Para uma recepção em que tenha a presença de muitos convidados ou para um almoço íntimo para alguns amigos, essa mousse de chocolate branco com menta trará refrescância fechando com uma sobremesa chave-de-ouro (branco, é claro!).
Esta receita é da famosa chef-celebridade Nigella. Para fazer a mousse você irá precisar de:
– 1 e 1/8 de xícara de chocolate branco finamente picado
– 1 xícara de creme de leite
– 1 clara de ovo
– 1/4 de colher de chá de essência de menta
– folhas de hortelã, para decoração
Usando uma tigela grande, derreta o chocolate em banho-maria, mexendo de vez em quando para que ele derreta por completo e reserve, para esfriar. Na batedeira, bata a clara, o creme de leite e a essência de menta, até obter um creme firme e assim que estiver no ponto, adicione esse creme no chocolate derretido mexendo gentilmente para integrar o creme ao chocolate e está pronta a sua mousse. Agora divida em 6 cumbucas, servindo cerca de 1/4 de xícara em casa, ou em copinhos, com menor quantidade, para servir para várias pessoas. Para deixar o topo da mousse como o da foto, coloque a mousse em um saco de confeiteiro com o bico que quiser, disponha a mousse dentro de onde você vai servir, finalizando com uma folhinha de hortelã para decorar. Na foto foi usado um bico perlé.
Leve ao congelador para endurecer e esfriar, tornando a sobremesa ainda mais refrescante.
Ainda se você quiser dar um toque diferente a mousse, faça as tigelinhas de chocolate com bexiga ou copinhos de chocolate para servir.
*
Atenção para a lista de compras:
– ovo
– hortelã
Crédito da foto e da receita: Food Network (foto) e Nigella para a Food Network (receita)