7 de abril de 2010

Princípios Básicos para Fazer Cupcakes: Ingredientes

Cupcakes são os bolinhos mais famosos atualmente. Todo mundo gosta de ver, fazer e se deliciar com eles. Mas para quem é marinheiro de primeira viagem e quer começar a fazer ou aprender um pouco mais sobre cupcakes, vamos passar aqui no blog o receitas, dicas, técnicas e idéias de decoração.


Hoje vamos falar dos ingredientes básicos. Eles são manteiga, farinha, açúcar e ovo. Antes de misturar todos eles, tem algumas coisas que você precisa saber.

Manteiga: deve-se usar sempre manteiga sem sal e em temperatura ambiente, para facilitar na mistura com os outros ingredientes.

Farinha: as farinhas de trigo, tanto com ou sem fermento, são as mais usadas, para fazer cupcakes. Há receitas que são feitas com outras farinhas, como a de rosca, arroz, milho, amêndoa ,castanhas moídas, entre outras. Claro que se for usar farinha sem fermento é preciso acrescentar um pouco de fermento para a massa crescer.

Açúcar: o mais comum é o uso de açúcar refinado, mas como alternativa é possível usar açúcar mascavo, adoçante, mel e xarope de milho, sendo que para o mel e o xarope, normalmente é necessário esquentar um pouco, para ficar com uma consistência mais líquida e fácil de misturar.

Ovos: tentar usar sempre em temperatura ambiente. A função dos ovos, como em qualquer receita de bolo, é de unir todos os outros ingredientes.

Os ingredientes complementares (chocolate, frutas secas, nozes, canela, etc) podem ser colocados como você desejar, trazendo destaque aos seus cupcakes.

Clique aqui para ver produtos para cupcake.

130 comentários:

ADRIANE disse...

Eu gostaria de ter uma receita básica de muffim e cupcakes, comprei todos os acessórios e tentei fazer mas as forminhas ficam molhadas é assim mesmo ou a minha receita está errada, eles tbém não ficaram estufadinhos.
Agradeço a ajuda.
Obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Adriana, sua pergunta é muito legal. Vamos fazer um novo post para responde-la em breve!

Karine Victória disse...

Olá!
eu comprei essa forma de cupcakes de teflon e adorei mas a forminha pra colocar os cupcakes que eu comprei no website de vcs é mto pequena pra forma, qual forminha p/ cupcakes eu devo comprar??

Bjs!

BarraDoce.com.br disse...

Karine, tudo bom?

Vimos seu pedido e percebemos que você comprou a "Forma 12 Canecos" (que é para Cupcake tradicional) e as forminhas de papel "Mini Cupcake Heaven Baking Cups" (que são para Mini Cupcakes).

Para a "Forma 12 Canecos" você deve comprar as forminhas da categoria "Formas de Papel para Cupcakes".

Qualquer dúvida é só falar!

Karine Victória disse...

Obrigada!!

Glayse disse...

Ola, tudo bem???
Eu queria saber se vc pode me passar a receita do cream cheese as que eu vejo é sempre sem açúcar.
Gostaria de fazer para servir no meu chá de panela, que será no dia em junho/2010.
Se quiser responder para o meu email é glayse_oliveira@hotmail.com
Obrigada!!!

BarraDoce.com.br disse...

Oi Glayse,

Vamos colocar um post aqui no blog com uma receita de cobertura de cream cheese, ok?

BarraDoce.com.br disse...

Oi Glayse,

colocamos um post com uma receita básica de cobertura com cream cheese! Espero que você goste!

http://barradoce.blogspot.com/2010/05/receita-cobertura-ou-recheio-de-cream.html

rayssa disse...

OI, PARA FAZER OS CUPCAKES COM AS FORMINHAS DE PAPEL, É PRECISO UNTAR MESMO CENDO DE PAPEL?

RAYSSA OLIVEIRA.


OBRIGADA.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Rayssa,

não é preciso untar as formas de 12 canecos para fazer os cupcakes com as forminhas de papel.

rayssa disse...

Muito Obrigada, adorei as dicas,

essi blog é maraah

Dimn disse...

Vou fazer a festinha do meu baby e queria fazer os cupacakes antecipado, por quanto tempo posso armazenar e onde e como guardar.

Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Dimn,

Para você preparar com antecedência os cupcakes, dá para se fazer os bolinhos 2 dias antes e cobertura 1 dia antes da festinha. Para armazenar os cupcakes, procure deixar em um lugar fresco e arejado.

Boa Festinha!

Bianca disse...

Olá.
Gostaria de saber...depois de pronto pode congelar o cupcake(sem a cobertura só o bolo) e por quanto tempo? e como guarda-lo?

Bjs
amo esse blog!!

BarraDoce.com.br disse...

Oi Bianca,

Dá para congelar os cupcakes já assados por até no máximo 2 meses. Para congelar, envolva os cupcakes, individualmente ou em conjuntos de 3 a 4 unidades, primeiro com um filme plástico e depois com papel alumínio.
Para descongelar, desembrulhe os cupcakes e deixe eles na pia sobre uma grade de confeiteiro, para que o bolinho respire e por volta de 1 hora e meia, eles já estarão completamente descongelados.

Anônimo disse...

