Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Utensílios

Além de alguns utensílios básicos, que você pode já ter na sua cozinha, existem outros que são específicos para fazer cupcakes.


Veja o que você precisa:

Medidores: São essenciais, pois a quantidade de cada ingrediente é importante para que a receitas dêem certo.

Peneira: no caso de alguns ingredientes é bom peneirar antes de acrescentar na massa, para evitar que fiquem pelotas. Na decoração também é usado para confeitar com açúcar de confeiteiro, chocolate em pó ou canela.

Tigelas: É bom ter várias tigelas, já que algumas receitas o preparo é feito em etapas que são misturadas durante o processo.

Espátula ou Pão-Duro: Indispensáveis para misturar os ingredientes complementares na massa e substituem o uso da batedeira no preparo de algumas receitas. Também podem ser usados para fazer e aplicar a cobertura.


Batedeira ou Fouet: Há receitas que pedem o uso da batedeira ou fouet (caso haja paciência e força nos braços), para que os ingredientes básicos sejam misturados, principalmente por causa da manteiga e dos ovos.

Forma de alumínio: Práticas, as formas de alumínio para cupcakes acomodam as forminhas de papel para que a massa asse sem deformações.


Forminhas de papel: Dispensam a necessidade de untar a forma de alumínio e já decoram os cupcakes.



Timer: Auxília no controle do tempo necessário para que os cupcakes assem. Assim você pode se preocupar em fazer mais massa para cupcakes ou coberturas.

Grade: No momento de tirar os cupcakes da forma de alumínio, após estarem assados, a grade é importante para que o cupcake esfrie sem muito contato com a superfície, evitando até que a forminha grude.


Saco de confeiteiro e bicos: O saco de confeiteiro é a ferramenta mais prática para decorar com facilidade, podendo fazer diversos desenhos com o uso dos mais variados bicos, que darão efeito na cobertura.