22 de junho de 2010

Receita: Cupcake de Baunilha

Uma receita básica de cupcake que pode dar origem há muitas outras variações, com alguns toques especiais que você pode se atrever a fazer, é o de baunilha.

Vanilla Cupcakes picture

Você irá precisar de:

- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 3/4 de colher de chá de sal
- 2 tabletes de manteiga sem sal (100 gramas cada tablete), cortado em cubinhos e em temperatura ambiente
- 4 ovos
- 1 xícara de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Vamos lá! Pré aqueça o forno em 180 graus e coloque as forminhas de papel já na forma de 12 canecos. Misture os ingredientes secos, farinha, açúcar, fermento e sal, e depois que estiver tudo bem misturado, adicione a manteiga e bata na batedeira até que vire uma massa. Em uma outra tigela de batedeira maior bata os ovos, o leite e a essência de baunilha. Depois vá colocando a primeira mistura em 3 partes, sempre parando a batedeira e passando uma espátula para desgrudar a massa das laterais de tigela antes de adicionar a parte seguinte. Coloque a massa nas forminhas com 2/3 de massa, para que ela cresça um pouco mais de 1/3. Tire os cupcakes do forno assim eles estiverem corados e o teste do palito sair limpo, deixando esfriar em uma grade. Rende cerca de 30 cupcakes.

Atenção a lista de compras:
- farinha de trigo
- açúcar
- fermento em pó
- sal
- manteiga sem sal
- ovos
- leite

Crédito da receita e da imagem: Martha Stewart (receita) e ifood (foto)

103 comentários:

Roberta disse...

Pra fazer meia receita é só colocar metade dos ingredientes da massa?
Simples assim? :)
Obrigada.

Nat B. disse...

Esse tablete de manteiga é de quantos gramas em média? Obrigada!

Clara disse...

Gentem adoro o blog de vocês, muito bom! Um dúvida: 2 tabletes de mateiga equivalem a quantas gramas?

Obrigada!
Clara

BarraDoce.com.br disse...

Olá Nat e Clara,

cada tablete de manteiga tem que ter 100 gramas. Vamos colocar essa observação na receita.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Roberta,

Para fazer 12 cupcakes, você pode seguir essas quantidades:

- 2 1/4 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 colher de chá de sal
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 1 xícara de açúcar
- 1 tablete (100grs) de manteiga
- 3/4 xícara de leite
- 2 ovos
- 1 1/2 colheres de chá de essência de baunilha

Belen disse...

Hola soy de argentina me gusta mucho este blog pero tengo problemas al querer hacer sus recetas ya que no entiendo el portugues serian tan amables de enviarme la receta de ss cupcakes en español. Gracias

BarraDoce.com.br disse...

Hola Belen,

Que bom que você gostou do nosso blog! Não conseguimos te mandar em espanhol as receitas, mas com a ajuda de uma dessas ferramentas de tradução que você encontra na internet, acreditamos que já irá te ajudar a entender um pouco mais as receitas. Sinta-se a vontade em nos perguntar as suas dúvidas.

Alba Valéria disse...

Adorei Blog! Parabéns!! Então, se eu não tiver a forma própria para cupcakes, corro o risco deles entortarem se a massa ficar só na forminha de papel?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Alba,

Sim, sem a forma de alumínio você corre o risco das forminhas de papel se abrirem, ficando cada cupcake de um jeito. Com a forma de alumínio, do tamanho certo para o cupcake que você quer fazer, os cupcakes crescem igualmente e com a abertura certa da forma de papel.

Sam Kutscka disse...

Oi Pessoal do Barradoce!
Acabei de fazer a meia receita com algumas variações. Perfeita!!! Para quem interessar, use a xícara de leite inteira e antes de colocar o fermento e a essência, divida a massa em duas partes. Numa parte, adicione a essência de baunilha, o fermento (mexendo na mão) e 3 bombons alpino picados. Na segunda parte da massa, adicione a essência de Rum da Jamaica (disponível no site do BarraDoce), 3/4 de xícara de suco de laranja e o fermento (misturando na mão).
Dá certinho 12 cupcakes, 6 de laranja e 6 de baunilha com chocolate!
Pode decorar com o Buttercream (receita aqui do blog) que não fica doce demais! Os de laranja com um cafezinho ficam demais!!!
Valeu BarraDoce!!!
Se quiserem, mando as fotos!
Beijocas pra vocês!!!

