Receita: Buttercream de Chocolate II

Além da receita de buttercream de chocolate com clara de ovo, que passamos aqui no blog, tem uma outra versão que é mais parecida com a do butercream básico.

Triple Chocolate Heaven Vegan Cupcakes

Você irá precisar de:
- 2 xícaras de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 1 1/2 xícara de chocolate amargo derretido (deixe esfriar antes de acrescentar a receita)
- 5 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 3 colheres de sopa de leite
- 1 1/2 colher de chá de essência de baunilha

Assim como a receita do buttercream básico, bata a manteiga na batedeira por cerca de 2 a 3 minutos até que ela fique clara e fofa. Diminua a velocidade e acrescente o chocolate, batendo até misturar. Por fim, junte o açúcar, o leite e a essência de baunilha, acabando de bater em velocidade média até que o buttercream fique bem homogêneo.

Atenção a lista de compras:
- manteiga sem sal
- açúcar de confeiteiro (disponível na nossa loja física)
- leite

Créditos da foto e da imagem: Billy Reece no site da Martha Stewart (receita) e The Cupcake Mint (foto)

72 comentários:

  1. Essa mistura de buttercream, ela derree rápido? Dura, em média, quantos dias, sem "desmoronar"?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Thaise,

    por ter manteiga e leite, o ideal é consumir o quanto antes e se possível conservar na geladeira. Ela irá derreter um pouco se ficar em um ambiente quente. Mas fique tranquila que ficará firme o buttercream, por causa do chocolate amargo e do açúcar de confeiteiro.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo esclarecimento!
    Boa semana!

    ResponderExcluir
  4. No meu caso, qdo fiz o buttercream, ele endureceu mesmo deixando fora da geladeira. Perdeu a cremosidade sobre os bolinhos no dia seguinte e não ficou tão gostoso. Porque será que endureceu? Franciele (fpdeboni@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  5. Oiii, tudo beeem ?
    adoreeei o bloooog...to seguindoo táaa?
    beijooooooooooos ! *-*

    ResponderExcluir
  6. Olá!!

    Uma dúvida!
    não sou muita fã de chocalte meio amargo...posso substituir pelo cholate ao leite?? perde a consistencia do buttercream?

    Obrigada!
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Parece muito bom meeeesmo... Mas eu queria saber, se eu posso usar o ButterCream como cobertura para um bolo normal. Será que ele fica muito enjoativo? Ele fica intacto (sem derreter) durante quanto tempo fora da geladeira? Essa receita não daria para um bolo retangular grande, não é?? Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Olá Moroni,

    Pode usar tranqüilamente o buttercream para cobrir bolos e não fica enjoativo. O buttercream fica melhor em um ambiente fresco e arejado, aguentando ficar umas 2 horas fora da geladeira. Como a base da receita é manteiga, ele precisa ficar armazenado na geladeira. Quanto a sua dúvida se dá para cobrir um bolo retangular grande com essa receita, depende um pouco do tamanho do seu bolo, mas provavelmente ela deve ser suficiente, você só terá que espalhar mais a cobertura, deixando-a mais fina.

    ResponderExcluir
  9. Que bom, eu com muuita vontade de usar esse buttercream para cobrir algum bolo... Obrigado por responder. Vou fazer a receita e, depois conto pra vocês como ficou!

    ResponderExcluir
  10. Olá Moroni,

    Que bom! Use para cobrir os seus bolos, que você não irá se arrepender. Nos mande um e-mail depois, nos contando como foi a sua experiência.

    ResponderExcluir
  11. A receita de Buttercream indicada tanto a básica quanto a de chocolate,´são indicadas para utilizar no clima quente, tipo calorzão do Rio???

