Receita: Buttercream de Chocolate

Além do buttercream tradicional, em que você pode colocar essências e corantes para dar uma cara diferente, outra opção também bem gostosa e muito usada é a de buttercream de chocolate.



Você irá precisar de:
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de clara de ovo (aproximadamente de 6 ovos)
- 1 xícara e 1/4 de manteiga sem sal, em temperatura ambiente, cortada em cubos
- 2 xícaras de chocolate meio amargo derretido

Primeiro você vai bater a clara em neve, mas para isso coloque a tigela sobre uma panela com água quente, de jeito que a tigela não encoste na água, até que o açúcar tenha se incorporado a clara. Coloque a tigela no suporte da batedeira e bata até atingir o ponto de clara em neve, que é quando forma os picos.

Com a batedeira ainda ligada acrescente a manteiga, colocando um pedaço por vez, acrescentando outro quando o anterior já estiver bem batido. Bata até que a misture fique clara e bem fofa. Por último acrescente o chocolate, batendo até que esteja bem misturado ao resto.

Agora é só cobrir os seus cupcakes ou o seu bolo, passando com uma espátula ou colocando em um saco de confeiteiro com o bico da sua preferência. Esta receita rende para cerca de 15 cupcakes.

Atenção a lista de compras:
- açúcar
- ovo (serão usadas apenas as claras)
- manteiga sem sal
- chocolate meio amargo (disponível a nossa loja física)

Crédito da receita e da imagem: Martha Stewart

44 comentários:

  1. Olá! Uma dúvida, quando essa coberura seca, ela fica molinha ou durinha?
    Adoro o blog! :-)
    bjok
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Olá Carol,

    essa cobertura não seca completamente, ela ficará bem cremosa e consistente, por causa da manteiga e das claras batidas em neve.

    ResponderExcluir
  3. Manetiga sem sal é um artigo de luxo em Vitória... nem nos melhores supermercados a gente encontra!
    Cupcakes com esse tipo de cobertura dispensam recheio? Sou viciada nos recheados, mas acho que fica demais, recheio e buttercream, né?
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cynthia,

    Você pode colocar recheio sim! Desde que ele combine com a cobertura e a massa do cupcake. Para o buttercream de chocolate os recheios de ganache de chocolate, creme de avelã e até mesmo doce de leite tornam os cupcakes ainda mais irresistíveis.
    Se a receita do buttercream for a básica, você pode abusar ainda mais dos recheios.

    ResponderExcluir
  5. olá,
    gostaria de usar essa receita como recheio do bolo veludo vermelho o que vocês acham?

    ResponderExcluir
  6. Olá Fábia,

    Ficará ótimo com o buttercream de chocolate assim como com o buttercream básico, que é mais branco.
    A vantagem de usar um recheio mais claro é que você conseguirá mais mais destaque as camadas. Para a cobertura dá para abusar um pouco mais das alternativas usando buttercream, ganache, cream cheese ou qualquer outra.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber quanto tempo dura o buttercream encima dos cupcakes, sem estragar. Dá para fazer a cobertura e guardar e por quanto tempo? Obrigada, Jane.

    ResponderExcluir
  8. Olá Jane,

    Dá para fazer o buttercream e guardá-lo na geladeira por 1 semana, mais ou menos, porém só a cobertura já pronta, sem colocar nos cupcakes, pois o ideal é só colocar a cobertura no dia em que for servir. Os cupcakes cobertos com buttercream duram uns 2 dias em um lugar fresco, sendo bom guardar na geladeira por causa da manteiga.

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Gostaria de saber se as coberturas de buttercream aguentam o calor sem desmanchar, minha cidade é muito quente e gostaria de confeitar os bolinhos e colocar na mesa dos doces.
    Obrigada,
    Rita.

    ResponderExcluir
  10. Olá Rita,

    As coberturas de buttercream até que aguentam o calor sem desmanchar, mas é por pouco tempo. Se a sua cidade está muito quente nesta época do ano, opte em usar outra cobertura para confeitar. Veja o nosso post de princípios básicos sobre coberturas, em que nós falamos dos vários tipos de coberturas que você pode usar nos seus cupcakes.

    http://blog.barradoce.com.br/2010/04/principios-basicos-para-fazer-cupcakes_26.html

    ResponderExcluir
  11. Muito Obrigada pela atenção, adorei as dicas! Parabéns pelo trabalho e dedicação!
    Um abraço,
    Rita.