BarraDoce.com.br disse...

Oi Sam,

Ótimas as suas dicas para fazer essas duas variações de cupcakes de baunilha!E é isso mesmo, não pode ter medo em brincar um pouco com a receita. Como ela é bem básica, dá para dar alguns toques especiais, conforme o gosto da pessoa.

Obrigada pelas dicas e temos certeza que eles devem ter feito o maior sucesso. Aqui nós já ficamos com água na boca só ler!

Mande as fotos para vermos como ficaram os cupcakes no e-mail barradoce@barradoce.com.br .

Luiza disse...

Oi! Adorei essa receita, fiz com recheio de doce de leite e cobertura de buttercream. Delícia.

Só tem um problema: queria poder fazer essa receita quando estivesse sozinha, sem precisar depender de visitas extras para ajudar a comer. hehe 20 cupcakes é um pouco demais para uma pobre mortal dar conta sozinha. (Fiz a receita de 12 que está nos comentários, mas minhas forminhas são pequenas)

Então a pergunta é: posso simplesmente dividir a receita de 12 pela metade? Ou preciso de outra quantidade de farinha? Obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Luiza,

Infelizmente não temos nenhuma receita que seja para solucionar o seu problema. Mas temos uma dica: congele os cupcakes. Hoje vamos postar como se congela os cupcakes.

Paula Fernandes disse...

Eu fiz essa receita, simplesmente maravilhosa. Tinha que ser da Martha Stewart!

Anônimo disse...

Não entendi a preparação pois voces mandam misturar as partes secas e bater na batedeira.Poderia me explicar melhor?Um abraço

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Nós arrumamos o texto para ficar melhor de entender. Primeiro misture os ingredientes secos e assim que estiver bem misturado, adicione a manteiga e então bata na batedeira para obter uma massa.

Cláudia Augusta disse...

Olá, na receita original está pedindo uma colher de sopa de fermento, e na outra que rende 12 cupcakes está falando pra colocar 3colheres de chá, só que pelo que medi aqui dá no mesmo 1 colher de sopa ou 3 de chá...

BarraDoce.com.br disse...

Olá Cláudia,

A receita do post e a do comentário são diferentes e quando escrevemos a do comentário acabamos colocando 3 colheres de chá, que podem corresponder a 1 colher se sopa. Isso não tem problema no resultado das receitas, são apenas unidades de medidas diferentes que foram usadas.

Bibiana disse...

Foi a Receita de cupcake de baunilha mais perfeita que encontrei, super fácil de fazer!! eu ainda fiz eles coloridos, com 4 cores! roxo, verde, azul e vermelho!!! ficaram lindos!!!

Obrigada Barra Doce! pela loja e pelo blog! aqui em porto alegre quase nao tem materiais para cupcakes!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Bibiana,

Que bom que você gostou e aprovou esta receita de cupcake de baunilha que colocamos aqui no blog, ainda aproveitando a idéia do cupcake de arco-íris para dar um charme aos seus bolinhos. Esperamos sempre você aqui no blog, na nossa loja virtual e na nossa física, quando vier a São Paulo.

Roqueira vende tudo disse...

