17 de junho de 2010

Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Recheando Cupcakes

Normalmente os cupcakes são sem recheio, mas isso não impede que você deixe eles ainda mais cheios de sabor. As técnicas mais comuns de rechear os cupcakes são as seguintes:

Técnica 01: Cortando o cupcake

Corte o centro do cupcake, fazendo um círculo, com a ajuda de uma faca pequena.

cupcake, pre-filling

O macete é inclinar a faca, para que a parte cortada saia no formato de um cone.

cupcake center cone

Com esse cone tirado do cupcake, corte a parte de baixo, para que após seja colocado o recheio, você consiga fechar o espaço com a tampinha do cone.

cupcake with center removed

Coloque o recheio com a ajuda de um saco de confeiteiro e feche com a tampinha retirada.

cupcake, filled

Técnica 02: Recheando com bico de confeiteiro

Essa técnica é um pouco mais fácil e você consegue trabalhar com mais agilidade. Use um saco de confeiteiro com um bico tipo perlé com a abertura de tamanho médio. Coloque o recheio no saco, insira o bico no centro do cupcake e faça pressão para encher de recheio.


Conforme for enchendo de recheio, vá tirando o bico, mantendo a pressão para que o espaço ocupado pelo bico vá se completando de recheio.


Uma alternativa ao saco e bico de confeiteiro é usar a pistola Dessert Decorator da Wilton.



Técnica 03: Cortando o cupcake

Um outro jeito de rechear o seu cupcake é fazendo um pequeno corte na parte central do topo do seu cupcake com uma faca, abrindo uma fenda. Em seguida, insira o recheio colocando-o com a ajuda de um saco de confeiteiro, não sendo necessário colocar nenhum bico.

Crédito das imagens: Baking Bites (técnica 01) , Evil Shenanigans (técnica 02) e Wilton (Dessert Decorator)

15 comentários:

Lutty Rolhvagenes disse...

Olá!
Adoro a loja e as dicas de vcs aqui no blog!
Há alguns meses tente rechear meus cupcakes usando a citada técnica número 2´. O sabor fica deliciosa, porém o recheio tende a sair e se alojar no fundo da forminha, ultrapassando a massa, já que é difícil saber a quantidade de recheio sem enxergar...
A primeira técnica é minha preferida, também já experimentei!!!
Obrigada!!!

Vanessa Lima disse...

Olá! Sobre a técnica 1, de cortar, descobri que com o cortador para decorar frutas, aquela faquinha em "V" fica bem simples de cortar os bolinhos, e até mesmo de tirar a tampinha. O princípio é o mesmo, usar o cortador em 45º e fazer apenas alguns picotes no bolinho em formato redondo. Testei neste final de semana e foi bem prático!

Agora quero testar com o saco de confeitar...

BarraDoce.com.br disse...

Olá Lutty,

Para fazer a técnica 2, que é a com o bico de confeiteiro, o macete para não acontecer esse problema que você relatou do recheio se alojar no fundo da forminha, é deixar a ponta do bico mais ou menos no meio da massa, sem chegar os fundo da forminha. Faça pressão no saco para o recheio sair e ocupando o espaço da massa e depois, mantendo ainda uma pressão no saco, vá retirando o bico do bolinho.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Vanessa,

Obrigada pela dica! É isso mesmo, nós temos que usar e experimentar novas ferramentas até para ver qual a gente mais gosta de trabalhar. Experimente a dica com o saco de confeiteiro também, que é bem fácil e prática.

Mary Jo Zilveti disse...

Olá pessoal do Barradoce. Adoro o blog de vocês, assim como o site. Já tinha visto os bicos em sites lá fora e entendo que custem muito aqui por conta dos impostos. Mas será que vocês não vendem bicos produzidos no país? Quais são os bicos que os confeiteiros de doceiras e padarias usam? Não podem ser somente importados? Existe em algum outro lugar, como no centro, que venda bicos? Ou vocês mesmos têm?
Abraços e obrigada,

Mari-Jô Zilveti

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mary Jo Zilveti,

No nosso site vendemos apenas os kits importados, mas na nossa loja física temos uma grande variedade de bicos que são vendidos individualmente.

Patch da Leth disse...