    ResponderExcluir
  12. Olá, parabéns pelo blog! Sou uma nova leitora de 14 anos, e estou muito interessada nos cupcakes. Gostaria de saber se haveria problema em colocar corante no buttercream de chocolate.

    Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá Caroline,

    Que gostoso saber que você está se interessando tão cedo em fazer cupcakes! Pode acrescentar corante no buttercream de chocolate, mas o ideal é você fazer isso com o buttercream de chocolate branco, assim você consegue obter uma coloração melhor e mais próxima a desejada.
    Qualquer dúvida que você tiver pode nos escrever que teremos o prazer em responder e acompanhe o nosso blog, que está sempre com novidades e muitas dicas e receitas.

    ResponderExcluir
  14. Não consigo achar a manteiga sem sal para fazer o buttercream, posso substitui-la por marganina sem sal?
    Obrigado
    Medelleine

    ResponderExcluir
  15. Olá Medelleine,

    Realmente em algumas cidades ou até mesmo em supermercados podem ter escassez de manteiga sem sal. Isso até que é bem comum de acontecer. Você pode até usar aquelas margarinas para culinárias (não aquelas para passar no pão). Se quiser, você também pode optar pelas coberturas de ganache, que pode ser batida na batedeira para deixar aerado, ou a de cream cheese com chocolate.

    ResponderExcluir
  16. To precisando de uma ajuda, ´ja tentei fazer tres vezes o buttercream com claras, porem tudo da certo ate a hora de adicionar a manteiga, isso faz com que ele diminua de volume e mesmo apos bater por 15 minutos ele continua liquido e com pedaçinhos de manteiga, voce poderia me ajudar? Nao sei mais oque estou fazendo de errado!!

    ResponderExcluir
  17. Olá Fernanda,

    O mais importante para esta receita dar certo é que a manteiga precisa estar em temperatura ambiente, bem molinha. Então faça o seguinte, antes de preparar o seu buttercream, tire a manteiga da geladeira e corte em pedacinhos colocando tudo em potinho, esquecendo dela por cerca de 30 a 50 minutos para que ela fique em temperatura ambiente. Mas atenção não adianta apressar o resultado tentando colocar a manteiga no microondas para dar aquela derretidinha, pois não dará certo.
    Outra coisa que é importante você não fazer é ficar batendo muito depois de ter colocado a manteiga nas claras em neve, pois a cobertura irá desandar.
    Talvez vale a pena você tentar fazer do seguinte jeito: Primeiro bata as claras em neve com o açúcar, como diz a receita. Enquanto você espera dar o ponto, derreta o chocolate e reserve, para que ele dê uma esfriada. Com as claras em neve batidas e no ponto, bata o chocolate com a manteiga, na batedeira, adicionando sempre um pedaço de manteiga por vez deixando ele incorporar bem antes de adicionar mais. Com o chocolate e manteiga misturados, agora você junta a clara em neve, misturando com a ajuda de uma espátula.

    ResponderExcluir
  18. gostaria de saber mais ou menos quanto rende essa receita eu sei que é uma pergunta meio vaga mas tem noção de quantas gramas? ou quantos cupcakes podem ser confeitados com 1 receita única?

    ResponderExcluir
  19. Olá Bruna,

    Colocamos na receita a quantidade média que rende que é de 15 cupcakes. Infelizmente não temos a medida em gramas que esta receita dá.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, muito obrigada pela ajuda!!!

    Consegui fazer finalmente o buttercream de merengue!!! To feliz da vida!!

    ResponderExcluir
  21. Difícil mesmo é essa manteiga sem sal. O que acontece se eu por manteiga com sal??
    E se usar a margarina o sabor irá modificar?

    Não consigo de jeito nenhum fazer o ganache de chocolate ficar no ponto pra usar com bico de confeitar. Vou apelar pelo buttercream para ver se consigo fazer a famosa voltinha...

