Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Receita: Pretzel

Quem sabe o que é pretzel levanta a mão! Está certo quem respondeu que é aquele pãozinho doce que é vendido em quiosques, geralmente dentro de shoppings, mas ele não se limita a apenas isso essa explicação.

Este pão de origem européia possui basicamente 2 versões, uma mais fofa, lembrando um pão mesmo, e outra mais dura, como um biscoito. O seu formato mais característico é o em nó, como da foto abaixo, porém também é encontrado na versão palito. Independentemente do seu tipo e formato, eles podem ser doces ou salgados, sendo sempre um ótimo acompanhamento.

PRETZEL (tipo pão)

INGREDIENTES

  • 10 xícaras de água morna
  • 1 1/2 colher de chá de fermento biológico seco
  • 3/4 de xícara de açúcar mascavo
  • 6 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 4 colheres de sopa de sal
  • 100 gramas de manteiga sem sal gelada e cortada em quadradinhos
  • desmoldante
  • 1/2 xícara de bicarbonato de sódio
  • 1/2 xícara de cerveja tipo Pale Ale
  • pitada de sal

MODO DE PREPARO

  1. Vamos começar com a preparação do fermento. Misture em uma tigela de tamanho médio 2 xícaras de água morna, o fermento e 1/2 xícara de açúcar mascavo, deixando descansar de 5 a 10 minutos para fermentar.
  2. Em uma outra tigela, que possa ser usada a batedeira, misture com as mãos a farinha e o sal, depois adicione a manteiga, misturando tudo com a mão, até que fique com um aspecto esfarelado.
  3. Junte a mistura fermentada que você preparou primeiro e continue a misturar com as mãos, parando apenas quando a massa já estiver grossa e toda a água absorvida.
  4. Agora bata a massa na batedeira na velocidade média, deixando ela ficar mais firme, elástica e fofa, que vai levar uns 8 minutos batendo.
  5. Quando atingir o ponto, desligue a batedeira e cubra a tigela com um saco plástico, levando para esfriar na geladeira por pelo menos umas 8 horas ou de um dia para o outro.
  6. Pré aqueça o forno em 230 graus e vamos abrir a massa.
  7. Com um rolo, abra a massa obtendo um retângulo de 30×35 cm. Pelo lado de 30 cm corte 12 tiras de 2,5 cm de largura com uma espátula e transfira as tiras para uma assadeira forrada com papel manteiga e cubra com papel toalha, levando para a geladeira novamente por uns 15 minutos para firmar um pouco mais.
  8. Agora trabalhando com apenas uma tira por vez, vá esticando a tira, enrolando até que ela fique com uns 30 cm de comprimento.
  9. Agora sobre a superfície de trabalho, pegue as pontas e faça um “U” com a massa. Cruze as pontas e as as prenda na parte de baixo do “U” formando o pretzel e devolva para a assadeira onde estão as tiras, para fazer os outros pretzels.
  10. Assim que tudo estiver pronto, pegue uma outra assadeira, forre com papel manteiga e passe um spray para untar, deixando de lado para o próximo passo.
  11. Em uma panela, junte 8 xícaras de água, o bicarbonato, a cerveja e o resto do açúcar mascavo, e mexa com uma colher até ferver em fogo médio-alto.
  12. Quando já estiver fervendo, coloque um pretzel, sempre um por vez, deixando ferver até que ele flutua, o que vai levar uns 30 segundos, escoa bem e coloque na assadeira com papel manteiga untada.
  13. Assim que todos estiverem prontos, leve ao forno e após 5 minutos no forno, mude a posição da assadeira, só tirando os pretzels do forno quando eles estiverem bem douradinhos, que vai ser após uns 5 minutos.
  14. Deixe os pretzels esfriarem só por uns 2 minutos em uma grade de confeiteiro, servindo eles ainda quentinhos, polvilhados com canela e açúcar ou molhe em chocolate, doce-de-leite ou geléia. Uma opção para comer essa delícia é servir junto com um fondue de chocolate.
Para uma opção salgado do pretzel, antes de colocar no forno, polvilhe um pouco de sal e sirva com manteiga, mostarda ou algum outro molho.
Esta receita rende 1 dúzia de pretzels enrolados ou 3 dúzias de palitinhos de pretzels.

LISTA DE COMPRAS

Créditos da receita e imagem: Martha Stewart (receita) e Taste of Home (foto)
Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade