24 de maio de 2010

Receita: Cobertura ou Recheio de Cream Cheese

O cream cheese está ganhando um novo status na cozinha e na confeitaria. Provavelmente antes você sabia que cream cheese era muito usado para fazer cheesecake e para substituir a maionese, como sendo a versão mais light em alguns pratos. Então, se preparem para deliciar a leveza e versatilidade do cream cheese como cobertura ou recheio de bolos e cupcakes.


Para uma receita básica, você irá precisar de:
1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente
150g (1 embalagem) de cream cheese sabor origiral, em temperatura ambiente
2 a 3 xícaras de açúcar de confeiteiro
1 colher de chá de essência de baunilha

Na batedeira, misture bem a manteiga e o cream cheese até que fique homogêneo, o que vai levar cerca de 3 minutos. Acrescente a essência de baunilha, continue a bater e aos poucos adicione em partes o açúcar de confeiteiro até que obtenha o ponto que desejar. Quanto mais açúcar você colocar, mais consistente ficará a cobertura e , consequentemente, mais doce também.

É possível também fazer essa cobertura batendo todos os ingredientes na mão com a ajuda de uma espátula ou de um fouet.

Cream Cheese Frosting

O interessante desta receita é que você pode criar inúmeras versões incrementando colocando mais um ou outro ingrediente. Veja alguns ingredientes que podem enriquecer a sua receita de cobertura de cream cheese:

- raspas de limão ou de laranja kinkan
- hortelã picada
- gengibre ralado
- açúcar mascavo
- chocolate, em pó ou picado bem pequeno (disponível na nossa loja física)
- castanhas do pará, de cajú, nozes, pistache, amêndoa... (disponível na nossa loja física)
Etc...

A combinação vai depender da sua criatividade e do seu paladar, mas é certeza que você não irá se arrepender de experimentar.

Atenção a lista de compras:
- manteiga
- cream cheese
- açúcar de confeiteiro (disponível na nossa loja física)

Crédito da receita básica e das fotos: Garrett McCord (fotos e receita)

23 comentários:

Tininha Odebrecht disse...

Olá, essa cobertura fica firme em cima do cupcake? entre essa cobertura e o ganache, qual tem menos chance de derreter?
Posso usar colrante colorido nessa cobertura? e no ganache de chocolate branco, é possível tbm?
Obrigada pela atenção!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Tininha,

Tanto essa cobertura de cream cheese quanto a de ganache ficam firmes. Quanto a adição de corante, você pode usar sem problema nenhum nestas duas opções de coberturas.

Marcela da Paz disse...

Olá! Amo esse blog!! É mt interessante, ensina mt coisa para nós q somos principiantes. Gostaria de saber se com essa cobertura o cupcake tem q ficar na geladeira. Qnt tempo o cupcake dura com essa coberetura?

bj bj bj

BarraDoce.com.br disse...

Olá Marcela,

É melhor que ele fique na geladeira, pois o cream cheese pode azedar e o ideal é consumir em até 2 dias. Afinal, quanto mais fresquinho melhor.

Anônimo disse...

TENHO MUITA DIFICULDADE COM ESTA COBERTURA COM CREAM CHEESE. A MINHA FICOU EXTREMAMENTE MOLE, FUI CADA VEZ MAIS COLOCANDO AÇUCAR E NADA! SERÁ QUE BATI MUITO A MANTEIGA COM O CREAM CHEESE?
BEM,NÃO FOI EXATAMENTE ESTA RECEITA QUE USEI MAS ESTOU COM MEDO DE ERRAR NOVAMENTE E GASTAR MAIS MATERIAL. PENSEI EM TESYAR ESTA RECEITA DO BLOG BATENDO COM FOUET, SERÁ QUE VOU CONSEGUIR?
OBRIGADA PELA AJUDA
Cristiana - RJ

BarraDoce.com.br disse...

Olá Cristiana,

O que você pode tentar é fazer a cobertura apenas com o cream cheese, açúcar e essência de baunilha, ou até ,se preferir, raspas de limão. Às vezes, os cream cheeses vem com um pouco de soro que é bom tirar antes de fazer a receita para evitar que fique mole também. Pode ser que por causa do calor a sua receita não tenha dado certo com a manteiga. Faça um teste fazendo com uma porção bem reduzida, assim você não corre risco em desperdiçar.

leandra disse...

olá!! Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo blog ele é muito informativo, parabéns!
Bom, vou me casar em dezembro e estou pensando em fazer cupcakes no lugar do s bem casados mas estou com dúvidas.Com melhor cobertura que não derreta ou não estrague com o transporte até a festa e la durante a festa não derreta, como faço para simplificar isso??
Obrigado, Leandra.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Leandra,

Para facilitar ao máximo a sua vida e diminuir a probabilidade de você ter problemas com os cupcakes para o seu casamento, acreditamos que a melhor opção de cobertura seja uma feita com pasta americana, pois como ela seca, não há muitos riscos deles derreterem.