    ResponderExcluir
  22. Olá Juli,

    Realmente manteiga sem sal é o terror de muitas doceiras e donas-de-casa porque acaba sendo meio difícil de se encontrar em diversos supermercados. Nos hipermercados, por terem uma gama maior de produtos, é até um pouco mais fácil, porém mesmo assim pode se tornar uma missão impossível.
    Dá até para fazer com a manteiga com sal, mas o resultado vai ficar um pouco diferente. Já com a margarina não é bom nem testar. Com ela você vão vai conseguir consistência e o sabor não fica nem um pouco gostoso.
    Com relação ao ganache, é o que te explicamos na resposta ao seu comentário no post de ganache. Uma coisa que não falamos é com relação ao tipo de chocolate a ser usado, que pode ser até uma das razões pelas quais não dá certo para algumas pessoas. O chocolate a ser usado precisa ser chocolate de verdade, não adianta usar os de cobertura e muito menos os hidrogenados.
    Temos no blog uma outra receita de buttercream de chocolate, se você quiser também testar: http://blog.barradoce.com.br/2010/06/receita-buttercream-de-chocolate-ii.html

    ResponderExcluir
  23. Oi, fica com se eu fizer a massa do cupcake de baunilha, rechear com bicho-de-pé ou creme de nutella, e cobrir com buttercream sem sabor? Ah... mais uma coisa buttercream basico, sem sabor é gostoso, ou é melhor fazer de algum sabor? obrigada!

    ResponderExcluir
  24. Olá!

    A combinação massa de cupcake + recheio + cobertura vai muito de pessoa para pessoa, mas acreditamos que esta combinação que você nos passou vai bem sim.
    Com relação ao buttercream, ele não é sem gosto, pois é doce e em geral leva essência de baunilha, dando um sabor e aroma.

    ResponderExcluir
  25. Olá,posso rechear um cupcake com a cobertura de buttercream com beijinho? Ansiosa pela sua resposta!!!

    ResponderExcluir
  26. Oi gente.
    Depois que eu comprei a margarina sem sal que eu vi o post sobre nem tentar com ela. Quando fui na loja de confeitaria da minha cidade, me disseram que é o que eles vendem quando as pessoas chegam procurando por manteiga sem sal. No pacote dela ainda tem assim - com sabor e aroma de manteiga.
    E agora, o que fazer? Posso usar essa mesmo ou não vale a pena de jeito nenhum?

    ResponderExcluir
  27. Olá Sah!

    Sinceramente não recomendamos que você faça com a margarina pois você não terá um buttercream no final.

    ResponderExcluir
  28. Olá, queria muito fazer esta receita, mas em casa só tenho aquele creme vegetal Becel sem sal, será que serve???
    beijoo

    ResponderExcluir
  29. Olá!

    Infelizmente não irá servir. O buttercream pede o uso da manteiga e é ela que dará a consistência e firmeza na cobertura. Além disso, o sabor não ficará conforme o desejado se usar margarina ou gordura vegetal.

    ResponderExcluir
  30. Quero saber se essa cobertura fica boa em temperaturas altas, pois moro em Teresina (média 35° a 40° no inverno, kkkk) e preciso de uma cobertura firme e bonita! =*

    ResponderExcluir
  31. Olá Horrara!

    É muito quente mesmo!

    Olha recebemos diversas dúvidas de pessoas que moram em lugares quentes ou que querem fazer cupcakes com coberturas que aguentem o calor de dias quentes.

    Como geralmente são cupcakes para festas e vão ficar expostos mesmo na sombra ao calor, os tipos de coberturas que podem ser usados acabam se restringindo a algumas poucas opções e o buttercream não é uma delas justamente por causa do seu ingrediente principal que é a manteiga.

    As coberturas que recomendamos são a de brigadeiro e doce-de-leite, que precisam estar num ponto mais firme para poderem ser decorados, e marshmallow feito com pó de marshmallow, pois ele tem uma durabilidade melhor do que o feito com claras. Outra alternativa é optar pela pasta americana, mas a decoração seria diferente, não seria trabalhada com bico.

    ResponderExcluir
  32. bom dia, gostaria de saber se posso fazer o buttcream básico e misturar o chocolate amargo derretido?

    ResponderExcluir
  33. Olá!

    Esta receita é feita assim, como se fosse uma receita de buttercream básica com a adição de chocolate meio amargo derretido em temperatura ambiente (não pode estar quente para não derreter a manteiga). Há inúmeras receitas, mas o muda basicamente é a quantidade dos ingredientes.