Olá, gostei muito do blog. estou querendo começar a trabalhar com cupcake mas na cidade onde moro não acho manteiga de boa qualidade, muito menos a sem sal. Posso substituir a manteiga da massa e o buttercream por outro ingrediente?
Grata

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Este problema de não encontrar manteiga sem sal nos supermercados esta sendo relatado por várias leitoras do blog. Infelizmente isso é uma realidade, mas pode ser contornada com o uso de margarina culinária. Não é a mesma coisa, só que quebra o galho.

Se você quiser substituir a cobertura de buttercream por causa da manteiga, faça a cobertura de cream cheese (http://blog.barradoce.com.br/2010/05/receita-cobertura-ou-recheio-de-cream.html) ou a de ganache (http://blog.barradoce.com.br/2010/06/receita-ganache.html).

Carolina disse...

Olá, meu nome é Carolina e moro em Campo Grande, MS. Amei o blog, as receitas, tudo! Adoro fazer e comer cupcakes e gostaria de saber qual o prazo de validade deles já prontos, com cobertura e decorados, já que aqui onde moro faz muito calor! Obrigada, parabéns pelo blog!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Carolina,

O prazo de validade para os cupcakes com cobertura e decorados, varia bastante conforme a cobertura que você for usar, mas o ideal é sempre guardar em lugar fresco e arejado. Em geral um cupcake decorado dura uns 3 dias. Como você disse que mora em Campo Grande e dependendo da época faz muito calor, então guarde os cupcakes na geladeira. Algumas coberturas suportam o calor melhor do que outras, mas em algumas regiões do país o calor vem acompanhado com o ar seco, que tira a umidade dos bolinhos muito rápido, e por isso guardar na geladeira acaba sendo uma solução para mantê-los umidos por um pouco mais de tempo.

Cassiara disse...

Olá Carolina, primeiramente adorei seu blog.
Vou fazer cupcakes de lembrancinhas para meu noivado, comprei as forminhas de papel proprias para o forno. Você tem alguma dica de como posso deixá-los em tamanho e forma padronizada?
Vou colocar em uma caixa para lembrancinha, gostaria de saber as medidas que deve ser a caixa.
Em relação a cobertura acho que vou fazer pasta americana, pois acho que de glacê ou outra coisa do gênero não vai aguentar a temperatura dentro da caixa e derreter. Quais sugestões de recheio e cobertura vc me indica?
O cortador menor do kit de coração serve para cortar o cupcake tradicional? não o pequeno!
Peço que me responda com urgência.
Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Cassiara,

o ideal para que os cupcakes fiquem com o mesmo tamanho e formato é usar uma forma de alumínio para acomodar as forminhas com a massa, pois assim que a massa vai assando, a forma de alumínio irá fazer com que todos os bolinhos fiquem do mesmo tamanho. Além do mais é preciso colocar apenas 2/3 de massa em cada forminha, pois o outro 1/3 será o que a massa irá crescer.

Nós temos alguns modelos de caixas para 1 cupcake. Dê uma olhada: http://www.barradoce.com.br/cat/embalagens/listagem.php?id=63762

O ideal é você decorar o seu cupcake no dia ou na noite da véspera do seu noivado. Conforme estiver a temperatura na sua cidade, você pode optar por qualquer cobertura. As únicas coberturas que é preciso tomar um pouco mais de cuidado com a temperatura são o buttercream e o ganache, já que levam manteiga e creme de leite, respectivamente, sendo melhor manter em lugares bem frescos e, na última hipótese, colocar na geladeira.

Você vai usar a idéia do cupcake com coração do blog? http://blog.barradoce.com.br/2010/05/dica-cupcake-com-coracao.html
Para esta idéia, o ideal é usar o cortador médio do kit de mini cortadores de coração: http://www.barradoce.com.br/cat/cortadores/1150.html

Boa festa de noivado e esperamos que os seus cupcakes sejam um sucesso!

Amanda disse...

Bom Dia, comprei recentemente a foma de teflon, achei que as formas de papel são maiores, e fiz os bolinhos, deixando 2 dedos antes de encher,mais vazou o bolo e estragou tudo!!! tem alguma técnica para preencher a forma?

BarraDoce.com.br disse...

Oi Amanda,

As forminhas que vendemos aqui na loja, apenas a da Mago possui uma altura um pouco maior do que a forma de alumínio, mas o tamanho das bases de todas as forminhas de papel são iguais para as formas de alumínio. Com relação ao que aconteceu com os seus cupcakes, de terem vazado, pode ser por causa do fermento e não da técnica de encher as forminhas, pois você fez certo. Veja se de repente você não usou farinha com fermento e colocou fermento/bicarbonato de sódio que a receita pedia também. Qualquer outra dúvida, pode nos perguntar.

Anônimo disse...

Olá Meu nome é Mari.
Gostaria de saber como faço
para colocar um recheio no meio
do bolinho, quando ele for assar.
e qual é o mais indicado por favor me respondam.brated

BarraDoce.com.br disse...

Olá Mari,

Para rechear os cupcakes o ideal é fazer isso depois que eles estiverem assados, como explicamos no post de "Princípios Básicos para fazer Cupcakes: Recheando Cupcakes", que você pode usar uma das 2 técnicas. Tem algumas receitas que recheiam o cupcake antes de levar para assar usando um pedaço de chocolate ou bombom pequeno, como o Alpino.

Silvinha disse...