    ResponderExcluir
  12. Olá Alexandra,

    Essas receitas de buttercream podem ser feitas sem problema nas cidades em que o clima é bem quente, mas a nossa recomendação é que você decore os cupcakes no dia em que for servir, guardando-os em um local fresco. Uma alternativa que você pode fazer também é usar as receitas de ganache branco ou de chocolate meio-amargo.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    tenho uma duvida de leiga !
    Qual é a medida certa para 2 xic de manteiga ? 100gr, 200gr.

    Obrigada !

    ResponderExcluir
  14. Olá JuH,

    Dê uma olhada neste post sobre conversão de medidas, que lá tem a de manteiga.
    http://blog.barradoce.com.br/2011/01/principios-basicos-conversao-de-medidas.html

    ResponderExcluir
  15. Olá, muito didático e lindo o blog de vocês! Parabéns! Vou fazer cupcakes para uma festa de criança e gostaria de usar o buttercream. Já li o post em que vocês respondem que a cobertura fica firme, mas a minha cidade é bem quente, tenho receio que a cobertura desmorone. Vocês recomendam outra cobertura mais firme mais resistente ao calor? Obrigada, Fernanda.

    ResponderExcluir
  16. Olá Fernanda,

    Ficamos super felizes de saber que cada vez mais e mais pessoas tem nos passado um retorno assim como o seu! Obrigada!
    Esta receita tem a tendência de ficar um pouco mais dura do que a do buttercream normal (baunilha), por causa do chocolate, pois ele endurece naturalmente ao esfriar.
    Outras receitas boas de cobertura são as de brigadeiro (melhor as que tem gema na receita), doce-de-leite, ganache, creme de avelã ou até geléia.

    ResponderExcluir
  17. Ola, meu nome é Lailla e gostaria de uma opniao.. a cliente escolheu o cupcake de chcolate com recheio de mousse maracuja e gostaria de saber se a cobertura de buttercream de baunilha fica bom. Obrigada.

    ResponderExcluir
  18. Olá Lailla,

    Olha é difícil opinarmos pois é gosto pessoal. Se você está em dúvida, faça um teste antes e se não achar que a cobertura de buttercream de baunilha fica bom, há ainda a possibilidade de ganache de chocolate branco ou de cream cheese (aqui no blog temos as 2 receitas).

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Vou fazer os testes!

    Obrigada.

    Vou pegar as receitas.

    Lailla.

    ResponderExcluir
  20. Olá Lailla,

    Depois nos conte como foram os seus testes de coberturas.

    ResponderExcluir
  21. Olá! faço a mesma pergunta que teve lá em cima, mas que nao foi respondida nos outros comentários..
    Posso colocar chocolate ao leite em vez de meio amargo? ele vai ficar mole e desmoronar?
    Aguardo. Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. Olá Laynara,

    Você pode usar chocolate ao leite ao invés do amargo, porém vai ficar bem doce o seu buttercream e pode correr o risco de ficar mais mole. Caso use o chocolate ao leite, o ideal é você colocar uma quantidade um pouco maior de chocolate.
    Mas nós recomendamos que se você não gosta de chocolate amargo, use ao menos o meio-amargo.

    ResponderExcluir
  23. Huumm, entendi, e se eu colocar metade meio amargo, e metade ao leite? Bom, nao posso colocar achocolatado pra ele ficar com gostinho de chocolate de leve? rsrs

    ResponderExcluir
  24. Olá Laynara,

    Pode colocar metade chocolate meio amargo e metade ao leite. Se você quiser colocar chocolate em pó, recomendamos fazer isso na receita do buttercream básico (http://blog.barradoce.com.br/2010/04/receita-buttercream-basico.html), acrescentando 1 xícara, mais ou menos, de chocolate (tipo o do padre). Achocolatado não é bom de colocar, pois ele deixa o sabor muito artificial.

