Receita: Bolo Red Velvet

O bolo Red Velvet é um bolo que instiga os amantes de doces pela sua forte cor vermelha, geralmente destacada com coberturas brancas, como de cream cheese e buttercream.

IMG_5352

Esta receita que vamos passar do Red Velvet é da Bakerella. Quem não a conhece, precisa conhecer.

Bom, vamos a receita! Você irá precisar de:

- 2 ovos
- 1 1/2 xícaras de óleo
- 1 xícara de buttermilk* (para fazer coloque 1 colher de sopa de suco de limão e complete com leite, misture e deixe descansar por 10 minutos antes de usar para talhar.)
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de chá de essência de baunilha
corante vermelho (o quanto baste para a chegar na cor)
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Como em todo bolo, pré-aqueça o forno em 180 graus. Unte 2 formas redondas com 20 cm de diâmetro com manteiga e farinha. Agora vamos ao bolo! Primeiro bata na batedeira os ovos até que a misture fique bem clara. Adicione todos os ingredientes líquidos (óleo, buttermilk, vinagre, essência de baunilha e o corante vermelho) batendo para misturar bem e reserve.

Em outra tigela maior, coloque os ingredientes secos e bata alguns segundos para ficar homogênea. Agora adicione os ingredientes líquidos já batidos e bata por mais uns 2 minutos em velocidade média-alta. Coloque a massa nas assadeiras, dividido igualmente e bata a assadeira algumas vezes na sua área de trabalho para que a massa libere qualquer bolha que haja. É só levantar a assadeira alguns centímetros e soltar. Com o impacto, a massa se mexe e as bolhas sobem, saindo do meio da massa.

Asse por 30 minutos ou até que o palito de dente saia limpo. Com os bolos prontos, deixe esfriar na própria assadeira por uns 10 minutos e depois desenforme, deixando esfriar mais um pouco sobre a grade de confeiteiro. Faça a cobertura que pode ser de cream cheese ou buttercream, com uma quantidade o suficiente para rechear e cobrir o bolo.

Aqui vai mais uma dica da Bakerella! Caso você queira usar essa receita para fazer cake pops, ela recomenda colocar menos óleo na massa ou colocar menos cream cheese para fazer as bolinhas.

* Não há disponível aqui no Brasil a versão industrializada do buttermilk, que é vendida em larga escala em países como Estados Unidos, Canadá e Inglaterra.

Atenção para a lista de compras:
- ovos
- óleo
- leite (para o buttermilk)
- limão (para o buttermilk)
- vinagre
- farinha de trigo
- sal

Crédito da receita e imagem: Bakerella