Luana disse...

olá!! Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelo blog ele é muito informativo, parabéns!tive muita dificuldade com o cream cheese.Eu moro em Mossoro RN aqui é 35º graus
tem algo que possa butar pra ela ficar firme ate mesmo o glacê. penssei que o crem cheese ia ser a solução rsrsrs mas não deu certo. beijosss

BarraDoce.com.br disse...

Olá Luana,

O cream cheese é uma cobertura mole mesmo. Até é possível colocar um pouco de espessante para dar mais consistência, porém pode dar uma diferença no paladar. O glacê fica com a aparência de uma casquinha e mesmo assim não dá para fazer acabamentos como os com cream cheese, buttercream, brigadeiro...
Realmente nas regiões mais quentes fica mais difícil de trabalhar com estas coberturas, já que "derretem" muito facilmente.

Bibiana disse...

Olá, muito bacana as receitas do blog, gostaria de saber quanto rende essa receita, em quantos cup cakes consigo utilizar essa cobertura em média??

BarraDoce.com.br disse...

Olá Bibiana,

Que bom que você curte o nosso blog!
Então esta receita sobre com bastante cobertura 12 cupcakes, se colocar menos em cada cupcake acreditamos que cubra até uns 18.

Melissa Soares disse...

Olá, adorei o blog, começei meus cupcakes hoje,foi a minha primeira experiência, o meu cream cheese ficou mole, já li que pode ser por causa do calor, mas tenho uma dúvida, batemos ele e já dá para coneitar ou tem que levar à geladeira?
E o meu ganache de chocolate, não ficou em nenhum dos três pontos, pode ser que eu não tenha deixado o creme de leite ferver, pode ter sido este o problema?
Beijoos Melissa.

iti disse...

Olá, estava procurando por um site que me informasse com detalhes e dicas não só sobre cupcake como de outras deliciosas receitas e encontrei vocês. Penso em ganhar uma grana extra pra ajudar no orçamento de casa e fiquei feliz em perceber que voces passam todas as informações sem receios de dividir seus conhecimentos.Espero tê-los como tutores nesse meu empreendimento.Obrigada!!!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Melissa,

O cream cheese não fica duro duro, ele fica um pouco mole mesmo e com calor ele não vai ficar todo bonitinho com a decoração de bico de confeiteiro. Neste caso o ideal é ele com uma colher ou espátula deixando o "look" da cobertura meio bagunçada.
Levar a geladeira antes ajuda a firmar mais a cobertura, pois o frio irá endurecer a manteiga e o cream cheese.
O ganache de chocolate todo mundo sofre um pouquinho para conseguir atingir o ponto que deseja. A primeira coisa que se faz com ele é colocar o creme de leite fervido aos poucos no chocolate, para você conseguir ir vendo se ele está chegando no ponto desejado. Quanto mais consistente ele fica, mais fácil é de trabalhar ele com bico.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Iti,

Que bom! Ficamos felizes de você entrar nesta empreitada e de nós sermos seus tutores!
Valorizamos muito o compartilhamento de ideias e experiências, pois só assim todo mundo consegue evoluir.
Sempre que precisar, pode nos deixar uma mensagem!

Nina disse...

olá!
essa cobertura combina com bolo de brigadeiro?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Nina!

Até combina, mas essa combinação depende mais do seu gosto. Para aceitação geral, talvez uma cobertura de chocolate, como um ganache talvez seja uma escolha mais segura.

Raquel CAmpos disse...

olá boa tarde, em primeiro lugar esse blog é fantástico! Parabéns a todos que contribuem! Eu gostaria de saber a maneira certa de fazer o ganache pois o meu nunca jamais ficou tão firme a ponto de usar na manga de confeitar. poderiam me ajudar com umas boas e valiosas dicas?!
um super beijo e obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Raquel!

Muita gente tem dificuldade em lidar com o ganache.

Um dos fatores mais importantes para se trabalhar com o ganache é ter calma. Primeiro pique o chocolate e reserve em uma tigela. Depois de aquecer o creme de leite, vá acrescentando ele aos poucos no chocolate, mexendo sempre. Ou seja, coloque um pouco de creme de leite e mexa ajudando o chocolate a derreter. Ele ainda está bem grosso? Então adicione mais um pouco de creme de leite e mexa. Vá fazendo isso até chegar numa consistência que ele estará firme, mas ainda um pouco líquido, pois quando ele esfriar, vai endurecer mais um pouco.

O ganache é uma cobertura que exige um pouco de prática. Só assim você consegue ver exatamente como chegar na consistência que deseja para as suas receitas.

DreamCake disse...

Parabéns ao Blog!!!
Adorei as receitas, já fiz e deu super certo! Obrigada pelas dicas! A loja tb super recomendo!
Abraços a todos!!!

Bjs,
Naraiana
sitedreamcake.blogspot.com.br

Celi Ferrari disse...

Quanto tempo dura em temperatura ambiente essa cobertura? Grata

BarraDoce.com.br disse...

Olá Celi!

Essa cobertura pode ficar fora da geladeira por umas 2-3 horas, conforme o clima. Mas ela deve ser guardada na geladeira, pois estraga com facilidade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...