5 de agosto de 2010

Receita: Buttercream de Chocolate Branco

Buttercream e chocolate a gente já sabe que combina, mas há quem prefere chocolate branco ao invés de chocolate ao leite ou meio-amargo. A favor dessas pessoas achamos uma receita de buttercream de chocolate branco, que vai conquistar todo mundo.

Easy Vanilla Buttercream Frosting Recipe

Para fazer o delicioso buttercream de chocolate branco, você irá precisar de:
- 2 1/2 xícaras de chocolate branco picado
- 1 1/2 xícaras de clara de ovo pasteurizada
- 1 3/4 xícaras e mais 3 colheres de açúcar
- 2 1/4 xícaras de manteiga sem sal, em temperatura ambiente e cortada em cubinhos

Derreta o chocolate em banho-maria e reserve. Usando uma tigela, tipo marinex, coloque as claras e o açúcar, levando em leve em banho-maria e batendo com a batedeira, até que o açúcar se dissolva e a mistura atinja 40 graus. Agora com a batedeira presa no seu suporte, bata a clara com açúcar em velocidade alta até ela ficar fofa e fria. Agora vá adicionando a manteiga, batendo em velocidade média-baixa, colocando 2 cubos de cada vez, batendo bem antes da próxima adição. Após adicionar a manteiga, é a hora de misturar o chocolate, aumentando a velocidade gradualmente, até chegar na alta. Após 5 minutos batendo em velocidade alta, diminua para a baixa, para que se elimine as bolhas de ar.

Agora é só usar para decorar os seus cupcakes. Aliás essa receita rende para 9 cupcakes.

Bom, vendo a lista dos ingredientes, provavelmente surgiu a dúvida "claras de ovos pasteurizadas? Para que esse ingrediente e onde eu vou encontrar esse ingrediente?". As claras de ovos pasteurizadas são usadas geralmente por quem faz doces e usa mais claras do que gemas. Com este produto você não precisa comprar um monte de ovos, usar apenas as claras e depois ficar com diversas gemas que você vai ficar sem saber o que fazer com todas elas.

Esta receita você pode congelar em um pote hermético por 3 dias em um lugar fresco e refrigerado ou ainda congelar por 1 mês. Para usar é só deixar em temperatura ambiente até descongelar totalmente e depois bata em velocidade baixa para até que ela fique macia.

*

Atenção para a lista de compras:
- clara de ovo pasteurizada (disponível na nossa loja física)
- açúcar
- manteiga sem sal

Crédito da imagem e da receita: Martha Stewart (receita) e Taste of Home (foto)

31 comentários:

Anônimo disse...

Claras de ovo pasteurizadas????
Moro no RJ, e nunca ouvi falar nisso! Desculpa a ignorância, mas existe algum substituto?
Obrigada,

Ana

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana,

Claras de ovos pasteurizadas e claras de ovos são a mesma coisa e ,como mencionamos no post, são usadas geralmente por quem usa bastante clara de ovo, por exemplo, quem faz suspiros, assim não se fica com dúzias e mais dúzias de gemas sem ter o que fazer.

Maria disse...

olá! meu nome é maria e sou uma apaixonada por gastronomia (mais em comer do que fazer ... :)). achei bem bacana vocês explicarem o que são as claras de ovos pasteurizadas pq quando eu descobri ele fiz a mesma pergunta. fui atrás e pesquisando descobri que além das claras existem as gemas e os ovos pasteurizados. sensacional!
parabéns pelo blog! continuem sempre assim!
bjs

Anônimo disse...

Bom dia

Gostaria de realizar a receita para o ano novo e decorá-los na noite do dia 31 mesmo....
Qnt tempo dura essa cobertura fora de geladeira e se acrescentar emulsificante ficrá mais firme???

Grata,
Camila

BarraDoce.com.br disse...

Olá Camila,

Esperamos que você tenha feito os seus cupcakes decorados com buttercream de chocolate branco para a virada do ano e que eles tenham ficado uma delícia!

Marina Cardoso disse...

Gostaria de saber se o uso de manteiga com sal altera o sabor final do buttercream?
Moro em Natal, e simplesmente não achei manteiga sem sal.

De fato, não é recomendado? Ou é apenas uma escolha?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Marina,

Altera o sabor sim. Se a receita fosse como as de bolo, que há uma adição pequena de sal, até dá para usar quebrando o galho, mas com o buttercream realmente não nada parecido o gosto e a textura.
Sabemos que em todo o Brasil acontece de haver a falta de manteiga sem sal em muitos supermercados, até mesmo nas grandes capitais. Se você está querendo uma cobertura branca, opte então pela de ganache de chocolate branco ou a de cream cheese. As duas receitas você encontra aqui no blog.

carol disse...

Olá, procuro bastante e não acho as claras de ovos pasteurizadas, alguém sabe me informar onde compro?
Minha mãe é cake designer e compra aí na barra doce há anos, se vcs tbm tiverem eu peço para ela fazer a compra deles para mim.
Obrigada
Carol

BarraDoce.com.br disse...

Olá Carol,

As claras pasteurizadas você encontra na nossa loja física sim. Entre em contato com eles para verificar disponibilidade do produto.

De Tudo Um Pouco disse...

boa noite!!
as claras pasteurizadas, podem ser substituidas por claras mesmo?? se for quantas unidades seria??
grata
Denny

BarraDoce.com.br disse...

Olá Denny,

Podem ser substituídas por claras mesma, que seriam aproximadamente 11 claras de ovos.

Anônimo disse...

Essa receita pode ser tingida? Se sim, qual o tipo de corante indicado? Líquido, em pasta...?

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Se for tingir este buttercream o ideal é usar corante em gel/pasta, que é mais concentrado do que o líquido e muda menos a consistência.