Amigos, fiz a receita e encontrei um problema. Os bolinhos baixaram somente no centro da "tampa". Quando mordi fiquei chocada: por algum motivo eles ficaram ocos! A massa se concentrou nas "paredes" e na "tampa" e não ocupou o centro do bolinho. Como a tampa ficou mais massuda essa parte também ficou um pouco crua... e não creio que adiantaria deixar mais no forno porque as outras partes já estavam bem assadas. Vocês poderiam me ajudar a evitar que isso aconteça de novo? E quem sabe até me dizer o que fiz errado? De qualquer forma a receita é fácil e o sabor é muito bom! Muuuuuuito bom! Se puderem me responder por email é marianavaladao@hotmail.com Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Roqueira vende tudo,

Olha, o que pode ter acontecido é que o fermento que você tenha usado não estivesse bom, que pode influenciar no crescimento da massa, como também pode ser que você tenha aberto o forno cedo demais para dar uma espiadinha nos seus cupcakes. Quando a gente abre o forno muito cedo, o calor foge e o bolo pode murchar. Uma dica também que você pode fazer tanto para essa receita como para qualquer outra bolo, é bater separado o açúcar com a manteiga, em temperatura ambiente, até ficar um creme bem claro.

Mariane disse...

Amo essa receita, já fiz várias vezes e recheio com geléia e faço a cobertura com pasta americana ou chantilly.
Faço também a versão diet substituindo o açúçar por adoçante culinário, recheio com geléia diet e bato o chantilly com adoçante culinário, as duas versões são um sucesso no dia a dia e nas festas aqui de casa!
A massa é leve, esta é a melhor receita de cupcake que já testei!

Aline disse...

Gostaria de saber se posso uasr esta receita para fazer o cupcake de chocolate, acrescentando o chocolate em pó?
Qual a quantidade indicada?
Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Aline,

Você pode sim, mas a quantidade nós não temos exata que pode ser adicionada. Acreditamos que 1 xícara de chocolate em pó seja suficiente para esta receita.

Joyce disse...

Comprei uma infinidade de coisas pra fazer cupcake e mini cupcake na loja de vcs, adorei tudo, porém mesmo com a forma de aluminio as forminhas estão abrindo. Vcs tem alguma dica?
Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Joyce,

Se as forminhas de papel estão abrindo mesmo depois de assar, isso pode acontecer por alguns dos motivos:
01. A massa pode ter ficado com gordura demais, por causa da quantidade de manteiga;
02. Se a massa fica na forminha de papel muito tempo antes de ser posta no forno para assar, a forminha pega a umidade da massa que pode ocasionar na abertura depois de assar;
03. O forno pode não estar pré-aquecido o suficiente;
04. As forminhas podem ter adquirido a umidade do ambiente, por estarem guardadas em um ambiente com um pouco de umidade, ou pela própria umidade do dia. O ideal para guardar as forminhas é em caixa plástica bem vedada, em sacos plásticos com fecho hermético ou até em formas de panetone 100g, como passamos nesta dica aqui no blog: http://blog.barradoce.com.br/2011/01/dica-como-fazer-com-que-as-suas.html

Branca Leibovich disse...

A receita ficou otima. primeiramente eu tinha feito a de chocolate (dica de voces).. ficou HORRIVEL. Os cupcakes afundaram e nao cresceram. Aí eu fiz esta de baunilha e dividi em 2 partes.. a primeira ficou de baunilha e a segunda bati com chocolate em pó. FICOU ÓTIMO. Vendi todos os cupcakes e todos adoraram. Uma duvida... QUando bato os ingredientes secos com a manteiga faz um SUJEIRADA!!! Tem alguma forma de ser uma coisa mais limpa... Outra dúvida: voces sabem por que que os cupcakes afundaram? Beijos e parabens pela receita! MAGNIFICA!!

Anônimo disse...

Olá Branca,

É uma pena que a receita que você fez da Ana Costa, que postamos os vídeos aqui blog, não ter dado certo, mas ficamos felizes que esta receita de baunilha foi um sucesso.
Como te explicamos no outro comentário, é um pouco díficil te explicar o que pode ter dado de errado. Existem vários fatores que podem influenciar nos seus cupcakes a afundarem. Pode ser o fermento que já não estava tão bom, apesar de estar dentro da data de validade. Isso acontece por causa do lugar onde foi armazenado, da umidade, da temperatura, etc. A recomendação do fermento é guardar após aberto em refrigeração, ou seja, na geladeira na embalagem original e utilizar o seu conteúdo no menor prazo possível.
Outra razão para o cupcake murchar é com relação ao forno. Se você abrir o forno quando os seus cupcakes estiverem crescidinhos, mas a massa ainda estiver crua, pode acontecer dela afundar depois, pois o calor que está assando os bolinhos escapa do forno quando a porta é aberta e a temperatura diminui.

