Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Congelar Cupcakes

Algumas leitoras do blog nos mandaram dúvidas que foram a inspiração para escrever este post que deve servir como uma ajuda na hora de fazer bolos e os amados cupcakes. As dúvidas foram especificamente sobre se era possível congelar os cupcakes e como seria mais fácil dividir uma receita para 12 cupcakes pela metade.


Leitoras, fiquem tranquilas, pois os seus problemas acabaram!

Vamos passar algumas dicas de como você pode congelar tanto o cupcake já assado quanto a massa:

Cupcake já assado: Assim que os cupcakes já estiverem assados e esfriado você pode embrulhar os bolinhos individualmente ou de 2 em 2, sempre sem cobertura ou decoração, cobrindo primeiro com papel manteiga ou filme plástico e depois por cima com papel alumínio. Assim eles podem ficar congelado por 3 meses. Para descongelar, o ideal é ter uma grade de confeiteiro, colocando os bolinhos desembrulhados em cima. A grade vai auxiliar no descongelamento integral dos cupcakes, deixando ele respirar até que atinja a temperatura ambiente, pronto para decorar e comer. Este processo de descongelamento levará cerca de 2 horas.

Massa de cupcake: Prepare a massa do cupcake e assim que estiver pronto, você pode armazenar em um tigela plástica que fique hermeticamente fechada ou se preferir prepare uma forma para cupcake, untada ou com as forminhas de papel, despeje 2/3 de massa e leve a forma descoberta ao congelador para endurecer a massa, assim que ela estiver dura, embrulhe a forma com filme plástico e papel alumínio ou as forminhas com massa com filme plástico/papel manteiga e papel alumínio por cima. Para descongelar, deixe sobre uma grade de confeiteiro por de 2 a 3 horas até que a massa atinja a temperatura ambiente. Depois é só assar. Atenção: Se você congelou a massa somente dentro da forminha de papel, é necessário colocar na forma de alumínio para cupcakes para assar.

Crédito da imagem: Family Fun

33 comentários:

  1. Adorei a dica do congelamento! Obrigada! =)
    Ellen

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica do congelamento, posso congelar qualquer massa de cupcake?
    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana,

    Pode congelar qualquer massa de cupcake, é só seguir as instruções de congelamento e descongelamento.

    ResponderExcluir
  4. Amei o blog e as dicas principalmente sobre cupcake
    gostaria de saber se posso congelar o cupcke jah assado e com recheio.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rayra Ladys,

    Você pode congelar o cupcake já assado sem problemas, como explicamos no post. Agora congelar cupcakes assados e com recheio, nós não podemos garantir que ao descongelar fiquem bons, primeiro porque o recheio pode descongelar e ficar diferente do original. Como rechear pode ser feito de forma rápida, é mais aconselhável rechear antes de servir.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas, porem fica um duvida, a forminha de papel onde ele foi assado, nao ficara manchada ?

    ResponderExcluir
  7. Olá Luiza Helena,

    A cor das forminhas em geral devem permanecer iguais, não ficando manchada nem debotado, mas por via das dúvidas você pode usar as forminhas de papel para cupcake brancas e para decorar na hora de servir, "vestir" os cupcakes com os wrappers. Assim você corre risco ZERO de ter as forminhas de papel manchadas e eles ficarão lindos com os wrappers!

    ResponderExcluir
  8. Nossa adorei esta dica, eu achava que não dava para congelar cupcakes.
    Estou começando a fazer cupcakes pq quero fazer para o niver da minha filha em 10/07/11, mas os meus ficaram encolhidos e tortinhos, como fazer para ficarem perfietos e lindos?!??!
    Você poderia me passar uma receita de cupcake branca e outra de chocolate que seja fácil de fazer por favor?!?
    Aguardo resposta e sucessos!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Tamara,

    As principais dicas para os seus cupcakes ficarem lindos é usar ingredientes frescos, em especial ovos, leite e fermento em pó, e não ficar abrindo o forno enquanto o cupcake assa, pois isso faz com que ele murche.
    Para os seus cupcakes você pode usar as seguintes receitas:
    CUPCAKE DE BAUNILHA: http://blog.barradoce.com.br/2010/06/receita-cupcake-de-baunilha.html

    CUPCAKE DE CHOCOLATE: http://blog.barradoce.com.br/2010/06/receita-cupcake-de-baunilha.html

    ResponderExcluir
  10. Nossa, era tudo o que eu precisava saber!!!! Valeu mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal!
    Vim aqui dizer que já congelei cupcakes e não tive problema nenhum! Fiz de teste mesmo - nunca vendi cup congelado rs - e a dica q deu certinho foi retirada do livro da Carole Crema, o Mundo dos cupcakes. Eu coloco em um tupperware os cups já assados e frios, só a massa, sem recheio ou cobertura aí eu cubro o tupperware com um papel filme, vedo com a tampa e vai pro congelador! Normalmente faço de 6 em 6, aí vai do tamanho do seu recipiente! Tb funciona. E pra descongelar eu simplesmente tiro do comgelador e deixo de 1 noite para a outra em temperatura ambiente. Sem abrir a tampa, sem mexer em nada, assim não tem problema dele "suar". Eu pelo menos achei que a massa estava perfeita! Pra grandes quantidades de repente é uma saída!

    Um beijo e parabéns pela dica!

