Dá para congelar cupcake? A massa crua ou ele já assado? Pode estar decorado? São tantas dúvidas!

Algumas leitoras do blog nos mandaram dúvidas que foram a inspiração para escrever este post que deve servir como uma ajuda na hora de fazer bolos e os amados cupcakes. As dúvidas foram especificamente sobre se era possível congelar os cupcakes, para facilitar a vida de quem vai fazer em muita quantidade ou quer ter um cupcake pronto no freezer para o lanche das crianças.

Leitoras, fiquem tranquilas, pois os seus problemas acabaram!

DÁ PARA CONGELAR A MASSA DO CUPCAKE OU ELE PRECISA ESTAR ASSADO?

Até dá para congelar a massa do cupcake crua, dá para achar dicas sobre isso, mas no fundo não dá muito certo. Se a massa leva fermento no preparo, que é o caso da maioria das receitas, ele não reagirá da forma correta passando por todo esse processo de congelar, descongelar e ir ao forno.
Tem as massas que crescem com o uso das claras em neve ao serem levadas ao forno. Esse tipo de massa se ela for congelada antes, perderá o ar incorporado no freezer.
Mas as massas de cupcake que já estiverem assadas podem ser congeladas sem o menor problema.

COMO CONGELAR OS CUPCAKES

Assim que os cupcakes já estiverem assados e esfriado você pode embrulhar os bolinhos individualmente ou de 2 em 2, cobrindo primeiro com papel manteiga ou filme plástico e depois por cima com papel alumínio. Assim eles podem ficar congelado por 3 meses.

COMO DESCONGELAR OS CUPCAKES

Para descongelar, o ideal é ter uma grade de confeiteiro, colocando os bolinhos desembrulhados em cima. A grade vai auxiliar no descongelamento por igual dos cupcakes, deixando ele respirar até que atinja a temperatura ambiente, pronto para decorar e comer. Este processo de descongelamento levará cerca de 2 horas.
Quer descongelar um cupcake para o café-da-manhã e vai comer na hora? Coloque o cupcake em um pratinho e leve ao microondas por uns 30 segundos, independentemente de quantos cupcakes você está esquentando. Se precisar coloque mais alguns segundos, mas não coloque muito tempo direto pois o freezer já resseca o bolinho e o aquecimento no microondas também vai ressecar, e se você colocar, por exemplo, 1 minuto direto, o cupcake vai ficar uma “pedrinha” de tão duro. :/

POR QUANTO TEMPO POSSO CONGELAR OS CUPCAKES?

Os cupcakes podem ficar congelados por 3 meses.

OS CUPCAKES PODEM ESTAR RECHEADOS, COM COBERTURA OU DECORADOS?

Se o recheio congelar e descongelar bem, como brigadeiro, ganache, doce de leite ou se for um cheio tipo mousse, até pode valer a pena congelar o cupcake recheado. O tempo que os cupcakes podem permanecer congelados pode ser o mesmo da massa. Provavelmente ele levará um pouco mais de tempo para descongelar devido a densidade do recheio.
A cobertura e a decoração não congelam bem e ficam pior ainda ao descongelar. A pasta americana que é muito usada na decoração dos cupcakes, por exemplo, fica melada ao descongelar e mesmo que descongele bem a pasta não fica igual.

DICAS

  • Congelar os cupcakes assados pode ser uma excelente pedida para quem quer adiantar o trabalho para uma festa, por exemplo, pois ajuda muito no planejamento e na organização. Assim no dia da festa ou na véspera, você descongela os cupcakes assados e enquanto isso você pode preparar, o recheio, a cobertura e as decorações de pasta americana, deixando tudo no jeito para que assim que os cupcakes estiverem em temperatura ambiente, você faz a produção em série da montagem dos cupcakes.
  • Teste antes! Essa dica é importantíssima! Vai que o cupcake ao descongelar não fica gostoso? E se ele esfarelar? Cada receita de massa reage de um jeito diferente ao processo de congelamento e descongelamento e o ideal é você estar prevenida e evitar surpresas se estiver preparando os cupcakes para alguma festa ou evento.
Crédito da imagem: Family Fun