Esperamos que estas dicas te ajudem nos seus próximos cupcakes.

Fernanda (Nandy) disse...

Amei essa receita. Virou minha básica para meus cupcakes de massa baunilha! Fica muito gostosa, macia, perfeita para rechear. Só dimunuo um pouquinho no açucar porque acho que fica muito doce para pôr recheio e cobertura ainda. Mas valeu, nota 10!

Anônimo disse...

Olá, eu fiz esta receita mas achei que a massa ficou gostosa no dia em que fiz, ja no dia seguinte fico mais pesada, acentuou o gosto dela não ficou tão levinha como no dia de preparo, porque isso ?

Grata, carol

BarraDoce.com.br disse...

Olá Carol,

Olha não sabemos te dizer exatamente o que pode ter acontecido para a massa no dia seguinte ter ficado com o gosto mais acentuado. Com o calor que está fazendo os últimos dias, pode ser que ela tenha ficado um pouco mais seca e isso tenha modificado o sabor.

Juliana disse...

Olá! Fiz a receita hj e ficou muito boa! Obrigada!

Luana Maniçoba disse...

Boa Noite!

Na minha cidade só acho a manteiga com sal,posso uzar e não acrescentar o sal ou posso uzar margarina normal?e a farinha de trigo é com ou sem fermento?no caso da com fermento não coloca mais fermento né?

Amei o blog,é completíssimo!Muito bom vcs tirarem nossas dúvidas,ainda mais tão rápido,coisa de quem gosta mesmo do que faz!

Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Luana,

É muito gostoso recebermos elogios assim, pois gostamos muito do que fazemos e ainda mais compartilhar ideias, receitas, técnicas e novidades.

Sobre as suas dúvidas, já podemos te adiantar que essa falta de manteiga sem sal é muito comum em diversos supermercados de várias cidades. Você pode trocar a manteiga sem sal pela com sal e adicionar um pouco menos de sal na receita, colocando em vez de 3/4 de colher de chá somente 1/2 colher. Não é possível não colocar pois o sal contido na manteiga não é suficiente para a receita, já que a função dele é ressaltar o doce (por incrível que pareça).

A farinha da receita é sem fermento, por tanto não é preciso colocar mais, mas se você já conhece a farinha com fermento que vai usar e acha que ela não vai fazer os cupcakes crescerem bem, pode colocar um pouco, cerca de 1 colher de chá ou menos de fermento para complementar.

Nanny e Bia disse...

Olá!! Adoro o blog
Quero saber se a massa que faz dos secos com a manteiga fica uma massa seca tipo de pão, sabe, não bem misturadinha, macia....ou é aquela massa macia, como se batesse manteiga e açucar???

BarraDoce.com.br disse...

Olá Nanny e Bia,

A massa fica igual a massa de bolo, mais úmida.

Cristiane Franck disse...

Olá, por favor me ajudem!
Fiz uns Cupcakes com a massa básica que tenho em um livro de receitas, quando os tirei do forno notei que eles ficaram meio desmaiados em cima, e embaixo a forminha ficou meio vazia, meio mole como se a massa tivesse subido. Oque pode ter causado isso??

Obrigado e parabéns pelo BLOG.

Fefa disse...

Olá Cristiane,

Olha não sabemos te dizer exatamente o que pode ter acontecido com o seu cupcake, mas 2 fatores que podem ter ocasionado isso que são: quantidade de fermento e abertura do forno antes do tempo.
A quantidade e até a qualidade do fermento influencia em quanto o seu bolo vai crescer.
Para ele ficar murcho em cima, pode ser que você tenha aberto sem querer o forno cedo demais. Os bolos de modo geral precisam ficar um tempo no forno sem que ele seja aberto, pois isso faz com que o calor fuja e o bolo que estava crescendo também perca o calor.
Outra coisa que pode ter acontecido é da sua massa ser daquelas bem consistentes, lembrando até massa de pão de queijo. Se ela for assim, pode ser que ao colocar na forminha tenha ficado criado uma bolha de ar em abaixo que não se desmanchou.

