Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Congelar Cupcakes

Algumas leitoras do blog nos mandaram dúvidas que foram a inspiração para escrever este post que deve servir como uma ajuda na hora de fazer bolos e os amados cupcakes. As dúvidas foram especificamente sobre se era possível congelar os cupcakes e como seria mais fácil dividir uma receita para 12 cupcakes pela metade.


Leitoras, fiquem tranquilas, pois os seus problemas acabaram!

Vamos passar algumas dicas de como você pode congelar tanto o cupcake já assado quanto a massa:

Cupcake já assado: Assim que os cupcakes já estiverem assados e esfriado você pode embrulhar os bolinhos individualmente ou de 2 em 2, sempre sem cobertura ou decoração, cobrindo primeiro com papel manteiga ou filme plástico e depois por cima com papel alumínio. Assim eles podem ficar congelado por 3 meses. Para descongelar, o ideal é ter uma grade de confeiteiro, colocando os bolinhos desembrulhados em cima. A grade vai auxiliar no descongelamento integral dos cupcakes, deixando ele respirar até que atinja a temperatura ambiente, pronto para decorar e comer. Este processo de descongelamento levará cerca de 2 horas.

Massa de cupcake: Prepare a massa do cupcake e assim que estiver pronto, você pode armazenar em um tigela plástica que fique hermeticamente fechada ou se preferir prepare uma forma para cupcake, untada ou com as forminhas de papel, despeje 2/3 de massa e leve a forma descoberta ao congelador para endurecer a massa, assim que ela estiver dura, embrulhe a forma com filme plástico e papel alumínio ou as forminhas com massa com filme plástico/papel manteiga e papel alumínio por cima. Para descongelar, deixe sobre uma grade de confeiteiro por de 2 a 3 horas até que a massa atinja a temperatura ambiente. Depois é só assar. Atenção: Se você congelou a massa somente dentro da forminha de papel, é necessário colocar na forma de alumínio para cupcakes para assar.

Crédito da imagem: Family Fun