Olá,preciso de ajuda. Gostaria de saber quanto tempo deixo no forno para assar,pois fiz ficaram lindos mas ficou muito duro,o que aconteceu.Aguardo com urgencia sua dica.
Obrigada.
Siluz

BarraDoce.com.br disse...

Olá Silvinha,

O tempo que leva para assar os cupcakes varia um pouco por causa da diferença que existem entre os fornos e até mesmo por causa do gás. Para evitar que os seus cupcakes fiquem duros por terem assado demais, assim que você os colocar no forno, dê uma olhadinha pelo vidro de 5 em 5 minutos, para ver como eles estão crescendo. Mas atenção: nunca fique abrindo o forno nos 8 a 10 minutos iniciais, pois o calor escapa e a temperatura interna do forno muda um pouco, o que pode influenciar no cozimento. Quando os cupcakes estiverem com a superfície começando a secar, você pode fazer o teste do palito. Se não estiver bom, deixe mais uns 5 minutos, no máximo, e faça o teste novamente.

Esperamos que essas dicas te ajudem.

Anônimo disse...

Olá, gostaria de fazer cupcake com decoração de pasta americana. Preciso passar alguma coisa no bolinho para colocar a pasta ou coloco em contato direto? E a validade é igual a da cobertura com ganache? posso guardar em caixinha depois de decorado?
Júlia.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Júlia,

Para grudar a pasta americana no cupcake você pode usar glacê, brigadeiro, geléia, doce-de-leite, um produto chamado soft brilho para papel-de-arroz ou até mesmo água. É bom usar alguma coisa, pois só assim a pasta americana vai ficar grudada, caso contrário ela se solta e a decoração do cupcake vai por água abaixo. A pasta americana tem uma validade um pouco maior do que as outras coberturas, mas validade do cupcake independentemente da cobertura é de uns 3 dias. Pode guardar o cupcake decorado na caixinha sem problemas, também.

Rosana Mesquita disse...

Oi, adorei esse blog, já peguei as receitas e já fiz algumas q deram super certo,mas estou encontrando dificuldade com os cupcakes, usei várias farinhas de trigo e as vezes eles ficam massudos, não estou entendendo o motivo, será q preciso de uma farinha específica? e o fermento pode interferir tb?
bjs

BarraDoce.com.br disse...

Olá Rosana,

Não é necessário ter uma farinha de trigo específica para fazer cupcakes, mas tem algumas coisa que você pode fazer para evitar que ele fique massudo.
- peneire a farinha 2 vezes antes de medir a quantidade necessária para a receita;
- não abra o forno antes da hora, pois isso faz com que o calor dentro do forno escape e o ar frio entre, fazendo com a massa murche. Então sempre que colocar os cupcakes no forno, após 10-15 minutos, dê uma olhada através do vidro. Se os bolinhos ainda estiverem crus, não abra o forno e volte a checar dali 5-7 minutos. Aqui o vale é ficar sempre de olho nos seus cupcakes, ainda mais quando se testa uma receita nova. Abra o forno apenas quando os cupcakes estiverem com a aparência de assados e levemente corados.

Com relação ao uso do fermento, é bom sempre checar a data de validade dos fermentos, pois às vezes podemos esquecer deste fator ao fazer um bolo.

Se tiver mais alguma dúvida, nos deixe um comentário aqui no blog que nós respondemos.

Anônimo disse...

OLÁ. GOSTARIA DE SABER QUANTO TEMPO DURA O CUPCAKE COM COBERTURA DE MARSHIMELLOW E SE TEM QUE FICAR NA GELADEIRA. E TENHO QUE DECORAR NO DIA OU O MARSHIMELLOW AGUENTA DE UM DIA PARA O OUTRO. D+ ESSE BLOG. ABRAÇO.

VIVIANE

BarraDoce.com.br disse...

Olá Viviane,

Com a onda de calor que vem agora com o verão, independente de qual seja o cupcake é bom deixar em um lugar bem fresquinho e se preciso na geladeira. Decorando no dia a garantia de que o seu marshmallow fique mais bonito é muito maior, mas dá para fazer de um dia para o outro. O que você pode fazer é preparar com antecedência os cupcakes e na véspera o marshmallow, podendo já colocar até dentro do saco de confeiteiro, para no dia só decorar, o que vai levar apenas alguns minutinhos.

PicNic Cupcakes disse...

Olá, recebi uma proposta para deixar umas amostras de Cupcakes em uma Doceria, como devo instruir as pessoas quanto ao armazenamento deles na vitrine, quanto a qualidade e conservação.Bjoks

BarraDoce.com.br disse...

Olá PicNic Cupcakes,

Infelizmente essas informações nós não temos a capacidade técnica para te passar. O ideal é que você pergunte para pessoas da área de engenharia de alimentos e nutrição.

Marina disse...

Olá,

Tentei fazer pela primeira vez o cupcake e as forminhas ficaram molhadas. Além disso eles não ficaram estufadinhos. Onde será que errei?

Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Marina,

Não temos como te dizer exatamente o que você pode ter eventualmente ter feito de errado para o seu cupcake ficar com a forminha molhada e não ter estufado. Algumas coisas que poder ter ocasionado da forminha ficar molhada é da massa crua ter ficado muito tempo na forminha antes de você colocar no forno ou ao colocar os cupcakes para assar o forno não ter pré-aquecido direito, que também pode ser a razão pela qual ele não crescer muito bem. Outra coisa que pode ter afetado no crescimento dos cupcakes é do fermento em pó que você usou não estar em condições ideais, mesmo dentro do prazo de validade.