Giulia disse...

Ficou bom,mais a massa ficou meio pesada.E eu comprei um chantilly de caixinha,e nao ficou muito bom.Voces tem alguma ideia para o chantilly ficar com o gosto melhor e a massa ficar menos pesada?Obrigada (:

BarraDoce.com.br disse...

Olá Giulia,

Para o cupcake, o que você pode fazer é separar a clara da gema, misturar apenas a gema com o leite e a essência de baunilha. As claras bata na batedeira até formar as claras em neve. Com elas prontas, reserve-as e junte a primeira parte da receita (os ingredientes misturados com a manteiga) e a segunda parte (gema, leite e essência de baunilha) misturando bem e por fim junte as claras em neve com uma espátula. Coloque nas forminhas preenchendo até a metade, pois por causa da clara em neve faz o cupcake crescer mais.
Para o chantilly depende muito do gosto de cada um, mas o ideal é fazer chantilly com creme de leite fresco.

Di disse...

Ola, tomei a liberdade de postar essa receita, linkada para cá, no meu blog. Se houver algum problema com isso, por favor, entrem em contato comigo e eu retiro a mesma.
Obrigado

BarraDoce.com.br disse...

Olá Di,

Pedimos o favor que você não copie literalmente a nossa receita, pois prejudica tanto o nosso blog quanto o seu com relação a busca no Google. Se possível deixe um link para o post da receita no nosso blog, ok?
Obrigada!

PAT disse...

Olá ,

Por que deixar esfriar na grade ?
Bj

BarraDoce.com.br disse...

Olá Pat,

É aconselhável esfriar cupcakes e bolos na grade de confeiteiro para que ele esfrie mais rápido e de forma mais homogênea. Além disso, quando o cupcake seca na grade, ajuda a forminha secar por inteiro.

Izabela disse...

Olá Barra Doce! Adoro o site de vocês e gostaria de fazer duas perguntas:
1-Se não esfriar na grade, o cupcake não fica bom?
2-Se eu quiser fazer a receia para 12 cupcakes, eu sigo os mesmos passos da receia de 30?
Obrigada!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Izabela,

Para fazer 12 cupcakes, você pode seguir as seguintes quantidades:
Para fazer 12 cupcakes, você pode seguir essas quantidades:

- 2 1/4 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 colher de chá de sal
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 1 xícara de açúcar
- 1 tablete (100grs) de manteiga
- 3/4 xícara de leite
- 2 ovos
- 1 1/2 colheres de chá de essência de baunilha
O modo de preparo é o mesmo da receita de 30 cupcakes.

Não vai dar errado se os cupcakes não esfriarem na grade. A grade serve para ajudar a esfriar mais rapidamente e de forma uniforme, sendo muito usada para bolos, cupcakes e biscoitos. Mas se você não tiver, pode forrar a bancada ou , melhor ainda, uma assadeira de alumínio com papel toalha e coloque os cupcakes para esfriar em cima.

Carol disse...

Olá Barra Doce! Eu faço cupcakes há mais tempo, e ele nunca ficaram como na foto. Eles ficam retos e não sobem um pouco mais da forminha. É alguma coisa que fiz de errado? Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Carol,

Cada massa de cupcake cresce de um jeito diferente. Tem receita que você enche só 1/2 forminha e o cupcake cresce bem e fica estufadinho. Agora tem outras massas que é preciso colocar mais pois elas não crescem tanto, dando para colocar 3/4 da forminha ou até mais.
Outros fatores que influenciam no crescimento é a qualidade do fermento e o cuidado de não abrir o forno enquanto o cupcake ainda não está assado, pois se você abrir o forno e ele ainda estiver crescendo, ele pode murchar.

Fernanda disse...