    ResponderExcluir
  25. Oi!
    Adoro as receitas q vcs postam es~tou viciada. Gostarai de saber q tipo de bico uso pra fazer esse detalhe tipo em camadas q fiou nessa foto?
    Dede já grata.
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. Olá Tita,

    Não temos a informação de qual é o bico exatamente que foi usado para decorar, mas provavelmente foi algum modelo de pitanga aberta. Para conhecer mais os tipos de bico, veja este post aqui: http://blog.barradoce.com.br/2010/05/principios-basicos-tipos-de-bicos-de.html

    ResponderExcluir
  27. oi gente!Gostaria de saber se posso usar açucar impalpável no buttercream.Lucy

    ResponderExcluir
  28. Olá Lucy,

    Pode sim. Como o açúcar impalpável é açúcar com amido de milho, ele ficará mais firme e consistente.

    ResponderExcluir
  29. oi quero saber se nas receitas diz manteiga tem que ser ou posso colocar margarina desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  30. Olá,

    Nas receitas de buttercream especificamente é necessário usar manteiga, não dá certo usando margarina.

    ResponderExcluir
  31. eu e uma amiga fazemos cupcakes. Uma vez ela fez o buttercream, só que usando margarina, ficou com um gosto muito forte de margarina. Com a manteiga tbm fica com esse gosto forte?

    ResponderExcluir
  32. Olá Teice,

    A receita de buttercream pede manteiga justamente por causa do gosto. Margarina é um tipo diferente de gordura e fica com um gosto mais forte mesmo.

    ResponderExcluir
  33. ai vai uma duvida meio besta minha mais que prefiro não arriscar, quando nas receitas diz assim : chocolate meio amargo, chocolate amargo, ai tem as medidas certo ? se eu colocar a mesma medida da chocolate ao leite muda muito ? e tbm a receita diz açucar de confeiteiro neh ? qual é a diferença do meu aqui em casa (união
    __ ) para esse de confeiteiro? e tbm outra duvida se a receita deixa eu colocar chocolate ao leite, eu posso colocar um pouco mais de chocolate e reduzir o açucar ( pq a finalidade do açucar é só adoçar, e do chocolate eh deixar mais doce e com o gosto do chocolate em particular. obg desde já.

    ResponderExcluir
  34. Olá Cris,

    Nenhuma dúvida é boba e sempre é melhor perguntar! Além do mais quanto mais se entende de um assunto melhor, concorda?
    Ficamos felizes de poder te ajudar.
    Bom, seguindo a sequência das suas dúvidas, vamos responder em tópicos, ok?

    CHOCOLATE
    Cada tipo de chocolate (branco, ao leite, meio-amargo e amargo) possui uma composição diferente. Pensando como se estes 4 tipos de chocolate, nesta sequência que citamos, como se fossem uma paleta de cores indo do mais claro para o mais escuro, a relação de composição é quanto mais escuro, mais cacau ele tem e quanto mais claro, mais manteiga de cacau ele tem. Ou seja o chocolate meio-amargo e amargo tem mais cacau do que o ao leite, e quanto mais cacau o chocolate tem, mais "duro" o chocolate é. O chocolate branco na realidade é composto quase que basicamente por manteiga de cacau, já que se ele levasse cacau ele teria uma tonalidade escura.
    Tem receita que sinceramente não importa muito se você troca o meio-amargo pelo amargo ou ao leite ou vice-versa. Já outras receitas muda muito, especialmente nas coberturas como do buttercream ou ganache, portanto se uma receita pede chocolate meio-amargo e você quer colocar chocolate ao leite, você precisa reduzir a quantidade de açúcar da receita e aumentar a de chocolate, para que ele fique com uma consistência boa e ao mesmo tempo não muito doce.

    AÇÚCAR DE CONFEITEIRO
    Açúcar de confeiteiro é um açúcar mais fino do que açúcar que a gente usa no dia-a-dia em casa. Tem gente que se não tem o açúcar de confeiteiro em casa, bate o açúcar normal num processador ou liquidificador para afinar ele.
    O açúcar de confeiteiro por ser mais fino, ele se mistura mais facilmente mesmo a frio, como na receita do buttercream.

