Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Utensílios

Além de alguns utensílios básicos, que você pode já ter na sua cozinha, existem outros que são específicos para fazer cupcakes.


Veja o que você precisa:

Medidores: São essenciais, pois a quantidade de cada ingrediente é importante para que a receitas dêem certo.

Peneira: no caso de alguns ingredientes é bom peneirar antes de acrescentar na massa, para evitar que fiquem pelotas. Na decoração também é usado para confeitar com açúcar de confeiteiro, chocolate em pó ou canela.

Tigelas: É bom ter várias tigelas, já que algumas receitas o preparo é feito em etapas que são misturadas durante o processo.

Espátula ou Pão-Duro: Indispensáveis para misturar os ingredientes complementares na massa e substituem o uso da batedeira no preparo de algumas receitas. Também podem ser usados para fazer e aplicar a cobertura.


Batedeira ou Fouet: Há receitas que pedem o uso da batedeira ou fouet (caso haja paciência e força nos braços), para que os ingredientes básicos sejam misturados, principalmente por causa da manteiga e dos ovos.

Forma de alumínio: Práticas, as formas de alumínio para cupcakes acomodam as forminhas de papel para que a massa asse sem deformações.


Forminhas de papel: Dispensam a necessidade de untar a forma de alumínio e já decoram os cupcakes.



Timer: Auxília no controle do tempo necessário para que os cupcakes assem. Assim você pode se preocupar em fazer mais massa para cupcakes ou coberturas.

Grade: No momento de tirar os cupcakes da forma de alumínio, após estarem assados, a grade é importante para que o cupcake esfrie sem muito contato com a superfície, evitando até que a forminha grude.


Saco de confeiteiro e bicos: O saco de confeiteiro é a ferramenta mais prática para decorar com facilidade, podendo fazer diversos desenhos com o uso dos mais variados bicos, que darão efeito na cobertura.

16 comentários:

  1. Como faço para as forminhas de cupcake não ficarem tão cheias de manteiga?
    Tem alguma dica?
    Adoro o site de vcs!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Vou começar a fazer cupcake para o niver das netas... quem sabe vou ficar apaixonada como sou por trabalhos manuais ,adorei conhecer este blog e ja fiquei cliente de vcs .Parabens pelo blog amei conhecer .

    ResponderExcluir
  3. Olá Cida,

    Os cupcakes são para qualquer um ficar apaixonado, ainda mais quando o pretexto é fazer essas delícias para os netos e netas! Eles vão amar!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, estou sempre por aqui em busca de novidades.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... deseja uma boa semana para todos.
    Saudações Educacionais !

    ResponderExcluir
  5. Vou começar a fazer os cupcakes e adorei o post.
    Estou namorando um monte de utensílios lá na loja, mas o frete achei caro, deveria ter mais opções, como o PAC, por exemplo.
    Estamos te seguindo lá do verdadesdemae.blogspot.com
    bjks

    ResponderExcluir
  6. Olá Ioly,

    No momento só trabalhamos com Sedex, para o envio das mercadorias.

    ResponderExcluir
  7. Oie, adorei seu blog, amei, perfeito!!!Eu queria saber se vc sabe onde eu poderia encontrar um kit com os bicos e o saco de confeitar que vc mostra na foto???
    Obrigada pela atenção!!
    beijocasssss

    Parabéééns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Os kit de bicos e sacos de confeiteiro nós temos disponíveis na nossa loja virtual (www.barradoce.com.br) e também na nossa loja física, que fica em São Paulo no bairro de Moema.
    Você pode acessar a página dos bicos e sacos clicando nos links que tem onde falamos sobre eles ou acessar diretamente o nosso site.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Amei o blog, gostaria de saber qual o tipo de bico e tamanho adequado para fazer cobertura de cupcakes tamanho 0 usando chantily.
    Grata

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Você pode usar os bicos tipo pitanga fechada, como você pode ver aqui http://blog.barradoce.com.br/2010/05/principios-basicos-tipos-de-bicos-de.html e elas podem ser usadas a partir do bico 29 em diante.

    ResponderExcluir
  11. olá, sou adolescente hetero (cupcakes não é só coisa de mulher) e gostaria que vocês abrissem uma filial em fortaleza, certeza que iria bombar !!! , e eu vou fazer cupcakes para vender em um projeto da escola , gostaria de dicas legais, se puderem ajudar valeu !

    ResponderExcluir
  12. Olá Lucas!

    Gostar de comer ou fazer cupcakes não se destina apenas para mulheres! Afinal de contas homens também sabem e gostam de cozinhar! E se formos pensar em nos chefs renomados, inclusive em patisserie, são homens!

    Sempre recebemos mais comentários e mensagens das mulheres, mas adoramos quando os homens nos mandam dúvidas, sugestões e até pedidos de ajuda como o seu!

    Atualmente trabalhamos apenas com a nossa loja física em São Paulo e o nosso site, onde você encontra muitos produtos para fazer cupcakes, além de bolos, doces e muito mais!

    Vamos lá agora te ajudar com o seu projeto de dando algumas dicas:
    - Teste algumas receitas antes;
    - Escolha 2 ou 3 sabores de cupcakes e coberturas que atraiam as pessoas, como chocolate, baunilha e um terceiro, que pode ser com fruta, ou um Red Velvet, ou até com algum ingrediente diferente;
    - As coberturas também precisam ser atraentes, então é bom deixar a apresentação bem bacana.

    Essas são apenas algumas dicas. Receitas de massas e coberturas você encontra aqui no blog também.

    Esperamos ter te ajudado!

    ResponderExcluir
  13. quanto fica o orçamento de todos esses utensílios ?
    Bjus adorei o blog ..

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Esta é apenas uma indicação. Para comprar é só entrar em nosso site e selecionar os produtos que deseja. No seu carrinho de compras irá aparecer o valor total além de você poder selecionar o modo de entrega (e-Sedex ou PAC).

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Preciso fazer uma quantidade razoável de cupcakes para o aniversário do meu filho, pensei em usar cobertura de doce de leite ou brigadeiro, conserva fora da geladeira??? Vou usar pasta americana, já decoro e armazeno fora da geladeira? Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Para se conservar fora da geladeira se pode fazer com uma dessas duas coberturas.

    Já se você usar pasta americana para decorar o indicado é colocar as decorações no dia da festa para que a pasta americana não absorva tanto a umidade da cobertura, além de ser indicado não colocar a pasta americana na geladeira, pois ela mela.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.