Minha farinha vem com fermento. Eu não preciso colocar fermento ou mesmo assim é bom colocar?
Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Fernanda,

Em geral quando se usa farinha com fermento não há a necessidade de colocar mais. Pode ser que após você fazer o cupcake, vendo ele assado, sinta a necessidade de colocar um pouco mais de fermento ou bicarbonato de sódio para ajudar a crescer, mas pode-se colocar cerca de 1/2 medida da indicada na receita.

Miriam disse...

adoreiiiiiiii, fiz a receita e coloquei os corantes ficou lindo e uma delicia, só tive um problema com o glace coloquei a manteiga e ele ficou meio liquido posso fazer sem manteiga? beijos e obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Miriam,

Que receita de glacê que você usou?

Paula disse...

Fiz essa receita e amei! Agora esta será a definitiva! Obrigada por compartilhá-la.

Cris disse...

Essa sem dúvida foi a melhor receita de cupcake de baunilha que já fiz!!! Ficaram com uma textura e gostinho ótimos.
Parabéns ao blog que eu adoro!

Anônimo disse...

oi tudo bem
eu moro em bh e gostaria de saber onde comprar os utencilios para fazeer cupcakes
e tambem queria saber se na 1001 festas vende isso para fazdr cupcakes

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Nós somos uma loja de artigos de confeitaria. Temos a loja aqui em São Paulo, no bairro de Moema, e a loja virtual que vende tudo o que você precisa para fazer os seus cupcakes!
Visite a gente!
www.barradoce.com.br

Anônimo disse...

olá !
Gostaria de saber qual cobertura para cupcakes é mais resistente ao calor e pode ser tingida de rosa .
Grata.
Adriana

BarraDoce.com.br disse...

Olá Adriana,

A de pasta americana resiste bem ao calor, mas nem todo mundo gosta de comer. Mas se você procura uma cobertura que dê para trabalhar com bico de confeiteiro talvez a melhor opção é do buttercream básico ou do buttercream de chocolate branco, ambos podendo ser tingido com corante (prefira usar os corantes em gel, pois eles são mais concentrados e não alteram a consistência da cobertura).

Angel disse...

Olá amigas, adorei o blog. Como sou nova na questão do Cupcakes gostaria de pedir uma ajudinha, meu aniversario e sexta feira dia 10/02/2012 e gostaria de servir os bolinhos do momento ao invés do bolo tradicional minha duvida e a seguinte, posso fazer os Cupcakes e assa-los na quarta dia 08/02/12 e decorar no dia 10. A massa ficara fresca e saborasa? Grata, Angel.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Angel,

Pode sim. A nossa recomendação é que você após estar com os cupcakes assados e frios, congele-os. No dia da festa, tire-os do freezer e deixe descongelar em temperatura ambiente.
Quando estiverem descongelados ai você pode decorá-los.
O descongelamento é até que rápido. Em 1 hora no máximo eles já estão em temperatura ambiente.

DAI CARDOSO disse...

Oi Boa Tarde, vou fazer um portfólio dos meus cupcakes e gostaria de uma opinião de vocês: terei que fazer os cupcakes um dia antes para a sessão de fotos no dia seguinte... qual a melhor cobertura usar para aguentar tanto tempo ainda intacta: buttercream com bastante açúcar ficaria firme de um dia para o outro? Agradeço antecipadamente a atenção de vocês e gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho... tanto a loja virtual quanto o blog são magníficos. Um beijão!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Dai!

Obrigada! Ficamos felizes em te ajudar!
Olha, para que fiquem perfeitas as suas fotos, acreditamos que o ideal é você fazer e colocar a cobertura no dia da sessão de fotos.
Se a sessão for na sua casa ou na sua cozinha, você pode cobrir os cupcakes antes da sessão, sem grandes transtornos.
Se você tiver que levar os cupcakes para um estúdio por exemplo, você pode até levar eles decorados já, ou então leve sem decorar e aplique a cobertura na hora, levando-as em uma sacola térmica já dentro de um saco de confeiteiro.
Esperamos ter te ajudado!