    Esperamos que estas explicações tenham te ajudado. Qualquer coisa é só deixar outro comentário ou escrever para redes.sociais@barradoce.com.br.

    ResponderExcluir
  35. Olá! Sei que este post não é de cupcakes, mas como quero fazer essa cobertura vou perguntar aqui mesmo, ok?!
    Fiz cupcakes 2 vezes, mas acho que não ficou tão fofinho como o da "Luana Cupcakes(acho que é esse o nome)"... Vcs teriam alguma receita do cupcake de baunilha?
    Grata!

    ResponderExcluir
  36. Olá,

    Algumas dicas boas para deixar o cupcake bem fofinho é bater as claras em neve, colocar sempre o fermento ou bicarbonato mais para o fim da receita, para ele ele não perca o efeito e garanta que o bolo fique fofinho, e por último mas não menos importante, é ter o forno pré-aquecido.

    A receita que temos de cupcake de baunilha é a seguinte: http://blog.barradoce.com.br/2010/06/receita-cupcake-de-baunilha.html

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  37. Olá , adorei as dicas , mas a minha preocupação é a duração tanto da ganache quanto do buttercream, posso fazer um dia antes essas coberturas?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Olá Clarissa,

    Pode preparar um dia antes essas coberturas, mas a nossa recomendação é, se possível, sempre preparar no dia.

    ResponderExcluir
  39. Obrigada por responder. No dia não teremos tempo, por isso minha preocupação de fazer um dia antes e se vai ficar bom. Principalmente o buttercream.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Gente não adianta liquidificar o açucar cristal ou refinado, porque ele não vai virar açucar de confeiteiro só porque ficou mais fino.
    Simplesmente poruq eo açucar de confeiteiro contém algum tipo de amido ou fosfato de cálcio, que dá maior leveza.

    ResponderExcluir
  41. Olá, adoro o blog e sempre acompanho. Fiz esse final de semana uns cupcakes pro niver da minha vizinha e o meu buttercream, infelizmente desandou. Eu segui a receita porém com algumas aterações: Troquei o chocolate meio amargo pelo ao leite, e a manteiga pela margarina light. Resultado ele ficou mole, um creme na verdade e muito doce. Será que foi isso que resultou a minha tragédia? Uma observação: Adicionei as duas xícaras de açucar a mais pra ver se ele endurecia, mas mesmo assim ele não ficou duro.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  42. Olá Gardênia!

    O açúcar de confeiteiro pode ou não ter em sua composição amido ou fosfato de cálcio.

    A granulação do açúcar refinado passado no liquidificador e passado na peneira pode não ficar igual ao do açúcar de confeiteiro, mas é uma solução para quando se quer fazer a receita e não se tem o açúcar de confeiteiro.

    ResponderExcluir
  43. Olá Aidê,

    Para fazer o buttercream não é bom usar margarina pois a sua composição é diferente da manteiga, resultando em um produto final bem diferente do buttercream, pela sua consistência e sabor.

    Esta cobertura apenas de ser muito famosa, especialmente no exterior, não agrada muito o paladar brasileiro, por isso recomendamos a quem vai fazer para uma festa, teste antes, veja se gosta para não ter surpresa na hora H.

    A substituição do chocolate meio amargo pelo chocolate ao leite também pode atrapalha, principalmente no adocicado. A ideia de usar o chocolate meio amargo e o açúcar é justamente para balancear a doçura e o chocolate meio amargo ajuda a ficar mais durinho também.

    ResponderExcluir
  44. Olá!

    Fiz essa receita agora, com chocolate meio amargo, e segui todas as indicações. O creme ficou num ponto bom para cobertura, cremoso e firme ao mesmo tempo... mas ao experimentar, dava para sentir os "grãos" do açucar. Esperava que o creme fosse ficar lisinho. Eu fiz algo errado ou este sabor é característico desta receita mesmo??