Anônimo disse...

Fiz um tempo de coloração, mas foi com merengue italiano... Queria fazer verde por conta do natal e ficou bem bonito, tipo uma arvorezinha. Mas minha boca e dente ficaram verdes, haha, parecia o hulk! Acabei tirando a cobertura de todos... Onde posso ter errado? O corante era em gel, super concentrado, da marca Mago.

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Os corantes podem deixar a boca e os dentes coloridos, principalmente se usados em coberturas ou recheios, mas é por alguns minutos.

Mara disse...

Afinal vcs não responderam a Camila ( e eu aguardava essa informação).

Quanto tempo o buttercream pode ficar fora da geladeira ( ja no cupcake) sem perder a consistencia ou azedar??

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mara,

Pedimos desculpas.
Bom, pode-se acrescentar emulsificante para deixar o buttercream mais consistente, mas é preciso fazer um teste antes de fazer para valer, assim você vê exatamente se a cobertura vai ficar do jeito desejado.
O ideal é você confeitar os cupcakes no dia que for servir, idealmente tipo umas 2 horas antes no máximo, para garantir que estejam fresquinhos, ainda mais neste calor do nosso Brasil!
Você pode deixar fora da geladeira por algumas poucas horas, mas para a cobertura não ficar ruim é recomendado que os cupcakes fiquem em um ambiente seco e fresco.

Lais disse...

Na verdade as claras de ovos pasteurizadas são por causa da salmonella .. quando a receita não vai ao fogo deve se usar a clara de ovo pasteurizado pois essa bactéria só é morta em uma certa temperatura.Entao se ngm quiser morrer usem a clara de ovo pasteurizada ! ahahaha bjos

BarraDoce.com.br disse...

Olá Lais,

Obrigada pelo adendo!
Realmente temos que tomar cuidado com a nossa saúde.

Mônica disse...

OI TUDO BEM, ADOREI SEU BLOG, MUITO BOM MESMO, AGORA FICOU UMA DUVIDA CLARA DE OVO EM PO É A MESMA CLARA PASTEURIZADA?
OBRIGADA

MÔNICA UBERABA

clarineis de umuarama pr disse...

ola gostaria de saber se claras e gemas pasteurizadas evitam aquele cheiro desagradavel de ovos frescos?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mônica!

As claras de ovo em pó em geral são pasteurizadas e desidratadas. Elas são ótimas para quem usa muita clara, assim como a clara pasteurizada líquida, tendo a vantagem de ocupar mesmo espaço na armazenagem.
Você pode usar tanto uma quanto a outra!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Clarineis!

As claras e gemas pasteurizadas tem o odor mais suave do que os de ovo fresco.

ana disse...

Olá, adorei seu blog, adoro fazer doces, mais de fazer do que comer e tinha duvidas de como fazer o ganache de chocolate branco. Agora já sei, fiz e ficou ótimo. Vou usá-lo para rechear o bolo de aniversário de meu marido. Beijos e parabéns pelo blog.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana!

Que bom que você conseguiu tirar suas dúvidas de como fazer o ganache de chocolate branco com a gente.

Ah! E guarda um pedacinho do bolo para a gente experimentar!

Brandon disse...

Olá , desculpa a perguntar meio boba , mas é que eu sou novo no ramo , quando por exemplo diz 2 1/4 xicara , quer dizer 2 vezes um quarto da xicara ?? o que no caso é o msm que meia xicara ?? eu sempre fico em duvida , rs . E só uma dica , seria legal colocar a quantidade certa tipo 10g/20g/100g , pq ai vc usa um medido e fica uma coisa mais exate , :D . Obrigado e parabens pelo blog , um dos melhores que ja vi , ;)

BarraDoce.com.br disse...

Olá Brandon!

Quando se fala 2 1/4xícara, significa 2 xícaras mais 1/4 de xícara de determinado ingredientes.

Acabamos colocando grande parte das receitas com as medidas dos ingredientes em xícaras e colheres pois muita gente não possui balança e isso facilita para elas. Mesmo assim montamos um post passando as conversões de medidas de diversos ingredientes: http://blog.barradoce.com.br/2011/01/principios-basicos-conversao-de-medidas.html

Jussara Carvalho Machado disse...

Achei por acaso esse site e blog....incrivelmente fantástico, adorei tudo que vi até agora...trabalho com doces caseiros e a partir de ontem...rsrsr... barra doces será meu braço direito...as empresas e pessoas deveriam se espelhar em vcs....DEDICAÇÃO, ATENÇÃO, PARCERIA, CLAREZA DAS INFORMAÇÕES, IDÉIAS NOVAS E SEMPRE COMPARTILHADAS.. BARRA DOCES É UM SUCE$$O....faço questão de conhecer pessoalmente em breve!!
parabéns a toda equipe e continuem assim!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Jussara!

Muito obrigado pelos elogios! Fazemos todo esse trabalho para vocês, nossos clientes e leitores!

Tatiana Paciello disse...

Olá!!

Queria entender melhor a respeito da clara de ovo pasteurizada.
Na receita vc está usando qual tipo? Em pó, líquida ou em pasta?

E qual seria a medida correta para o uso da em pó?

Obrigada,
Tatiana

BarraDoce.com.br disse...

Olá Tatiana!

Nesta receita a indicação de uso é da clara pasteurizada líquida. Pode-se usar a mesma medida em claras de ovo normal, mas a indicação de usar a pasteurizada é pelo motivo da clara pasteurizada ser mais estável, livre de possíveis contaminações.

É possível usar qualquer tipo de clara, seja a natural, pasteurizada em pó, líquida ou em pasta. O importante é verificar nas instruções dos fabricantes das claras em pó e em pasta no modo como se deve fracionar para obter a quantidade de claras necessárias para a receita.