Anônimo disse...

quais os ingredientes para 6 cupcakes ?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Não temos uma receita apenas para 6 cupcakes, mas para 12, que é esta daqui (abaixo os ingredientes), com o mesmo modo de preparo da receita do post.
- 2 1/4 xícaras de farinha de trigo
- 1/4 colher de chá de sal
- 3 colheres de chá de fermento em pó
- 1 xícara de açúcar
- 1 tablete (100grs) de manteiga
- 3/4 xícara de leite
- 2 ovos
- 1 1/2 colheres de chá de essência de baunilha

Anônimo disse...

Uma deliciaaa!!!!!!!!

Suzana disse...

Oi?!

Será que posso trocar a manteiga pela margarina?

Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Suzana!

Até pode, mas o ideal então é usar aquelas margarinas culinárias que vem em tablete.

Brunninha disse...

olá gostaria de saber se eu posso tornar este cupcake de chocolate..
é só adicionar 1/2 xícara de chocolate em pó?!
obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Brunninha!

Você pode substituir 1/2 xícara de farinha por 1/2 xícara de chocolate em pó para fazer cupcakes de chocolate.

Anônimo disse...

olá, adorei as receitas! Mas eu posso coloca os cupcakes diretamente em forminhas de alumínio?
beijos, obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Poder até pode, desde que você unte as forminhas.

A Negociante disse...

Gente, que delícia!!!
Fiz e coloquei um bombonzinho dentro, ficou maravilhoso! O melhor cupcake que já provei...
Agora estou assando os de chocolate, mantive a receita e acrescentei uma xícara de chocolate em pó.

Anônimo disse...

Olá! Amei essa receita, eu fiz e ficou além de super bonito super gostoso!

Anônimo disse...

Olá! Eu estou fazendo os cupcakes pela 4ª vez, mas a 1ª com essa receita.
Eles ficaram rachados em cima, foi algum erro meu?
Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Não temos como te falar exatamente o que deve ter dado de errado com essa sua fornada de cupcake.

Para rachar o que pode ter acontecido é do forno estar numa temperatura muito alta na hora em que os cupcake foram colocados para assar. Isso faria com que a parte de cima asse rápido demais e fique um pouco ressecada, ai quando o resto da massa crescesse, causaria rachaduras nesta crostinha que se formou.

Anônimo disse...

Como eu posso fazer uma receita de cupcakes para 45 pessoas e sem a forma

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Para que todos os cupcakes fiquem do mesmo tamanho e formato o ideal é sempre usar uma forma de metal para sustentar as forminhas de papel. Sem a forma de metal você corre o grande risco dos cupcakes crescerem de maneira disforme.

Um outro utensílio bem útil na hora de fazer cupcakes é o uso de uma colher medidora ou uma colher tipo esta: http://www.barradoce.com.br/cat/acessorios_e_utensilios/2512.html

Assim você consegue colocar a mesma medida de massa em todas as forminhas, evitando que tenha mais massa em uma do que em outra, o que facilmente acontece quando colocamos a olho.

Anônimo disse...

Olá, já fiz esta massa algumas vezes e simplesmente adorei! Gostaria de saber se pode ser trocada a manteiga sem sal por margarina. E outra dúvida, é que se eu posso fazer desta massa ao invés de cup cakes apenas um bolo?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Muitas pessoas nos perguntam isso. Na realidade a manteiga possui uma composição muito diferente da margarina, mas se desejar mesmo usar a margarina recomendamos o uso das margarinas culinárias, que são aquelas vendidas em pacotinhos com 4 barrinhas e na embalagem está escrito "Forno e fogão".

Já a sua dúvida de usar essa receita de cupcake para um bolo, nós não testamos, mas acreditamos que dá certo sim.

Anônimo disse...

Gostaria de saber por quanto tempo bato o ovo o leite e a essencia e e depois qto tempo tbm quando estiver misturando as 2 massas

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Você precisa bater os ovos com o leite e a essência até que fique um creme claro e homogêneo. Não tem muito tempo exato, você é que precisará ver. O mesmo é quando estiver adicionando a mistura de farinha com o creme de ovos. Bata até que fique com aspecto cremoso, sem resquísio de farinha, em geral. Por isso é sempre importante raspar as laterais da tigela pois nelas fica um pouco de farinha grudada sem misturar.

