempo ele fica mais líquido, se você deixa ele mais tempo ele fica mais grosso. Mas olha só como o fudge mole pode render muitos suspiros, pois você pode usar o fudge mole como recheio de bolo. Vai ficar aquele recheio bem cremoso, criando um volume no meio bolo tão delicioso que a cada garfada você irá suspirar. Hummm!

*

Atenção para a lista de compras:

Crédito da imagem e da receita: James Preller´s Blog (foto) e Very Best Baking (recipe)

21 comentários:

  1. ai gente muito obrigada! receita testada e aprovada! ficou uma delícia!

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline,

    De nada! Depois colocaremos outras receitas de fudge que selecionamos para colocar no blog.

    ResponderExcluir
  3. Como posso fazê-lo sem usar o microondas?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Laurence,

    Você pode tentar fazer no fogão. Em fogo baixo-médio, aqueça o leite condensado, mexendo sempre para ele não grudar. Assim que ele estiver quente, tire a panela do fogo e adicione o chocolate e por fim a essência de baunilha, acabando de seguir a receita que passamos com o uso do microondas. Se tiver qualquer dúvida, nos escreva.

    ResponderExcluir
  5. Ontem fiz o Fudge e não endureceu e por isso, não consegui cortar. Acabei comendo de colher.

    O que poderei ter feito de errado? Segui totalmente a receita.

    Carol

    ResponderExcluir
  6. Olá Carol,

    Olha o que pode ter acontecido é do fudge não ter esquentado muito bem, porque sempre há variação de temperatura de microondas para microondas. Não sei se você já fez brigadeiro no microondas, mas o princípio é basicamente o mesmo. Se você esquenta pouco o leite condensado, fica um brigadeiro mais líquido apesar de aumentar a consistência, mas quando você coloca mais tempo, o brigadeiro fica mais encorpado. Isso se dá porque o calor faz com que a água presente no leite condensado evapore, deixando-o mais grosso.
    Vamos até colocar um adendo no post, por causa deste problema que você nos relatou.
    Mas imagine só se o seu fudge não iria ficar delicioso como recheio de bolo...Uma alternativa bem gostosa de usar ele, hein?

    ResponderExcluir
  7. como faria um napolitano? gostaria de fazer com as três cores.

    ResponderExcluir
  8. Olá Gleici,

    Não temos uma receita de fugde napolitano, mas acreditamos que dá para fazer da seguinte forma. Para a parte branca, use chocolate branco, mas use cerca de 1 1/4 a 1 1/3 de xícara de chocolate branco já que ele é naturalmente mais mole. Para a parte rosa, de morango, achamos que você pode optar por 2 alternativas. Uma é usar a receita com o chocolate branco e adicionar corante vermelho ou rosa e usar essência de morango ao invés da de baunilha. A outra é acrescentar um pouco de achocolatado de morango na receita, mas neste caso é bom você ver como fica o gosto e a cor, pois conforme for nem precisa colocar a essência.

    ResponderExcluir
  9. Pux, o meu também não deu pra cortar. Deixei mais tempo no micro, até engrossar, mas mesmo assim, não deu.
    Comi de colher, claro! Mas vou tentar mais uma vez, porque esta receita é uma delícia!

    ResponderExcluir
  10. Olá Cristine!

    É isso ai, por mais que não tenha dado o ponto certo, a gente come, pois fica uma delícia de qualquer jeito!

    Não podemos dizer com certeza que foi isso, mas o que pode talvez ter acontecido é que o leite condensado que você usou seja um pouco mais líquido, já que há diferença também de marca para marca. O que você pode tentar fazer da próxima vez é fazer na panela, como explicamos em um comentário anterior.

    ResponderExcluir
  11. Ola

    gostaria de saber como é usado chocolate ao leite se depois de pronto ele derrete? Moro no RJ, e gostaria de fazer para vender.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Olá Dayse!

    Não sabemos se entendemos muito bem a sua dúvida. Mas vamos tentar te ajudar!

    Calor e chocolate nobre não se dão muito bem, mas com a conservação adequada, em ambiente arejado e fresco, e o preparo correto do chocolate, com a realização da temperagem, o sucesso em manter os bombons em perfeito estado é grande.

    Os chocolates que aguentam melhor o calor são os chocolates hidrogenados e os fracionados possuem gordura vegetal em sua composição, que ajuda a manter o chocolate duro. São com esses tipos de chocolate que geralmente as indústrias usam para fazer bombons, chocolates recheados etc.

    Mas se você quiser usar chocolate nobre, porém deixando o chocolate ao leite mais duro, você pode mesclar ele com um pouco de chocolate meio amargo ou amargo, criando um chocolate não tão doce quanto o ao leite e nem perto de ficar meio amargo. Os chocolates meio amargo e amargo, por terem mais cacau em sua composição em relação a manteiga de cacau ajuda o chocolate a ficar mais duro.

    O chocolate nobre apesar de ser mais caro é muito mais gostoso que o chocolate hidrogenado ou fracionado, especialmente quando se faz chocolates maciços ou recheados como bombons.

    ResponderExcluir
  13. Já fiz fulge várias vezes e fica maravilhoso!!! Uma dica é substituir a essência de baunilha por castanha de caju picada. É divino!! E vi que algumas colegas não conseguiram dar o ponto e não sei se foi o casa, mas com chocolate ao leite não endurece. Tem que ser o meio amargo. Beijos e adoro o blog!!!

    ResponderExcluir
  14. Posso utilizar cobertura fracionada?

    ResponderExcluir
  15. Olá Luanda!

    Sim, pode-se usar o chocolate fracionado, mas o ideal é usar chocolate puro, sem gordura hidrogenada.

    ResponderExcluir
  16. Fiz a receita, mas ao retirar do freezer e ficar na temperatura ambiente ele amoleceu. Como faço para mante-lo firme sem amolecer fora da geladeira?

    ResponderExcluir
  17. Olá Clara!

    Você pode colocar mais chocolate para que o fudge fique mais firme.

    ResponderExcluir
  18. peguei a receita de fudge na net

    1-lata de leite condensado
    3 xícaras de chocolate meio amargo em gotas
    1/4 de xícara de manteiga

    fiz exatamente com ensinaram mas não endureceu

    Já a sua receita não vai a manteiga!
    Será essa a diferença?
    Vou fazer a sua receita,só de ver deu água na boca HUUUUM!
    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Regina!

    Pode ser sim, pois a manteiga tem a tendência de deixar o fudge mais mole e cremoso.

    ResponderExcluir
  20. Oii!!! Eu gostaria de fazer o fudge mais cremoso e não mole seria pra por num recheio de bolo, e no caso seria o chocolate branco, então quanto tempo devo deixa-lo no micro???
    Obrigado

    ResponderExcluir
  21. Olá Eduarda!

    Ao se fazer com chocolate branco e usando a mesma medida ele já vai ficar mais mole, mas o que irá mudar é o tempo de geladeira e não do microondas. O tempo de microondas, como explicamos no post, pode variar bastante, mas o importante do uso do microondas é que ele vai ajudar basicamente a aquecer o leite condensado e a derreter o chocolate, fazendo com que os dois possam ser misturados e que fiquem homogêneos.

    O que varia mesmo para se obter um fudge mais cremoso, nem mole nem duro, é o tempo de geladeira, mas neste caso será você que terá que ficar de olho para ver quanto tempo leverá para que ele fique no ponto que deseja.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.