Princípios Básicos: Tipos de Bicos de Confeiteiro

Bicos de confeiteiro, ou de confeitar, são indispensáveis na cozinha de quem gosta de confeitaria. São modelos e mais modelos para você fazer os mais variados tipos de decorações em bolos, cupcakes, biscoitos, tortas e muito mais.

São tantos modelos que quem está começando no mundo na confeitaria fica perdido! Qual bico uso para fazer pétalas? O Bico 1M Pitanga é o melhor para cupcakes? E para escrever, devo usar um fininho como o Perlê nº 1, ou um pouco maior como o Perlê nº 4? Se quero finalizar a decoração com um babado, qual uso? Bom, vamos tentar esclarecer alguns pontos então.

Começando pelo saco de confeiteiro!

Uma dúvida muito comum é sobre qual saco de confeiteiro utilizar para cada bico. Pois bem, saiba que você pode utilizar qualquer bico (de qualquer marca e tamanho) com qualquer saco de confeiteiro, são todos compatíveis.

E os adaptadores para bico de confeitar?

Muito perguntam sobre o adaptador para bicos de confeitar. Este acessório permite que você troque o bico enquanto usa o mesmo saco de confeitar, mesmo que ainda tenha recheio/cobertura dentro dele!

É muito prático quando você faz decorações usando bicos diferentes, mas neste caso você precisa se atentar ao tamanho de bico e a marca para escolher o adaptador correto.

Bicos grandes funcionam com adaptadores grandes e bicos pequenos com adaptadores pequenos.

Ah, e cada marca com o seu adaptador: bicos de confeitar Wilton funcionam com os adaptadores da Wilton, e os da Mago com os da Mago.

Note que alguns bicos não funcionam com nenhum adaptador! Normalmente está informação estará disponível na descrição do produto.

Finalmente, os bicos para confeitar!

Bom, voltando a falar especificamente sobre os bicos para confeitar. Eles são divididos em famílias, cada uma tendo um tipo de decoração específico. Vamos conhecer as opções?

Estes modelos e numerações são para os bicos de confeitar da Wilton. As outras marcas poderão ter numerações diferentes, mas a maior parte dos modelos podem ser encontrados em outros fabricantes.

Bicos Perlê



São os bicos mais comuns para fazer contornos, escrever, fazer pois, bolas, esferas, hastes e rendas. Vão desde aberturas bem pequenas, para trabalhos delicados e detalhados, até os com aberturas maiores. Quer ver os modelos que temos à venda aqui na BarraDoce? Então clique aqui e confira!


Bicos Estrelas ou Pitanga




Estes bicos são usados para criar estrelas e flores, além de possibilitar a criação de um efeito que reproduz uma conchinha, como se pode ver na imagem, ótima para dar acabamento. 

Dentre eles, está talvez o bico mais famoso de todos: bico para confeitar 1M da Wilton. Ele é o mais utilizado para decoração de cupcakes, dando aquele efeito clássico e lindo de espiral.



Para conferir todos os modelos deste tipo que temos em nossa loja, clique aqui.


Bicos Serra



Os bicos de serra normalmente possuem 2 lados, um liso e outro serrilhado. Alguns bicos ficam nessa categoria, mas não possuem o serrilhado, que é o caso do bico 44 e 45. Com ou sem serra estes bicos são ótimos para fazer o efeito de cesta, fitas e ondulados. Veja aqui os bicos serra disponíveis no site.



Bicos Pétalas




Com esses bicos você consegue fazer pétalas de flores, plissados, drapeados, festões e arcos. O bico 116 da Wilton é bastante usado para fazer rosas grandes. Veja aqui os bicos pétala disponíveis no site.



Bicos Folhas



Assim como o próprio nome diz, esse bicos são para fazer folhas. Para criar este efeito é preciso controlar bem a pressão feita no saco, aumentando gradualmente, além de fazer o movimento para frente e para trás para fazer as ranhuras. Veja aqui os bicos folha disponíveis no site.



Bicos Múltiplos e Chuveirinho



Com os bicos múltiplos você pode fazer linhas, cordas, cabelos e estrelas. Algumas dicas: para dar o efeito de grama, normalmente é usado o bico 233 e o bico Triple Star é perfeito para preenchimento mais rápido de áreas grandes. Veja aqui os bicos chuveiro disponíveis no site.


Bicos Babados



Estes bicos produzem o efeito de babados e conchas, ideal para acabamentos. Confira os modelos clicando aqui.


Bicos Especiais



Com os bicos diversos você consegue fazer árvores de natal, corações, conchas, cordões e babados. Veja o que temos aqui.

Bicos Flores



Esses bicos são geralmente divididos em três categorias: pequeno (106-225), médio (131-194) e grande (195, 2C a 1G). Este bicos possuem um pequeno pino preso internamente no centro, que garante o formato da flor. Os bicos grandes podem ser usados para aplicar massa de biscoito. Veja aqui os bicos flores disponíveis no site.

Além dos bicos avulsos você pode adquirir também kits de bicos. São diversas opções oferecidas, desde kits básicos com 4 bicos para tipos de decorações específicas até as caixas super completas da Wilton. Em nossa loja você encontra diversas opções, confira todas aqui.

Bicos Russos e Esfera

 

Os bicos russos e esfera entraram com força no Brasil em 2016. Chegaram fazendo um enorme sucesso, pois tem resultados bem diferentes do que os bicos tradicionais e podem ser utilizados para decorações incríveis.

Você pode fazer flores completas com muita rapidez usando os bicos russos ou coberturas e babados incríveis com os bicos esfera.

E não se esqueça. Você pode efetuar suas compras diretamente em nossa loja (estamos em São Paulo, no bairro de Moema: Av. dos Eucaliptos, 305) ou se preferir diretamente em nosso site, entregamos em todo o Brasil.

Crédito do texto e imagens: Wilton e Cake Decorating Tips