Receita: Macaron de chocolate

Os macarons são a sensação nas confeitarias do Brasil e do mundo, por causa do seu formato e aparência que nos lembram suspiros (arrancando suspiros de quem já experimentou), assim como também da sua textura e os sabores que ficam na memória.


Para a massa você irá precisar de:
- 100g de açúcar de confeiteiro
- 1/2 xícara de farinha de amêndoa
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 claras de ovo em temperatura ambiente
- 5 colheres de sopa de açúcar refinado

E para o recheio, você irá precisar de:
- 1/2 xícara de creme de leite
- 2 colheres de sopa de glucose de milho
- 120g de chocolate amargo ou meio-amargo picado
- 1 colher de sopa de manteiga, em temperatura ambiente

Comece pré-aquecendo o forno em 180 graus e já deixe preparadas 2 assadeiras grandes forradas de papel manteiga e o saco de confeiteiro com bico perlé. Se quiser, pode usar tapetes de silicone e silpats no lugar da forma com o papel manteiga.

Em uma tigela misture o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoa e o cacau em pó peneirado, para que não fique pelotas. Caso a farinha de amêndoa esteja grossa, bata em um liquidificador ou processador para que ela fique o mais fina possível.

Bata as claras na batedeira até que fique ponto de claras em neve. Quando estiver nesse ponto, acrescente o açúcar refinado e continue batendo por mais ou menos 2 minutos. Com uma espátula, acrescente os ingredientes secos na clara em neve, misturando tudo até que a mistura fique homogênea usando uma espátula, mas com delicadeza, para que você não desfaça completamente a clara em neve. Coloque a massa no saco de confeiteiro e faça pequenos círculos com cerca de 2 a 3 cm de diâmetro, com uma distância de 2 a 3 cm entre eles também. Asse por 15 a 18 minutos e deixe esfriar totalmente.

Agora chegou a hora de fazer o recheio. Em uma panela pequena aqueça o creme de leite com a glucose de milho. Assim que o creme for começa a borbulhar nas bordas, retire a panela do fogo e adicione o chocolate picado, mexendo até que a fique bem cremosa. Por último, misture os pedaços de manteiga e deixe esfriar bem para rechear os macarons.

spreadfillmacaronsparis.jpg

Para rechear você pode usar uma espátula ou um saco de confeiteiro, colocando a quantidade que achar melhor. O ideal é consumir um dia depois, pois o sabor estará mais ressaltado. Conserve em recipientes fechado, se possível os herméticos, já que não deixam a entrada de ar, por 5 dias ou congelar. Caso você congele, para consumir deixe descongelar dentro da recipiente, para que ele não fique mole.

Atenção para a lista de compras:
- açúcar de confeiteiro
- açúcar refinado
- farinha de amêndoa
- cacau em pó
- ovo
- creme de leite
- glucose de milho
- chocolate amargo ou meio-amargo picado
- manteiga