    ResponderExcluir
  45. Olá,

    Sempre que eu faço esse buttercream, sinto os pequenos "grãos" do açúcar.. quer dizer, o creme não fica liso. É isso mesmo? Eu estou fazendo alguma coisa errada ou esta é uma característica de todos os buttercreams ??

    ResponderExcluir
  46. Olá posso usar gordura vegetal hidrogenada no lugar da manteiga para fazer o Buttercream?

    ResponderExcluir
  47. Olá Carolina!

    O que você pode experimentar fazer já que usou o açúcar de confeiteiro é peneirá-lo umas 2 vezes para que não fique com nenhum grão maior.
    O intuito de usar ele é para que fique mesmo mais lisinho.

    ResponderExcluir
  48. Olá Rúbia!

    Não é possível usar gordura vegetal hidrogenada no lugar da manteiga, pois não ficará nada igual ao buttercream.
    Buttercream, como o próprio nome já diz, é feito de manteiga (butter) e não tem como substituí-lo.
    Muita gente nos pergunta se dá também para usar margarina no lugar da manteiga. Isso também não é possível.
    O nosso conselho para quem não quer usar a manteiga no final é optar por outro tipo de cobertura, como o ganache ou as receitas de cobertura de cream cheese com chocolate.

    ResponderExcluir
  49. Fiz hoje essa receita e fiquei um poico "decepcionada" com a cor... Não obtive esse tom forte de chocolate, então acrescentei mais chocolate meio amargo e cacau em pó. Será que vale usar algum corante para dar esse tom bonito de chocolate no buttercream?

    ResponderExcluir
  50. Olá Agnes!

    Realmente é um pouco estranho do seu buttercream não ter ficar com uma cor escura de chocolate.
    Se você usou chocolate meio amargo ao invés do amargo que é indicado na receita já faz uma certa diferença.
    Mas se você gostou do sabor e só quer deixar com a cor mais forte pode colocar um pouco de corante marrom e um pouco de corante preto, ambos em gel.

    ResponderExcluir
  51. Essa receita dá para enfeitar qtos cupcakes? posso usar essas barras comuns de chocolate meio amargo, essas que veem com tabletinhos?

    ResponderExcluir
  52. Olá Meg!

    Você pode usar, mas a receita pede chocolate amargo, não meio amargo.

    Se você usar chocolate meio amargo ele vai deixar um sabor mais suave e ficará mais doce, já que tem açúcar na receita.

    Esta receita rende cobertura suficiente para cobrir até 30 cupcakes.

    ResponderExcluir
  53. Que receita fantástica!!! Parece fácil de fazer!

    Vou experimentar cobrir o meu bolo de aniversário com esse buttercream ou com o de chocolate branco que também vi aqui!!!

    Amei o blog!
    Bjs

    ResponderExcluir
  54. Hum, que delícia, Daiane!

    Depois nos conte como ficou o seu bolo de aniversário!

    ResponderExcluir
  55. Olá, gostaria de saber se a barra de chocolate é facionada ou normal.

    ResponderExcluir
  56. Se eu não encontrar a manteiga sem sal, posso usar a manteiga normal?

    ResponderExcluir
  57. Olá!

    Pode usar sim, mas tenha preferência pelas marcas com sal mais suave, já que existem algumas marcas que são bem mais salgadas do que outras.

    Se você não souber qual marca tem mais sal ou não veja as informações nutricionais. As manteigas com mais sódio são as que tem mais sal, enquanto as com menos sódio são as que tem menos sal.

    ResponderExcluir
  58. Olá, quero saber se o buttercream de chocolate amargo suporta ficar fora da geladeira por 3 horas. Minha sobrinha quer levar um bolo pra casa dela, ela vai de avião e o tempo aproximado de viagem, embarque e desembarque e chegada a casa dela é de 3 horas. Ela vai levar o bolo em uma bolsa térmica. Sera que suporta sem derreter por esse tempo?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Olá Glazi!