Katia disse...

Amei o blog, gostaria que a loja fosse em minha cidade.
Posso usar receita de bolo comum, nega maluca ou massa pronta para fazer cupcake?
Desde já, agradeço sua atenção!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Katia,

Olha poder pode, mas por causa como há algumas proporções de ingredientes diferentes, pode ser que o seu cupcake com massa pronta não fique tão bom quanto ao bolo ou a uma receita de cupcake. E também é preciso tomar cuidado com a quantidade de massa a ser colocada nas forminhas de papel, pois como a massa de bolo pode crescer muito, é bom colocar até 3/4 de massa crua em cada forminha.

Ana Paula disse...

Olá ! Estou iniciando esta arte de fazer cupcakes. Tenho muitas duvidas , mas uma delas é como fazer a cobertura colorida?Que ingrediente devo usar? Obrigado.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana Paula,

Para colorir as suas coberturas use corantes em gel ou líquido.

Happy disse...

Acabei de fazer os cups de paçoca, mas não consegui comentar lá. Já é a terceira receita q tento e fiquei maravilhada pq DEU CERTO!!! Nenhuma anterior tinha dado!!!A única coisa é q o doce de leite q eu tinha era muito mole e só pude passar e não fazer aquela decoração com pitanga bonita!!!Agora estou mais ansiosa pra forma q comprei com vcs na sexta chegar!!!
Vou fazer para o aniversário do filho da minha amiga q será de São João,que aqui no nordeste é basicamente TUDO de milho e amandoim!!!
Muito obrigado pelas dicas maravilhosas e pelas receitas!!! Estou amando esse site!!!Agora vou entrar todo dia!!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Happy,

Que delícia que você tem amado fazer cupcakes e principalmente nos acompanhar, lendo nossas receitas, dicas! O blog é feito especialmente para vocês, nossos leitores/clientes, com todo o carinho!
Temos certeza que os seus cupcakes para a festa do filho de sua amiga será um sucesso!

Anônimo disse...

OI,POR FAVOR QUERIA FAZER CUPCAKES INTEGRAIS,A MULHERADA ESTÁ PEDINDO.tEMOS QUE PENSAR NAQUELAS QUE FAZEM DIETA TAMBÉM E TEM VONTADE DE COMER OS MESMOS.tEM ALGUNS QUE ME DISSERAM QUE VAI PASSAS,CASTANHAS ETC.pODEM ME AJUDAR.mEU EMAIL É;ritacassia67@hotmail.com.Obrigada
stc

BarraDoce.com.br disse...

Olá Rita,

Vamos tentar postar mais receitas de cupcakes que sejam menos calóricas e com mais ingredientes integrais. Independentemente disso, você pode fazer algumas substituições como utilizar o açúcar light da União, que garante sabor com menos calorias e também usar farinha integral ao invés de farinha normal, ou fazer algumas trocas de uma parte da farinha por farinha de linhaça, farinha de maracujá, por exemplo. Você também pode brincar criando algumas combinações deixando os seus cupcakes ricos em sabor e com poucas calorias.

☆ॐ☆VIVIAN disse...

Bom dia, hoje bem cedinho entrei na internet tentando encontrar respostas para minhas dúvidas e acabei encontrando o seu blog que é simplesmente M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O!!!
Sou marinheira de primeira viagem e gostaria de fazer cupcakes para a festinha do meu filho que será daqui a 10 dias, mas estou cheia de dúvidas....como eu trabalho todos os dias e só chego a noite eu gostaria de antecipar os cupcakes, mas depois de assa-los eu poderei guardá-los em uma caixa por quantos dias antes de confeita-los? Farei a confeitagem com pasta americana e creme de manteiga, com quantos dias de antecedência eu poderei aprontá-los???
A festa do meu filho será da turma do Mickey Mouse, então eu testei a pasta americana para fazer a cabeça do mickey, só que depois de seca a aparência não ficou boa,( sem brilho, opaca...) o que devo fazer???? Muito obrigada , uma abc Vivian.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Vivian,

Para te ajudar, você pode ler o post sobre como congelar cupcakes (http://blog.barradoce.com.br/2010/07/principios-basicos-para-fazer-cupcakes.html), pois você pode fazer com antecedência, congelar e no dia da festa ou no dia anterior descongelar, pois é o melhor jeito de conservar os seus cupcakes.
Com relação a pasta americana ficar sem brilho, com um aspecto opaco, não se preocupe, pois isto é normal. Mas para dar um acabamento mais brilhante, você pode pincelar um pouco de glucose ou gel de confeiteiro. Se você quiser deixar mais brilhante com um destes 2 produtos, faça um teste com antecedência para ver se ficará do jeitinho que deseja.
Boa Festa!

Anônimo disse...

ola,eu e minhas amigas queremos fazer alguns cupcakes, voces podem nos ajudar postando receitas faceis e baratas?
agradeço desde ja!!!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Você pode procurar na nossa categoria Receitas, aqui no blog, ou Cupcakes.
Na nossa loja, você também encontra livros de cupcakes, com diversas receitas.

Anônimo disse...