    ResponderExcluir
  12. Oi Lívia (Miss Cupcakerella),

    Obrigada pelas dicas complementares retiradas do livro da Carole!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se posso congelar cupcakes feitos no dia 10 de fevereiro já pronto e decorado numa caixa de papelão bem fechada no congelador da geladeira para uma festa no dia 25 de fevereiro???
    Não sei decorá-los e a pessoa que vai fazê-los para o aniversário da minha filha só pode confecciná-los no dia 10.
    Estou muito preocupada.
    Aguardo.
    Obrigada, Raphaella

    ResponderExcluir
  14. Olá Raphaella,

    Olha nós não recomendamos congelar os cupcakes prontos e decorados, pois existem vários pontos contra ao descongelar a cobertura.
    Ela pode ficar suada e o acabamento não ficará igual ao como se fosse a cobertura fosse fresca. Conclusão: o resultado da cobertura não será igual ao de uma cobertura feita na véspera ou no dia da festa.

    O que você pode optar é por escolher uma cobertura que você mesma pode aplicar nos cupcakes, como brigadeiro, e dar acabamento com artifícios que darão todo o ar da graça, como raspas de chocolate, confeitos de açúcar, granulado, etc. Finalizando a decoração com enfeites para cupcakes.

    Muitas vezes o jeito de dar um charme e decorar os seus cupcakes de modo que impressionem nem sempre vai só na decoração da cobertura do cupcake, mas sim no uso de outras coisas que darão um efeito bem bacana na decoração, como falamos acima. Wrappers, enfeites, confeitos de todos os tipos e suportes para cupcake decoram de um jeito super divertido a mesa de doces.

    ResponderExcluir
  15. tenho uma receita de cobertura que é simplesmente maravilhosa,a base é de manteiga e açucar confeiteiro, depois acrescento nata e ovomaltine.... dá pra confeitar bem só que parece que "cria uma águinha" por cima, o que pode estar errado ???

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    O problema todo deve ser a nata, pois ela deve ter ainda um pouco de soro. Tente não colocar a nata e acrescentar só o Ovomaltine, para ver se fica bom sem a nata para fazer sem.
    Ou então tente tirar toda o soro que tiver na nata.

    ResponderExcluir
  17. olá, gosstaria de saber se posso fazer massa dos bolinhos hoje e guarda-lá na geladeira para assar na sexta feira ???

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    O ideal é fazer usando as duas técnicas que ensinamos no post. O problema de guardar na geladeira é o fermento que vai continuar a fermentar, ao contrário do que acontece no freezer, que por ter uma temperatura muito menor do que a da geladeira evita que o fermento continue a agir sem ir ao forno.

    Mas a nossa preferência mesmo, quando o assunto é congelar cupcakes, de se congelar após assar. Assim se corre menos risco de erro e os cupcakes da festa já ficam garantidos.

    ResponderExcluir
  19. Olá, muito útil este post, obrigado!

    Vocês acham que seria possível levar a massa do cupcake congelada direto do freezer ao forno?

    ResponderExcluir
  20. Olá Bada!

    O ideal é deixar descongelar em temperatura ambiente para ele também não ficar muito ressecado.
    Mas você pode testar com um cupcake e ver o que você acha do resultado.

    Uma outra dica é colocar um pouco no microondas para descongelar mais rápido.

    ResponderExcluir
  21. Olá! Essa dica tembém serve para muffins ou somente para cupcakes mesmo? Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Poxa muito bacana era isso que precisava saber.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde gostaria de saber se eu posso ccongelar o cupcake com a decoraçao com pasta americana e quanto tempo

    ResponderExcluir
  24. Olá Karolina!

    Você pode congelar o cupcake SEM cobertura nenhuma. Se você congelar o cupcake decorado com pasta americana, ao descongelar a pasta americana irá ficar completamente melada. Se é para usar em alguma ocasião não vale a pena, mas se por um acaso sobrou de uma festa e você não quer desperdiçar, então vale, já que a decoração com pasta americana de certa forma não estará mais servindo para decoração efetivamente.

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, gostaria de saber se posso congelar cupcake salgado? e se é possivel manter a forminha de papel depois de descongelar.

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Sim, é possível congelar cupcakes salgados e também manter a forminha de papel depois de descongelar.

    ResponderExcluir
  27. Olá, comprei uma daquelas máquinas de fazer minicupcakes que faz 7 de cada vez e são suficientes para um lanche. Gostaria de saber se posso guardar a massa que leva ovos na geladeira e se pode por quantos dias. Obrigada.

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    O ideal quando se faz uma receita de cupcake, seja ela no forno ou nessas máquinas e você vai fazer mais do que irá fazer é fazer mesmo assim e depois você congela os que não for comer, podendo descongelar a qualquer instante com um pouco de antecedência para que dê tempo dele ficar em temperatura ambiente até a hora que for comer.

    O problema de guardar a massa crua basicamente é por causa do fermento. Como ele já está misturado na massa, ele já começa a fermentar, porém ele precisa do calor para que os cupcakes cresçam direito. Se você guardar a massa na geladeira de manhã para a noite e então assar os cupcakes, você terá cupcakes solados.

    ResponderExcluir
  29. Se eu fizer a massa do cupcake, e quiser colocar o fermento somente depois de descongelar a massa ,eu posso?? sera que vai dar certo tbm?

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Até pode e talvez fique melhor do que congelar a massa com fermento. O melhor jeito de congelar é congelar os cupcakes já assados.

    ResponderExcluir
  31. Olá! Sobrou de uma festa uns 20 cupcakes. Não me preocupo com a aparência, mas gostaria de saber se a qualidade para consumo permanece. E por qto tempo posso manter no freezer! Muito Obrigada ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi!

      Você pode manter os seus cupcakes congelados por até 3 meses, considerando que eles já estão assados.
      Caso tenha alguma cobertura esse tempo pode ser menor ou se possível remova a cobertura para congelar, como é o caso da pasta americana.

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.