1 de junho de 2010

Dica: Bolo de Futebol de Botão

Quem se não lembra de quando era criança ter brincado ou visto os irmãos e amigos jogando futebol de botão? Ele acabou ficando na memória e nas saudades de muita gente, mas agora essa doce lembrança pode se tornar em um bolo lindo, perfeito para entrar no clima de Copa do Mundo.


Faça uma massa de bolo da sua preferência em um tabuleiro retangular grande ou em duas formas quadradas para juntar depois, recheie e decore o bolo, que é a parte mais divertida. Assim como falamos na receita da decoração do bolo de bola de futebol, você pode usar pasta americana ou buttercream para decorar, mas vamos explicar dos dois jeitos.

Tanto com a pasta americana quanto com o buttercream, divida a cobertura em 3 partes, uma parte grande para misturar corante verde, para fazer o gramado, uma parte média para fazer os botões e uma parte pequena que será usada para fazer as linhas do campo.

Se você optou pela pasta americana, abra a pasta com um rolo liso o suficiente para que cubra todo o bolo, tentando deixar com uma espessura de cerca 0,4 cm. Se quiser, antes de cobrir com a pasta americana, espalhe por todo o bolo doce-de-leite, brigadeiro ou geléia sem pedados, que além de deixá-lo ainda mais gostoso, ajuda a aderir melhor a pasta americana. Cubra o bolo com a pasta americana alisando com um alisador, fazendo sempre movimentos circulares. Corte com uma faca todo o excesso de pasta que tiver na base.

Para as linhas, use a pasta americana sem corante. Abra a pasta e corte mais ou menos umas 10 tiras do tamanho do lado maior do bolo, com 0,3 cm de altura e 0,5 a 0,7 cm de largura. Aplique as tiras, tirando os excessos, na seguinte sequência (veja o desenho para te auxiliar):
  1. linhas laterais
  2. linhas de fundo
  3. linha central
  4. pequena área
  5. grande área
  6. meia lua
  7. círculo central

Os golzinhos você pode usar as traves do enfeite de conjunto de jogadores e traves e para os botões dos times use os mini cortadores redondos (veja qual dos tamanhos é o melhor para você usar no seu bolo).
Para trabalhar com buttercream, a sequência que você irá fazer é um pouco diferente, primeiro as linhas, depois a grama e , por último, os botões. As linhas você pode fazer tanto com um saco de confeiteiro e um bico perlé ou pitanga aberta pequeno. Mas antes de fazer as linhas, risque o bolo com uma faca e com a ajuda de uma régua para que você consiga deixar todas as linhas certinhas.

Com as linhas prontas, é a hora de colocar a grama. Aplique buttercream com corante verde usando um bico de confeiteiro pitanga aberta pequeno, cobrindo toda a superfície do bolo, tomando cuidado com as linhas. O ideal é começar preenchendo a partir das linhas. Use as traves do conjunto de jogadores e os botões você pode fazer de pasta americana, buttercream ou de outros jeitos, como com biscoitos e chocolates.

Este bolo do post foi feito pela Rosilaine Duarte da Doce Magia. Ficou super bacana a idéia dela, né? Ela usou as peças de um jogo de botões, o que também pode ser uma ótima alternativa, e você pode colar etiquetas em cima para diferenciar os times.

Crédito da imagem: Doce Magia

2 comentários:

clara disse...

parabéns pelo bolo
amei está muito lindo
+ uma dica par mim entrar no ramo

BarraDoce.com.br disse...

Oi Clara,

Essa idéia é bem legal e os meninos vão amar!