Receita: Muffin de Queijo Parmesão

Aqui no blog, sempre falamos de doces e também bastante de cupcakes. Para mudar um pouquinho de assunto, agora é a vez do salgado, e por que não postarmos uma receita de muffin? Este bolinho que é primo-irmão, quando não é irmão gêmeo dos cupcakes, são uma ótima pedida para beliscar de lanche ou se deliciar no café-da-manhã.


A receita que vamos passar é de Muffin de Queijo Parmesão e você irá precisar de:

- 2 xícaras de farinha de trigo com fermento (ou 2 xícaras de farinha trigo e 1 colher de chá de fermento em pó)
- 3/4 de xícara de queijo parmesão ralado (o ideal é o queijo parmesão fresco ralado na hora)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 xícara de leite
- 1/4 de xícara de óleo
- 2 ovos grandes

É tão fácil a receita que você vai querer fazer quase todos os dias. Pré-aqueça o forno em 180 graus e em uma tigela coloque os ingredientes secos (farinha, açúcar e queijo), misturando bem. Em outra tigela, bata o leite, o óleo e os ovos até ficar homogêmeo. Agora junte a parte líquida na mistura de farinha e bata. Para bater, pode ser tanto na batedeira quanto na mão com um fouet. Assim que a massa estiver pronta despeje a massa na forma de 12 canecos untada ou com forminhas de papel, com 2/3 de massa. Leve ao forno por cerca de 15 a 18 minutos até que fiquem dourados.

Falamos em colocar queijo parmesão ralado fresco pois ele derrete melhor e possui um gosto um pouco mais acentuado do que os queijos ralados de saquinho, porém isso não impede de usá-los. Se quiser dar ainda mais um toque especial, adicione uma pitada de noz-moscada.

Atenção a lista de compras:
- farinha de trigo com fermento
- queijo parmesão
- açúcar
- leite
- óleo
- ovos

Crédito da imagem e da receita: MyRecipes

26 comentários:

  1. Nossa, vocês arrebentam!!! Adoro esse blog, todos os dias dou minha passadinha por aqui, para ver as novidades, e adoro todas!
    Parabéns para vocês com muito carinho!!!

    ResponderExcluir
  2. Sigo o blog diariamente e sempre testo as dicas e receitas.
    Como faço cupcakes elas são muito boas pra mim!
    Obrigada e continuem arrasando!

    www.cupcake-bh.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com muita vontade de fazer os mufins mas só não tenho a farinha com fermento. è possível adicionar fermento? Me ajudem porque estou aguá na boca.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Fabiola,

    você pode usar 2 xícaras de farinha de trigo e adicionar 1 colher de chá de fermento em pó, caso não tenha a farinha com fermento.

    ResponderExcluir
  5. Barra Doce, obrigado pela dica do fermento. Os muffins ficaram uma delícia e fizeram o maior sucesso aqui em casa. Adoro este blog e a Barra Doce Também.
    Mais uma vez Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Oi Fabiola,

    Que bom! Vamos colocar mais receitas de muffins salgados, ótimos para lanche e café-da-manhã.

    ResponderExcluir
  7. Fiz um cupcake salgado esse final de semana, porém, ele grudou na forminha de papel.
    Isso acontece com esse tb?
    O que posso fazer pra isso não acontecer?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Olá Roberta,

    É inevitável que a massa grude um pouco na forminha de papel, tanto nos cupcakes doces quantos nos salgados. Se você quiser que o bolinho não fique com a forminha de papel, opte por forminhas de fundo falso, que são mais fáceis de desenformar (mas não esqueça que neste caso é preciso untar com manteiga e farinha) ou as formas de silicone, que existem para cupcakes e muffins ou em formatos diversos.

    Dê uma olhada nessas formas:

    Forminha pequena de alumínio com fundo falso (para Pão de Mel): http://www.barradoce.com.br/busca.php?pesquisa=Forminha+P%E3o+de+Mel+Fundo+Falso&bto_busca.x=0&bto_busca.y=0&bto_busca=Ok

    Forminhas em silicone:
    - para cupcake: http://www.barradoce.com.br/cat/formas_e_acessorios_de_cupcakes/listagem.php?id=63769

    - para muffins e minibolos: http://www.barradoce.com.br/cat/formas_em_silicone/464.html

    - para formatos diversos: http://www.barradoce.com.br/cat/formas_em_silicone/listagem.php?id=63639

    ResponderExcluir
  9. Poxa, qual a previsão de chegar as forma para mini cupcakes? A de 24???
    Estou ansiosa! :)
    Abraços e obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
  10. Olá Roberta,

    fizemos uma importação desse produto que deve chegar essa semana.