    Olha o ganache é uma cobertura que até resiste bem um tempo fora da geladeira, especialmente bem acondicionada em uma bolsa térmica, mas infelizmente não temos como te dar 100% de certeza de que a cobertura chegará perfeita.

    ResponderExcluir
  60. Olá, eu vejo receitas que dizem para colocar o chocolate por último, outras como essa depois da manteiga...faz dirença?

    ResponderExcluir
  61. Olá Anita!

    Não faz muita diferença, pois o mais importante é a manteiga estar muito bem batida.

    ResponderExcluir
  62. Ola, boa noite meu nome é renato gostaria de saber, estou vendendo cupcake na empresa em que trabalho, nas estou fazendo a cobertura de leite condensado, gostaria de saber se vai aguentar eu levando na bolsa termica? Grato :)

    ResponderExcluir
  63. Olá Renato!

    Qual a receita que você está usando? É tipo brigadeiro?

    Em geral os cupcakes aguentam bem se você levar em uma bolsa térmica, evitando que eles sofram com as contantes mudanças de temperaturas durante o transporte.

    Talvez o mais importante é não colocá-los eles mornos ou quentes dentro da térmica, pois o calor ajuda a derreter a cobertura e também diminui a validade dos cupcakes.

    ResponderExcluir
  64. Olá boa noite!
    Gostaria de saber se a quantidade de chocolate é medida antes ou depois de derretido, tanto nessa receita quanto na de buttercream de chocolate branco.
    Queria também que vocês me indicassem a cobertura mais apropriada para cupcakes que enfeitarão a mesa do bolo do casamento do meu irmão.
    Adorei o site e as dicas!!!!
    Obrigada, beijos!
    Juliana Vieira

    ResponderExcluir
  65. pessoal, tenho uma dúvida.

    vi uma receita igual a essa num blog americano, só que com variações, no caso levava cacau em po em vez de chocolate e a manteiga era derretida, porém levava creme de leite fresco.

    será que posso fazer esta receita aqui usando a manteiga derretida, porem sem o creme de leite fresco?

    ResponderExcluir
  66. Olá Juliana!

    A conversão de medidas você pode pegar como base as medidas citadas neste post aqui:
    http://blog.barradoce.com.br/2011/01/principios-basicos-conversao-de-medidas.html

    Com relação a melhor cobertura de cupcake para casamento, acaba dependendo conforme o clima especialmente. Em geral a cobertura mais prática é a de pasta americana. Com ela você não corre o risco da cobertura perder a forma, amolecer ou até estragar.

    ResponderExcluir
  67. Olá Anita!

    São receitas bem diferentes essa que você citou e a da receita deste post.

    Como são sabemos como é a receita que você viu, acreditamos que ela seja uma base de chantilly em que foi incorporada a manteiga derretida e o restante dos ingredientes.

    A receita deste nosso post tem como base o uso mais tradicional da manteiga para se fazer o buttercream que é ela em temperatura ambiente. Se você experimentar seguir esta receita usando manteiga derretida não irá dar muito certo provavelmente.

    ResponderExcluir
  68. oi,aqui celia. adorei o vosso blog,explicam tudo com minimo detalhe.eu gostava de saber se posso dereter o chocolate e misturar com leite condessado para cobrir bolo? isto è:bater a manteiga por 3 min,acrescentar o chocolate deritdo,e por ultimo o leite condessado.bjo

    ResponderExcluir
  69. Olá Celia!

    O problema de colocar o leite condensado é que ele irá deixar a cobertura mais líquida e não dará o ponto correto para a cobertura.

    Você pode fazer um brigadeiro ao invés do buttercream.

    ResponderExcluir
  70. Gostaria de saber quanto essa receita rende??! quantos cupcakes consigo decorar, mais ou menos??

    ResponderExcluir
  71. Olá!

    Esta cobertura rende aproximadamente cerca de 30 cupcakes.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.