Os quadradinhos de limão são muito populares nos Estados Unidos, onde são chamados de “Lemon Bars“. Os “bars” são uma mistura de cookie com bolo, pois o tamanho lembra um biscoito e por ele ser macio e molinho lembra um bolo. Lá este doce possui diversas variedades, como a de “peanut butter”, chocolate e coco, sempre uma massa em baixo e o recheio por cima.

Lemon-Coconut Bars
Para fazer o “Lemon-Coconut Bar“, você irá precisa de:
Para a massa:
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1/4 de xícara de açúcar
– 1/4 de colher de chá de sal
– 3/4 de coco ralado doce torrado e frio
– 6 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada
Para o recheio:
– 3/4 de xícara de açúcar
– 2 ovos grandes
– 1/4 de xícara de suco de limão
– 1 colher de sopa de raspas de limão
– 1 colher de chá de farinha de trigo
– 1/2 colher de chá de fermento em pó
– pitada de sal
– 1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro
Primeiro prepare a massa. Pré-aqueça o forno em 180°C e usando uma forma de alumínio quadrada de 20cm com fundo falso (para facilitar, mas pode ser a com fundo fixo), forre o fundo com papel manteiga, deixando sobrar um pouco nas lateriais e passe um pouco de manteiga para untar o papel. Em um processador, misture a farinha, o açúcar e o sal, depois adicione o coco e a manteiga, batendo até a massa ficar homogênea e firme. Desligue o processador, tire a massa e junte tudo para formar uma bola. Coloque a massa na forma e pressione por todo o fundo, deixando toda ela com a mesma altura. Leve ao forno por cerca de 25 minutos até ela dourar levemente.
Enquanto assa, você prepara o recheio. Misture no processador ou no liquidificador o açúcar, os ovos, o suco de limão, as raspas de limão (veja dica abaixo para fazer as raspas), a farinha, o fermento e uma pitada de sal, até virar um creme grosso. Coloque o recheio sobre a massa já assada e volte ao forno, deixando assar até dourar um pouco e o recheio também estiver assado, o que vai levar uns 30 minutos. Quando estiver pronto, tire do forno, deixando esfriar, para cortar. Corte em 9 ou 16 quadradinhos e por cima polvilhe açúcar de confeiteiro. Você pode armazenar geladeira por até 5 dias, guardando em um recipiente fechado.
A dica das raspas de limão é uma que a Rita Lobo deu no livro “Cozinha de Estar” e é a seguinte: coloque um filme plástico sobre lado do ralador que você vai usar e rale o limão. Depois de ter a quantidade de raspas que você precisa, tire o filme plástico do ralado, que estará com grande parte das raspas, que geralmente ficam presas no ralador, colocando as raspas em um pires ou tirando com uma colher. Essa dica é ótima, pois você consegue aproveitar melhor elas, além do mais, ajuda bastante na limpeza do ralador.
*
Atenção para a lista de compras:
– farinha de trigo
– açúcar
– sal
– manteiga sem sal
– ovo
– limão
– açúcar de confeiteiro (disponível apenas na nossa loja física)
Crédito da foto e da receita: The Scootabaker (foto) e Bon Appétit by Epicurious (receita)