    ResponderExcluir
  34. Ola, gostaria de fazer essa receita de buttercream pq vcs disseram (no comentario da receita de buttercream basico) q fica um pouco mais consistente q a de buttercream basico.. mas gostaria de colocar corante rosa, entao posso fazer essa receita de buttercream sem o chocolate? E o corante pode ser em pó?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Olá Karina!

    Temos aqui no blog 2 receitas de buttercream claro, que a do Buttercream Básico (http://blog.barradoce.com.br/2010/04/receita-buttercream-basico.html) e a do Buttercream com Chocolate Branco (http://blog.barradoce.com.br/2010/08/receita-buttercream-de-chocolate-branco.html). Esta última se consegue ter uma cobertura com mais consistência, por causa do chocolate branco, que ao esfriar ajuda o buttercream a ficar mais durinho.
    Para colocar cor na sua cobertura de buttercream, o ideal sempre é usar corante em gel, como o da Arcolor (http://www.barradoce.com.br/cat/essencias_e_corantes/listagem.php?id=63630) e o da Wilton (http://www.barradoce.com.br/cat/essencias_e_corantes/listagem.php?id=63631), pois ele garante mais cor com menos produto.
    O corante em pó, como estes aqui (http://www.barradoce.com.br/cat/essencias_e_corantes/listagem.php?id=63628), podem até ser usados mas quando se quer manter o branco e dar apenas um brilhinho bem discreto (mas bem discreto mesmo).

    ResponderExcluir
  36. Oi. Minha dúvida essa realmente fica consistente?

    Eu já fiz 3 vezes a receita de buttercream. 1 com creamchesse, outra com nutella e outra normal. e todas essas receitas a cobertura depois de eu colocar no bolo é questão de minutos ela fica mole.

    Será que fiz algo errado? ou é o clima do Brasil??

    ResponderExcluir
  37. Olá Anita!

    Buttercream é uma receita que é preciso ter paciência, pois ela precisa de bastante tempo de batedeira.

    É claro que se estiver muito calor ou o lugar onde os cupcakes ficarem estiver muito quente é inevitável que o buttercream fique mole.

    ResponderExcluir
  38. Oiee. Mas o que acontece, li por aí que não se deve bater muito, senão fica mole é verdade? e nos dias que fiz nem estava quente. dias de inverno aqui no RJ.

    ResponderExcluir
  39. Olá Anita!

    O buttercream precisa estar bem batido para ficar bem cremoso e consistente, senão será como colocar um pedaço de manteiga em cima do seu cupcake.
    Outro fator importante que esquecemos de citar no comentário anterior é que a manteiga precisa estar em temperatura ambiente, bem molinha.
    O açúcar e o chocolate vão fazer com que o seu buttercream fique mais firme, já que eles se cristalizam.
    O mais importante quando se trabalha em dias ou regiões quentes é que os cupcakes cobertos com buttercream fiquem armazenados em local fresco. Se for o caso, deixe-os na geladeira até quase a hora de servir, tirando uns 5-10 minutos antes para "tirar o gelo".

    ResponderExcluir
  40. Bom dia gostaria de saber se posso colocar os cupcakes ja cobertos com buttercream na gelasdeira e so tira-los na hora da festa. E se depois eles derretem. Obrigada, adoro o blog de vcs.

    ResponderExcluir
  41. Oi Jessica, vou te responder de intrometida. rsrs

    eu faço isso com meus cupcakes. o problema é que a massa que é fofinha na temperatura ambiente, quando colocamos na geladeira fica dura. =/
    daí o buttercream fica geladinho, mas a massa fica dura. =/

    ResponderExcluir
  42. Olá Jéssica!

    Os cupcakes já confeitados com buttercream deve ficar um lugar fresco, seco e arejado. Indicamos que você coloque o buttercream nos cupcakes no dia da festa algumas horas antes de servir. Eles até podem ir a geladeira e serem tirados uns 10-15 minutos antes de servir. Esse tempinho fora da geladeira ajuda a tirar um pouco o gelo da cobertura e do próprio cupcake.

    ResponderExcluir
  43. Olá Anita!

    É isso mesmo que pode acontecer com algumas massas de cupcake. Outras até ficam fofinhas, mas é um pouco mais difícil.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.