Olá,
eu me chamo Júlia Sanches Urizzi e fiz um pedido a pouco tempo e como eu estava lendo nos comentários que a forminha Mago é maior que a Forma anti-aderente da Meistercomo eu fasso para não transbordar e colocar o recheio?
PS.: Eu preciso urgente do meu pedido em casa. Obrigada.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Júlia,

As forminhas de papel da Mago são 1cm mais altas do que a cavidade, mas dá para trabalhar perfeitamente com elas. Para não transbordar é usar a técnica de colocar 2/3 de massa na forminha para que ele cresça o outro 1/3, sem que transborde.
Após a realização do seu pedido, você irá receber um email de confirmação do pagamento e em até 1 dia útil um e-mail com o número de rastreio dos Correios para você acompanhar o seu pedido.

Angélica disse...

Adorei esse blog...Agora vou conseguir ficar por dentro de todas essas dicas parabéns.

Paula Guerreiro disse...

Olá, preciso de uma orientação: tenho tido problemas com as formas marrons de mini cupcake da marca Novacart, distribuídas pela Marcpan. Após serem assados, depois de algumas horas, ou no dia seguinte, elas se abrem por completo.

O que fazer para que isso nao aconteça? As receitas mais utilizadas sao as de cacau, e levam manteiga sem sal.

Aguardo orientação.

Paula Guerreiro

BarraDoce.com.br disse...

Olá Paula,

você tem alguma foto de como ficou os mini cupcakes nas forminhas com este problema que você relatou para nos mandar?

Anônimo disse...

oi,estou fazendo cupcakes para festa de 2 aninhos do meu netinho , estou com dificuldades com a cobertura,queria usar os bicos de confeitar,mas presciso que a cobertura endureça , pode me dizer como fazer ,obrigada .

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Bom, você pode pesquisar algumas das receitas que temos aqui no blog:
http://blog.barradoce.com.br/search/label/Cobertura

Se a senhora preferir, há até algumas coberturas prontas que podem ser trabalhadas com bico de confeiteiro. Na nossa loja física temos um doce-de-leite próprio para confeitar.

Aline Caldeira disse...

Olá! Meu nome é Aline e também estou aprendendo a fazer uns cupcakes. Uma das minhas dúvidas é sobre um problema que eu tenho quando eu tiro a forma de cupcakes do forma eles murcham a ponto das beiradinhas se soltarem da forminha de papel. Enquanto estão no forno ficam bem crescidos e certinhos na forma, mas depois murcham. Poderiam me dizero que pode estarcausando isso?
Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Aline,

Este problema pode estar acontecendo por de repente a receita que você usou leva manteiga ou óleo demais, para que as forminhas se soltem. Uma dica para evitar isso é usar 2 forminhas na hora de assar, pois o óleo (do óleo ou da manteiga) acaba sendo absorvido pela forminha de fora e a de dentro fica grudadinha no cupcake. Já o problema de murchar, pode ser que ao tirar os cupcakes do forno, o meio deles ainda não está totalmente assado, apesar de já ter formado a crostinha. Neste caso deixe mais alguns minutinhos no forno e vá conferindo para ver se eles já assaram fazendo o teste do palito. Outra possibilidade é o fermento ou bicarbonato usados na receita não estarem mais bons apesar de dentro da validade, ainda mais se já estiverem sido abertos. Principalmente o fermento, tem uma vida mais curta conforme o modo como você o armazena em casa.

Selda Cupcakes disse...

Adorei o blog, comecei fazer os deliciosos cupcakes e estou adorando mais tive problemas com a pasta americana e o glacê real, pois a eles amolecem se forem acondicionados em sacos plasticos e fechados, como preciso vender e não dá para vender sem acondicionar gostaria de uma dica do que usar para embala-los?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Selda Cupcakes,

A melhor embalagem para cupcakes são as caixas, pois elas evitam que a cobertura e a decoração entre em contato com a embalagem e fiquem grudadas. No site temos estas caixas aqui: http://www.barradoce.com.br/cat/embalagens/listagem.php?id=63762
A pasta americana e o glacê, ainda mais quando usados juntos podem dar este problema que você relatou ao seu cupcake ser embrulhado no saco plástico.

Amanda Sicuro disse...

Olá!
Estou com uma dúvida muito grande, será que vc consegue me ajudar?
Tenho uma oportunidade de colocar meus cupcakes para vender em uma lanchonete, mas não sei como é o melhor jeito de conservação. Por exemplo, Um Red Velvet com cream cheese tem q ficar refrigerado? Mas o bolo em si não ficará duro se refrigerado? E um com cobertura de chantilly? Agradeço desde já a atenção, Beijinhos, Amanda

BarraDoce.com.br disse...

Olá Amanda,

Para você ter segurança nos produtos que você irá vender antes de mais nada é preciso que você realize testes na cozinha para saber o que dá ou não dá para oferecer nesta lanchonete. Saiba exatamente onde ficarão os seus cupcakes, vá lá pessoalmente e se certifique das condições que a lanchonete te dá para você vender os seus cupcakes.
A melhor forma de conservação dos cupcakes é em um ambiente seco, fresco e que seja coberto para não haver contaminação (cair um fiapo de roupa, alguém espirrar perto etc.... Sim, é para pensar em qualquer situação).
Esperamos ter te ajudado.

LM disse...

Olá!! Tenho uma encomenda grande de cupcake de Natal! Gostaria de saber se posso fazer todas as carinhas de pasta americana antes, com antecedencia e depois só fixar no cucpake??? Serão carinhas de papai noel, essas coisinhas natalinas... o que acha?
#adoromuitoesseblog!