    ResponderExcluir
  11. Segui a receita direitinho, mas os bolinhos ficaram fofinhos como na imagem, ficaram um pouco "solados". É possível substituir o óleo por manteiga? Se for, qual seria a quantidade?

    ResponderExcluir
  12. Olá Flávia,

    Você pode tentar substituir o óleo por manteiga, mas ela tem que estar bem mole em temperatura ambiente para dar certo. Não derreta ela no microondas ou na panela. Com relação a quantidade para 1/4 de xícara de óleo, substitua por 60 g de manteiga.

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Muito bom o blog. Achei esta receita muito fácil. Fiz, levei para o trabalho e os colegas gostaram muito, mas eu tenho uma pequena ressalva e gostaria de saber se mais alguém teve a mesma opinião: para um muffin de queijo parmesão achei que ficou um pouco adocicado demais. Se em lugar de duas colheres de açúcar colocarmos só uma, atrapalha a receita?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. Olá Flavio,

    Acreditamos que tirando uma colher de sopa talvez fique melhor e menos adocicado como você disse que ficaram os seus. Uma coisa que pode fazer mais diferença na receita é o tipo do parmesão, pois tem uns mais salgados do que outros e por isso balanceie os sabores.

    ResponderExcluir
  15. Estou com vontade de fazer a receita, mas não custumo usar manteiga , posso usar margarina da mesma forma que eu usaria a manteiga invez do oleo?

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Nós não recomendamos a substituição do óleo pela manteiga ou margarina nesta receita, pois ela pode desandar não ficando o resultado esperado.

    ResponderExcluir
  17. Sucesso!
    Na 2a leva eu já tirei o açúcar e coloquei 1 colherinha de sal, ficou divino!
    Tb fiz na forma de pudim, deu super certo!
    Parabéns!
    Bj!

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Que ótimo! Mas cozinhar é isso mesmo, quando a gente não fica muito feliz com o resultado da receita, podemos brincar adicionando e/ou tirando um pouco de algum ingrediente, já que afinal de contas, cada um tem um gosto diferente.
    É muito bom recebermos os feedbacks das experiências de vocês nessas adaptações, pois serve de aprendizado para todos os outros leitores.

    ResponderExcluir
  19. Ola, fiz a receita de muffin de queijo, e com algumas adaptações (inclui presunto e mussarela) ficou mto bom. Gostaria de ver mais receitas de muffin salgado.
    Estou iniciando na arte dos cupcakes também!

    http://apaulasm.blogspot.com/

    Ana Paula

    ResponderExcluir
  20. Olá Ana Paula,

    Devem ter ficado deliciosos os seus muffins! Vamos colocar mais receitas deles salgados aqui no blog.

    ResponderExcluir
  21. Receita maravilhosa. Mas no caso de não ter forminhas, colocando numa assadeira pequena ficaria bom? Só para não deixar de fazer? Um bjo Ió

    ResponderExcluir
  22. Olá Ió,

    Você pode tentar fazer numa forma pequena ou em formas de empadinha, mas nelas é preciso tomar cuidado com a quantidade de massa por forma para que ela possa crescer e não esparramar, sujando todo o seu forno! Além do mais, coloque uma assadeira por baixo para ajudar a colocar e tirar do forno.

    ResponderExcluir
  23. eu preciso untar com manteiga e farinha as forminhas de silicone ???

    ResponderExcluir
  24. Olá TracTana,

    No caso das formas de silicone, para garantir que ela desenforme bem, é bom untar com um pouco de manteiga.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, gosto muito do site e sempre procuro aqui as respostas para as minhas dúvidas. Eu queria saber se posso substituir a manteiga das recitas de cupcake pelo óleo vegetal. Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Olá Nathalia,

    Você pode sim substituir manteiga por óleo, mas é preciso tomar cuidado com relação as medidas, pois a quantidade de óleo é diferente da quantidade de manteiga.
    Achamos dois sites (ambos em inglês) que passam a conversão de manteiga e óleo.
    Este daqui (http://www.goodcooking.com/conversions/butt_oil.htm)passa a conversão de medida de 1 colher de chá (teaspoon), de 1 colher de sopa (tablespoon) e as medidas parciais e total de xícara (cup).
    Já este daqui (http://allrecipes.com/HowTo/common-ingredient-substitutions/detail.aspx) passa a conversão medida a partir de 1 xícara de manteiga, sendo necessário fazer umas continhas para chegar na medida necessária. O bacana deste último é que ele passa a substituição de outros ingredientes também.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.