Receita: Crème Brûlée


Em francês, crème brûlée quer dizer "creme queimado", o que não soa, digamos assim, muito apetitoso... Mas esse creme com crosta de açúcar queimado é realmente uma delícia!

E, embora pareça extremamente sofisticado, você pode fazer em casa.

Você vai precisar de:
- 5 gemas
- 200 ml de creme de leite
- 1 litro de leite
- 10 colheres de café de mel
- 1 fava de baunilha
- 20 gramas de açúcar de confeiteiro

Abra a fava de baunilha ao meio e raspe as sementes dentro de uma caneca. Junte o leite, leve ao fogo até ferver e desligue. Esfrie rapidamente no gelo. Pré-aqueça o forno a 150°C. Bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas, juntando o mel em fio só no final. Coe o leite já fervido, coloque em uma vasilha que possa ir em banho maria, acrescente o creme de leite e os ovos batidos. Leve ao fogo em banho maria e vá mexendo sem parar até ficar cremoso. Coloque 6 vasilhas em banho-maria em uma assadeira, encha-as com o creme, tomando cuidado para que a espuma abaixe, e complete a porção. Leve ao forno e asse por aproximadamente 50 minutos (ou até ficar firme e levemente dourado). Cuide para que a água não ferva, senão o creme irá talhar. Retire do banho-maria e deixe em temperatura ambiente. Polvilhe o creme com o açúcar e queime com um maçarico.

Caso você não ache fava de baunilha, é só substituir por essência de baunilha. Nesta receita, coloque 1 colher de chá de essência de baunilha que dará o mesmo resultado.

*

Atenção para a lista de compras:
- ovos
- creme de leite (disponível na nossa loja física)
- leite
- mel
- fava de baunilha ou essência de baunilha
- açúcar de confeiteiro (disponível na nossa loja física)

Crédito da receita: Olivier Anquier

Confira as opções de maçarico da Barra Doce aqui.

.

5 comentários:

  1. Olá...fiquei super interessada em fazer essa receita. Só que nunca vi fava de baunilha. Posso trocar por algum outro ingrediente?

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Você pode substituir a fava de baunilha pela essência de baunilha, sendo uma colher de chá já é suficiente para a troca.

    Nós temos na nossa virtual essência de baunilha. Dê uma olhada nas opções:
    http://www.barradoce.com.br/busca.php?pesquisa=baunilha&bto_busca.x=0&bto_busca.y=0&bto_busca=Ok

    ResponderExcluir
  3. Adorei a receita, mas infelizmente não tenho o maçarico... Teria outra forma de queimá-lo??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá Natalie,

    Tem sim! A outra forma é usar as costas de uma colher quente fazendo movimentos circulares nesta camada de açúcar polvilhado para caramelizá-lo. Faça quantas vezes por necessário para atingir o ponto desejado. A vantagem do maçarico é que ele facilita muito o trabalho, tornando-o ainda mais rápido.

    ResponderExcluir
  5. Ameei a receita, parece super simples! Estava doida pra comer um e até pensei em atravessar a cidade e ir até o Le Vin Bistro (http://www.locamob.com.br/sao-paulo/restaurantes/franceses/le-vin-bistro---jardins) que vende um ótimo, tudo pela vontade! hahaha Mas, agora tentarei em casa. Obrigada.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.