BarraDoce.com.br disse...

Olá LM,

Pode sim, principalmente se a decoração dos cupcakes for mais elaborada e requisitar um bom tempo para ser feito, mas não faça com muito tempo de antecedência, o ideal é fazer 1 dia antes dos cupcakes.

LM disse...

Olá! Obrigada!!
Vou fazer com uns 2 dias então, porque senão não conseguirei vencer tudo.
Abraço!

Nina disse...

Boa tarde!
Queria fazer um cupcake de limão.
Eu tenho uma receita de bolo (comum) de limão bem fofinho, que leva raspas de limão na massa.
Queria saber, se posso fazer de véspera e não colocar na geladeira, pois tenho receio de ficar duro ou manchar a forminha de papel.No dia da festa, rechearia e colocaria a cobertura de merengue.
Onde moro faz calor.
Você acha que corre o risco de estragar se for feito de véspera?
Obrigada
Nina

kevin012004 disse...

Olá,td bem! Vou fazer a festa da minha filha e queria preparar os cupcakes com antecedência,mas estou com medo que eles fiquem duros ou ressecados.Queria decorálos com glacê de manteiga.Quanto tempo antes da festa posso fazê-los e como armazenar para que fiquem fresquinhos e não estrague a decoracão? Desde já Obrigada!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Nina,

Fazendo os cupcakes no dia anterior é perfeito e não precisa guardar na geladeira, só guarde-os em um lugar fresco e arejado. Já o recheio e a cobertura aconselhamos você a colocar no dia da festa, assim você garante que as receitas do recheio e cobertura estejam perfeitas!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Kevin,

Preparando os cupcakes um dia antes da festa é o ideal e deixe para rechear e confeitar apenas no dia para garantir que fiquem frescos. Conforme o recheio e a cobertura que você escolher, você pode até fazer o um dia antes, ficando pronto para só finalizar os cupcakes no dia da festa.

Nina disse...

Boa noite!
Sou a Nina que perguntou sobre o cupcake ser feito de véspera. Obrigada pela resposta.
Esqueci foi de perguntar se tem problema fazer em forma de cupacake a receita de bolo comum.
É uma receita para fazer em um tabuleiro grande e eu vou colocar nas forminhas de papel e na assadeira de cupcake. Acho só que o tempo de assar deve ser mais curto, pois o cupcake é menor.
Estou certa? É possível fazer cupcake com massa de bolo comum?
Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Nina,

É possível sim! O mais importante na hora de pegar uma receita de bolo comum e fazer nas forminhas de cupcake é já ter feito o bolo antes ou visto como ele fica. Por que?
Damos esta recomendação, porque as massas de bolo normal podem crescer diferente em formas diferentes, principalmente quando se coloca em formas pequenas.
O mais comum de acontecer é da massa do bolo crescer muito quando feita como cupcake. Então o cuidado que se tem que tomar é com a quantidade de massa que se coloca nas forminhas, pode variar desde de 1/3 a 3/4 do volume da forminha (1/3 é quando a massa cresce bastante e 3/4 quando a massa não cresce tanto).
Com relação ao tempo é sempre bom ficar de olho vivo no forno. Tem um tempo normal que qualquer bolo ou cupcake precisa para crescer e o forno não pode ser aberto, pois em muitas vezes pode dar a zica do massa afundar, já que sai calor do forno quando a porta é aberta. Espere uns 10-12 minutos e fique olhando o crescimento dos cupcakes através da porta.
Se você ficar com medo dos cupcakes crescerem muito, coloque a forma 12 canecos dentro de uma assadeira, pois se por um acaso a massa crescer demais e transbordar, ela cai na assadeira e não no forno, evitando a maior sujeira!#Ficaadica

Anônimo disse...

olá..adorei o blog..parabens...mais gostaria de saber onde devo assar os muffins...em forma de teffon ou em forminhas de papel???

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Você deve assar os cupcakes dentro das formas de metal (http://www.barradoce.com.br/cat/formas_e_acessorios_de_cupcakes/listagem.php?id=63767) com as forminhas de papel (http://www.barradoce.com.br/cat/formas_e_acessorios_de_cupcakes/listagem.php?id=63682) colocadas de uma em uma nas cavidades da forma de metal.
Depois preencha as forminhas de papel com a massa e leve a forma de metal ao forno.

Anônimo disse...

Ola, comecei a fazer cupcakes para vender mas eles nao estao dando certo, toda receita q faço transborda da forminha e fica mto pisuado a massa. coloquei menos da metade d massa e mesmo assim transborda e nao assa direito. oque estou fazendo d errado? sera q meu forno pode estar quente demais, mas eu juro q nao passa dos 180 graus. Tentei usar o forno da minha mae pq achei q o problema era meu forno, mas tambem transbordou, ai coloquei uma colher d pau na porta do forno pra nao fechar totalmente e ficou um pouco melhor
o problema sera q eh o forno mto quente? me responda por favor kellinha_h_tinha@hotmail.com

BarraDoce.com.br disse...

