Ganhe tempo: compre online e retire pessoalmente em nossa loja em Moema, São Paulo.

Princípios Básicos: Tipos de Bicos para Confeitar

Bicos de confeiteiro, ou bico para confeitar, são indispensáveis na cozinha de quem gosta de confeitaria. São modelos e mais modelos para você fazer os mais variados tipos de decorações em bolos, cupcakes, biscoitos, tortas e muito mais.

São tantos modelos que quem está começando no mundo na confeitaria fica perdido!

Qual bico uso para fazer pétalas?

O Bico 1M Pitanga é o melhor para cupcakes?

E para escrever, devo usar um fininho como o Perlê nº 1, ou um pouco maior como o Perlê nº 4?

Se quero finalizar a decoração com um babado, qual uso?

Bom, vamos tentar esclarecer estas e outras dúvidas com alguns princípios básicos sobre os tipos de bicos para confeitar.

Começando pelo saco de confeiteiro!

Uma dúvida muito comum é sobre qual saco de confeiteiro utilizar para cada bico. Pois bem, saiba que você pode utilizar qualquer bico (de qualquer marca e tamanho) com qualquer saco de confeiteiro, são todos compatíveis.

E os adaptadores para bico de confeitar?

Muitos perguntam sobre o adaptador para bicos de confeitar. Este acessório permite que você troque o bico enquanto usa o mesmo saco de confeitar, mesmo que ainda tenha recheio/cobertura dentro dele!

É muito prático quando você faz decorações usando bicos diferentes, mas neste caso você precisa se atentar ao tamanho de bico e a marca para escolher o adaptador correto.

Bicos grandes funcionam com adaptadores grandes e bicos pequenos com adaptadores pequenos.

Ah, e cada marca com o seu adaptador: bicos de confeitar Wilton funcionam com os adaptadores da Wilton, e os da Mago com os da Mago.

Note que alguns bicos não funcionam com nenhum adaptador! Normalmente está informação estará disponível na descrição do produto.

Finalmente, os bicos para confeitar!

Bom, voltando a falar especificamente sobre os bicos para confeitar. Eles são divididos em famílias, cada uma tendo um tipo de decoração específico. Vamos conhecer as opções?

Estes modelos e numerações são para os bicos de confeitar da Wilton. As outras marcas poderão ter numerações diferentes, mas a maior parte dos modelos podem ser encontrados em outros fabricantes.

 

 

Bicos Perlê

 
São os bicos mais comuns para fazer contornos, escrever, fazer pois, bolas, esferas, hastes e rendas. Vão desde aberturas bem pequenas, para trabalhos delicados e detalhados, até os com aberturas maiores. Quer ver os modelos que temos à venda aqui na BarraDoce? Então clique aqui e confira!

 

 

Bicos Estrelas ou Pitanga

 

Estes bicos são usados para criar estrelas e flores, além de possibilitar a criação de um efeito que reproduz uma conchinha, como se pode ver na imagem, ótima para dar acabamento.

Dentre eles, está talvez o bico mais famoso de todos: bico para confeitar 1M da Wilton. Ele é o mais utilizado para decoração de cupcakes, dando aquele efeito clássico e lindo de espiral.

 
Para conferir todos os modelos deste tipo que temos em nossa loja, clique aqui.

Bicos Serra

 
Os bicos de serra normalmente possuem 2 lados, um liso e outro serrilhado. Alguns bicos ficam nessa categoria, mas não possuem o serrilhado, que é o caso do bico 44 e 45. Com ou sem serra estes bicos são ótimos para fazer o efeito de cesta, fitas e ondulados. Veja aqui os bicos serra disponíveis no site.

Bicos Pétalas

 

Com esses bicos você consegue fazer pétalas de flores, plissados, drapeados, festões e arcos. O bico 116 da Wilton é bastante usado para fazer rosas grandes. Veja aqui os bicos pétala disponíveis no site.

Bicos Folhas

Assim como o próprio nome diz, esse bicos são para fazer folhas. Para criar este efeito é preciso controlar bem a pressão feita no saco, aumentando gradualmente, além de fazer o movimento para frente e para trás para fazer as ranhuras. Veja aqui os bicos folha disponíveis no site.

Bicos Múltiplos e Chuveirinho

 
Com os bicos múltiplos você pode fazer linhas, cordas, cabelos e estrelas. Algumas dicas: para dar o efeito de grama, normalmente é usado o bico 233 e o bico Triple Star é perfeito para preenchimento mais rápido de áreas grandes. Veja aqui os bicos chuveiro disponíveis no site.

Bicos Babados

 
Estes bicos produzem o efeito de babados e conchas, ideal para acabamentos. Confira os modelos clicando aqui.

Bicos Especiais


Com os bicos diversos você consegue fazer árvores de natal, corações, conchas, cordões e babados. Veja o que temos aqui.

Bicos Flores


Esses bicos são geralmente divididos em três categorias: pequeno (106-225), médio (131-194) e grande (195, 2C a 1G). Este bicos possuem um pequeno pino preso internamente no centro, que garante o formato da flor. Os bicos grandes podem ser usados para aplicar massa de biscoito. Veja aqui os bicos flores disponíveis no site.

Bicos Russos e Esfera

Os bicos russos e esfera entraram com força no Brasil em 2016. Chegaram fazendo um enorme sucesso, pois tem resultados bem diferentes do que os bicos tradicionais e podem ser utilizados para decorações incríveis.

Você pode fazer flores completas com muita rapidez usando os bicos russos ou coberturas e babados incríveis com os bicos esfera.

Além dos bicos avulsos você pode adquirir também kits de bicos. São diversas opções oferecidas, desde kits básicos com 4 bicos para tipos de decorações específicas até as caixas super completas da Wilton. Em nossa loja você encontra diversas opções, confira todas aqui.

E não se esqueça. Você pode efetuar suas compras diretamente em nossa loja (estamos em São Paulo, no bairro de Moema: Av. dos Eucaliptos, 305) ou se preferir diretamente em nosso site, entregamos em todo o Brasil.

Crédito do texto e imagens: Wilton e Cake Decorating Tips
Powered by E-Com Plus
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços e torna-los personalizamos para você. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa política de privacidade