Bom dia
Adorei os cupcakes e a maneira de rechea-los. Quero fazer para o niver do meu neto, mas como trabalho sozinha, sem ajuda, queria saber quantos com quantos dias de antecedencia posso fazer os cupcakes sem que eles estraguem? Posso deixar recheado e confeitado de um dia para o outro?
Aguardo uma resposta
Desde já muito obrigada

MALU disse...

Ola tbem gostaria de saber qto tempo duram os cupcakes com o ganache de chocolate e se podem ficar fora da geladeira.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Malu,

Em geral a validade dos cupcakes com ganache variam muito conforme eles são conservados. O ideal é comer em até 2 dias, por causa do creme de leite, mas sempre guardando ele na geladeira.
Se você quiser fazer os cupcakes cobertos com ganache para uma festa por exemplo, o que indicamos que as pessoas façam é fazer os cupcakes com antecedência, deixando-os assados e prontos para confeitar. No dia da festa prepare o ganache e cubra os cupcakes. Fora da geladeira é bom mantê-los a menor quantidade de tempo possível, mas eles suportam cerca de 2 a 3 horas em um ambiente fresco e seco.

Aline disse...

Gostaria de saber se é possível de rechear com doce de leite com a técnica 2 (saco de confeitar e bico)? A consistência do doce de leite permite isso? Obrigada e parabéns pelo blog!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Aline,

Depende do doce de leite que você for usar. Tem doce de leite que é mais cremoso assim como tem aqueles que são mais duros e consistentes. Aconselhamos você escolher o que é mais cremoso.
Tem um outro jeito de decorar com saco de confeiteiro que não usa o bico. Faça um corte na parte de cima do cupcake bem no meio na perpendicular do bolinho usando uma faça, ai você encaixa o saco de confeiteiro no buraco e aperta o recheio. Os cuidados que tem que se tomar neste técnica é não cortar até o final e nem encher de mais de recheio, senão o cupcake fica desforme e o recheio pode vazar.

Sônia Melo Ruiz disse...

Eu tentei todos os métodos mas agora uso um cortador de centro de maçã para fazer os buraquinhos. A tecnica da faca dá muito trabalho e os buracos ficam irregular, a tecnica 2 e 3 rasgam os cups pq como diz a física, 2 corpos nao ocupam o mesmo lugar, então tem que tirar um pouco da massa. Tb a tecninca 2 deixa pouco recheio comparado ao buraquinho. Esse cortado é ótimo pq é comprido e tem uma boa pegada. É fácil de enconrtrar também.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Sônia!

Agradecemos muito o seu comentário, pois é isso mesmo!

No fundo cada pessoa se adapta com uma das técnicas, inclusive a de tirar o meio do cupcake com o cortador de centro de maçã ou abacaxi.

Sempre é bom ter alguma técnica na manga para quando se quer rechear, mas os recursos ou utensílios são limitados, por exemplo.

Existem pessoas até que nem usam a massa que tiraram do cupcake para tampar o buraco, já cobrem com cobertura escondendo o recheio, especialmente se a cobertura e o recheio são os mesmos.

lucineia b de lima disse...

gostaria de receber a receita de cobertura de brigadeiro para cupcake

BarraDoce.com.br disse...

Olá Lucineia!

Existem inúmeras receitas de brigadeiro, por incrível que pareça. Ás vezes a receita mais básica de todas é a que dá mais certo. Experimente fazer o seu brigadeiro com 1 lata de leite condensado, 3 a 5 colheres de sopa de chocolate em pó (não use achocolatado) e 1 colher de sopa de manteiga. Essa base já dá um brigadeiro bem firme, mas é preciso cozinhar até que ao passar a colher no fundo da panela, o fundo apareça e não pode parar de mexer.

Algumas pessoas e, claro, em algumas receitas adicionam 1 gema, que serve de espessante, deixando o brigadeiro grosso mais rápido.

Também se pode substituir o chocolate em pó por chocolate meio amargo ou até amargo picado. Ele trará um sabor diferente e também deixará o seu brigadeiro com uma boa consistência.

Como já passamos para várias pessoas que nos pediram ajuda com algumas receitas, é preciso testar para que você ache aquela que mais se encaixa ao que você quer fazer.