Olá Kellinha,

Fazer cupcakes para vender é preciso paciência e fazer testes.
Os fornos domésticos possuem uma variação de temperatura que às vezes não bate com a temperatura que se coloca, como você suspeita que possa estar acontecendo. Existem termômetros culinários que podem te ajudar a ver a temperatura do seu forno.
É importante dar uma olhada na receita que você está fazendo. Se for uma receita de bolo de você está usando, pode ser que ela leve muito fermento e/ou bicarbonato, ou você pode estar usando farinha com fermento e ainda acrescenta mais fermento e/ou bicarbonato.
Teste com outras receitas de cupcake, pois no caso se algumas, uma simples substituição ou jeito de fazer influencia no resultado. Um exemplo simples é se você bater as claras em neve e incorporar ao resto da massa. Ao fazer isso, você deixa a massa leve e ao mesmo tempo cheia de ar, podendo crescer mais, conforme a quantidade de fermento e/ou bicarbonato indicado na receita.

Anônimo disse...

Bom dia! Como evitar que a forminha de papel fique úmida e manchado a travessa ou suporte de cupcake?

BarraDoce.com.br disse...

Olá,

Conforme a receita de cupcake usada ou até mesmo a forminha de papel usada, pode dar este problema.

Uma dica muito boa é usar as grades de confeiteiro para esfriar os cupcakes e secar as forminhas, já que um pouco da umidade da massa pode ser absorvida pelas forminhas.

Um jeito de tirar a umidade da forminha também é usar 2 forminhas de papel em cada cupcake na hora de assar, tirando a mais externa quando o cupcake estiver pronto e frio.

Outra dica é colocar os cupcakes já frios sobre 1 ou 2 folhas de papel toalha, para esta absorva parte da umidade.

ANA disse...

Boa tarde! Gostaria de saber se posso deixar mais de um dia fora da geladeira o chantilly pronto (aqueles de caixinha, já batido).

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana,

Chantilly mesmo de caixinha, assim que batido deve ser conservado em geladeira, pois caso contrário estraga, fazendo mal a saúde.

Socorro disse...

Olá! Gostaria de comercializar cupcakes, para isso queria saber como conservá-los, a durabilidade, o que posso e não posso usar. Pretendo vendê-los na faculdade. Um abraço

BarraDoce.com.br disse...

Olá Socorro!

Você consegue tirar várias dúvidas sobre cupcakes vendo os nossos posts de Princípios Básicos (http://www.barradoce.com.br/cat/formas_e_acessorios_de_cupcakes/2254.html), mas aqui vai umas dicas rápidas e essenciais para você:
- os cupcakes precisam estar sempre frescos, portanto faça no dia ou na véspera, deixando-os em temperatura ambiente. Se estiver muito quente, vale colocá-los na geladeira;
- faça uma quantidade não muito grande para começar e vá vendo como é a aceitação e assim você pode aumentar aos poucos a quantidade que irá vender sem desperdício ou prejuízo;
- confira as dicas de congelar cupcakes, assim você pode agilizar o trabalho de fazê-los no final de semana, por exemplo;
- o consumo deve ser imediato;
- não tenha medo de testar receitas, pois só assim você verá quais receitas mais gosta de fazer, assim como você vê a aceitação do seu público.

Maria Laura Martins disse...

Olá...

Pretendo comprar uma forma para cupcakes, mas fiquei na dúvida:
Se uma massa de bolo dá em média uns 20 cupcakes (foi o que andei lendo em alguns blogs) e a forma tem 12 cavidades.. o que faço com o restante da massa?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Maria Laura!

As receitas para cupcake variam bastante de rendimento, mas em geral rendem de 12 cupcakes para cima.

Quando rende mais de 12, as pessoas geralmente acabam fazendo uma 2a. fornada de cupcakes para assar toda a massa, assim como tem gente que faz os 12 cupcakes e coloca o restante da massa para assar numa forma de bolo normal, variando de tamanho conforme a quantidade da massa que sobrar.

Como os cupcakes são feitos usando as forminhas de papel, assim que os cupcakes da primeira fornada já estiverem prontos, é só tirar da assadeira, colocar em uma grade de confeiteiro ou em cima de um papel toalha para esfriar e você já pode colocar as novas forminhas de papel para assar a massa restante.

Se você não quiser comer todos os cupcakes, pode congelá-los depois de pronto.

Elaine disse...

Comecei ha pouco tempo vender cupcake por encomenda, sempre em pequenas quantidades, o máximo que fiz foram 60 unidades, recebi uma encomenda de 300 cupcakes de diversos sabores, para daqui 1 mês, só estou preocupada em quando começar a fazer os bolinhos e se congelar já assado eles ficam com a mesma qualidade? Me ajudem!!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Elaine!

Você que está começando a fazer cupcakes especialmente para vender este processo de fazer com uma pequena antecedência e congelar é algo que você precisa praticar antes de aplicar nos cupcakes que você vai vender, para não sofrer apuros de última hora.
Temos um post aqui no blog sobre congelamento de cupcakes, com algumas dicas básicas.

A nossa dica para você é ver quantas receitas são, quantas fornadas você terá que fazer e o tipo de cobertura/decoração que você irá fazer. No caso de fazer muitos cupcakes é bom ter algumas formas de 12 canecos, para acelerar o processo de produção.
Se você tiver que entregar os cupcakes numa sexta-feira, por exemplo, é bom você já ter tudo comprado até terça e começar a fazer na quarta, para acabar na quinta. Então, faça uma receita de um sabor e leve para assar. Enquanto você espera assar, comece a preparar a receita seguinte.

