Os lamingtons são uns bolinhos típicos da Austrália, que conquistaram a também a Nova Zelândia e todos os visitantes da Austrália que um dia já experimentaram eles. Eles lembram muito um bolo tipo prestígio, mas eles não tem necessariamente coco na massa do bolo, que consiste em ser uma massa branca bem fofa e aerada, assada e cortada em quadradinhos, que são mergulhados em uma calda de chocolate e por fim cobertos com coco ralado. Há também a versão do bolinho recheado de creme ou geléia de morango. Tá ficando com água na boca só de imaginar? Então saia da frente do computador e vá direto para a cozinha tentar fazer essa receita.

Para fazer os lamingtons você irá precisar de:
Para a massa do bolo:
– 2 xícaras de farinha de trigo
– 2 colheres de chá de fermento em pó
– 1/4 colher de chá de sal
– 1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente
– 3/4 de xícara de açúcar
– 2 ovos grandes
– 1 colher de chá essência de baunilha
– 1/2 xícara de leite
Para a calda de chocolate:
– 4 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado
– 1/3 de xícara de chocolate em pó
– 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1/2 xícara de leite
Para cobrir:
– 2 xícaras de coco ralado fino
Vamos lá! Mãos na massa! Pré-aqueça o forno em 180 °C. Unte uma forma quadrada de 20 cm com manteiga ou spray de untar.
Em uma batedeira bata a manteiga até deixá-la macia e coloque o açúcar, continuando a bater pra obter uma mistura clara e fofa, que vai levar cerca de uns 3 minutos. Adicione os ovos, um por um, batendo bem cada vez que colocar, e por fim acrescente a essência de baunilha. Com a farinha, o fermento e o sal já separados, misture os 3 ingredientes em uma tigela, peneirando.
Na velocidade baixa, vá adicionado na batedeira a mistura de farinha e leite, colocando um 1/3 de cada por vez. Despeje a massa na assadeira e leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até que a massa esteja completamente assada. Quando pronto, deixe o bolo esfriar, desenforme e corte-o em 16 quadradinhos iguais, cada uma com 5 x 5 cm. Embrulhe o bolo cortado com filme plástico e leve a geladeira para ficar bem gelado e se possível deixar de um dia para o outro. Esse passo é necessário para evitar que o bolo de esfarele na hora de molhar na calda, deixando-o mais durinho.
Para a calda, use uma tigela de vidro em banho-maria e coloque o açúcar de confeiteiro, o leite, a manteiga e o chocolate em pó, misturando sempre, até que ela fique homogênea e brilhante. Agora para molhar os bolinhos na calda, você pode fazer de 2 jeitos: mergulhando o bolinho na calda (literalmente) deixando secar em uma grade de confeiteiro ou colocando os bolinhos na grade e regando eles com a calda. Veja qual dos dois é mais fácil para você. É bom deixar um pratinho por baixo da grade para recolher a calda que cair, pois você pode reaproveitar ela para cobrir os bolinhos, se precisar. Se a calda endurecer um pouco e ficar difícil de molhar os bolinhos, volte para o banho-maria e coloque um pouquinho de leite para deixar mais ralo. Mas antes de começar a molhar os bolinhos, deixe pronto uma tigela com o coco ralado.
Quando o bolinho estiver completamente coberto de calda por todos os lados, transfira para a tigela com o coco ralado, cobrindo ele todo com a ajuda de um garfo e mova para uma grade de confeiteiro limpa. Você pode conservar os seus lamingtons em um pote hermético por alguns dias.
Este post foi sugerido pela leitora Aline Gonçalves, que nos mandou um comentário falando sobre os lamingtons, pedindo para publicarmos uma receita aqui no blog.
*
Atenção para a lista de compras:
– farinha de trigo
– sal
– manteiga sem sal
– açúcar
– ovos
– leite
Crédito das imagens e da receita: Gowalkabouttravel e TheKitchn (foto) e Joy of baking (receita)