Anônimo disse...

Fiz a receita para a estreia da minha forma de cupcake! Ficaram ótimos, mas só tive um problema: eles cresceram mais no centro que nas bordas, deixando um 'calombo' no meio, complicando pra colocar a cobertura... O que posso ter feito errado? Será um problema na temperatura do forno?
Parabéns pelo blog!
Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Isso é normal. Provavelmente foi a quantidade da massa colocada em cada forminha. Cada massa se comporta de um jeito conforme a quantidade de alguns ingredientes, como fermento e bicarbonato, e o modo de preparo, como bater claras em neve, que ajudam a massa a ficar mais fofa.

Mas isso o que aconteceu com você pode ser revertido facilmente, especialmente se você for decorar os seus cupcakes com uma cobertura tipo o buttercream ou um brigadeiro cremoso confeitado com bico. O que você pode fazer é cortar com uma faca de serra uma parte do topo do cupcake, deixando ele mais baixinho, pois ao confeitar com a cobertura mal dará para ver.

Da próxima vez tente colocar um pouco menos de massa nas forminhas, para que os cupcakes cresçam um pouco além da linha da forminha.

fernanda silva disse...

Queria saber quantos cupcakes da p fazer com a receita? Obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Fernanda!

Como fala na receita, rende cerca de 30 cupcakes.

lucineia b de lima disse...

oi posso usar a Qualy sem sal

BarraDoce.com.br disse...

Olá Lucineia!

A Qualy é margarina e por isso ela possui uma composição diferente da manteiga, por isso recomendamos que utilize manteiga mesmo.

A única margarina que pode até ser usada é aquelas em barras geralmente com a indicação de uso para forno e fogão.

Anônimo disse...

Boa tarde,
para fazer os cupcakes, o açucar da receita, é o cristal comun, ou tem que ser sempre o de confeiteiro (açucar refiado)?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Para a massa do cupcake é açúcar normal, refinado.

O açúcar de confeiteiro é usado mais em coberturas, para que você não sinta a textura do açúcar, já que ele é mais fino e se dissolve mais facilmente.

Aisha disse...

ola gostaria de saber porque a receita de 30 cupcake coloca 1 colher de fermento e para 12 precisa 3 colher obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Aisha!

Em uma receita é colher de sopa e na outra é colher de chá.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Aisha!

Em uma receita é colher de sopa e na outra é colher de chá.

Isis Catherine Brito Silva disse...

Oi,
eu queria fazer uma pergunta sobre formas de cupcake.
Formas de silicone vai ao forno?
Obrigado!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Isis!

Vão sim, mas vale se certificar verificando esta informação na forma que você comprar.

thais disse...

Olá, nessa meia receita que vai 100grs de manteiga, quando ela é misturada nos ingredientes secos fica uma farofa e não uma massa, é assim mesmo? Obrigado

BarraDoce.com.br disse...

Olá Thais!

Deve ficar mais uma massa do que uma farofa, pois como se deve usar a manteiga em temperatura ambiente, ela se mistura mais facilmente aos outros ingredientes, transformando a mistura em uma massa.

Laudicea disse...

Oi, fiz esta receita para fazer mini cup cakes e ficaram ótimos, gostaria de saber por quanto tempo posso congelar e se usar o buttermilk, teria alguma variação. Obrigada .

Anônimo disse...

Olá, parabéns pelo blog, ameiiiii!!!
Gostaria de saber se essa farinha é com ou sem fermento?
Att.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Laudicea!

Você pode deixar estes cupcakes congelados por cerca de 2 meses.

Com relação ao buttermilk, você pode usar ele ao invés do leite, pois pode deixar a massa mais leve e fofa.

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

É farinha sem fermento.

Anônimo disse...

É com leite liquido ou em pó

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

É leite líquido.