Uma ótima dica também é pegar potes grandes de plástico, cada um para uma receita. Nesses potes você coloca os ingredientes secos de cada receita. Por exemplo, no pote 1 você coloca todos os ingredientes secos da receita do cupcake de chocolate, no pote 2 todos os ingredientes secos da receita de cupcake de red velvet e assim por diante. Cada pote será a sua "massa pronta" de cupcake, sendo necessário apenas misturar os ingredientes líquidos, do jeito que cada receita indica. Para te ajudar coloque uma etiqueta nos potes para não confundir. Isso te economiza tempo de separação de ingredientes e na limpeza.

THAISA disse...

OlÁ... QUERO COMEÇAR FAZER CUPCAKES PRA VENDER, MAS AINDA NAO COMPREI A FORMA ADEQUADA PARA ASSA-LOS... GOSTARIA DE SABER SE SÓ COM AS FORMINHAS PARA CUPCAKES EU POSSO COLOCAR EM UMA ASSADEIRA NORMAL DE ASSAR BOLO...
OBRIGADA.
THAISA.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Thaisa!

Para fazer cupcakes é essencial que você tenha além das forminhas de papel a forma de metal de 12 canecos (http://www.barradoce.com.br/cat/formas_e_acessorios_de_cupcakes/listagem.php?id=63767).
Na forma de metal é onde você irá colocar as forminha de papel para depois despejar a massa nessas e assar.
A importância da forma de metal é que ela faz com que os cupcakes fiquem com o mesmo formato. Se você assar sem a forma de metal a massa que você colocar dentro das forminhas de papel vai fazer com que elas se abram e fiquem sem formato.

Anônimo disse...

Eu posso usar as forminhas individuas proprias para cupcakes dentro de uma assadeira normal,da o mesmo resultado? E eu posso confeitar com chantily de caixinha no dia anterior a festa?

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Se você colocar as forminhas de papel próprias para cupcake dentro de uma assadeira para assar cada cupcake vai ficar de um jeito, pois a forminha com a massa dentro se abre com o peso da massa e os cupcakes não ficarão bonitos.
O ideal é usar uma forma de 12 canecos, que possuem o tamanho certinho do cupcake e fazem com que esses fiquem iguais.

shayene disse...

Aqui onde moro tem forminhas individuas de aluminio para cupcakes,quero saber se funciona do mesmo jeito se eu coloca-las numa assadeira e colocar as de papel dentro das forminhas para assar? E SE POSSO CONFEITAR COM CHANTILY NO DIA ANTERIOR?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Shayene!

Essas forminhas individuais devem ser provavelmente de empada e funciona para fazer cupcakes, colocando as forminhas de papel dentro e tudo em uma assadeira para assar. Porém (este "porém" é importante!) se as forminhas de alumínio não forem para cupcake, para que eles fiquem no tamanho certo, são um belo quebra-galho.
Falamos isso porque se as forminhas de papel com a massa se abrem, então se a forminha de alumínio for mais aberta, a massa vai forçar a forminha de papel e o seu cupcake vai ficar mais aberto e assim, você não consegue encaixar os cupcakes no berço das caixas para cupcakes, encaixar dos suportes (nesses dois casos até encaixa mas o cupcake vai ficar meio amassado) e você não vai poder usar os wrappers.

Agora a cobertura! Todo mundo pergunta se pode colocar a cobertura um dia antes ou tem que ser no dia. A resposta é: depende!

Chantilly por exemplo é uma cobertura que você tem que fazer no dia e colocar no dia! Mas sem pânico! Nada que um saco de confeiteiro não possa te ajudar para evitar a lambança na cozinha em um dia de festa! Por ser feito de creme de leite fresco o chantilly é muito perecível. Em dias quentes é bom nem considerar muito ele como opção de cobertura, sendo ideal usar apenas como acompanhamento. Em dias frios dá para cobrir os cupcakes, mas um pouco antes de servir.

elen caroline disse...

Por favor me ajude pois estou desesperada ...resolvi fazer bolinhos decorados para o aniversario da minha filha e como trabalho muito e saberia que n teria muito tempo resolvi compra-los prontos (industrializados)pois tem uma validade maior e decora-los com pasta americana ...a pergunta é nesses bolinhos que a validade é maior qto tempo antes posso decorar com a pasta....aguardo sua resposta ansiosa...obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Elen Caroline!

Bom, o ideal é decorar os cupcakes na véspera da festa, para garantir que ainda fiquem frescos.

Provavelmente se os cupcakes são industrializados eles devem vir em uma embalagem bem selada para garantir o frescor do produto. Se você abrir os bolinhos para decorar com muita antecedência eles vão secar e ficar duros.

A nossa recomendação é que você faça no dia anterior da festa a decoração dos cupcakes. Mas se você não tiver prática com pasta americana é bom fazer um teste antes para ver como vai ficar, os detalhes que você quer colocar, para que no dia seja mais fácil e você não tenha imprevistos.

Nathalia disse...

Olá, estou querendo fazer o niver da minha filha e como sempre acabo fazendo tudo sozinha. Por isso, preciso saber do prazo de validade da pasta americana já modelada em formato de bichinhos (tema: a fazendinha). Quanto tempo posso modelar os bichinhos com antecedência e se posso guardar na geladeira ou freezer. Quero colocar em cima dos cupcakes e doces. Desde já agradeço.

perna disse...

Gostaria de uma receita de cupcake de chocolate com quantidades e tempo de forno. Aguardo resposta.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Nathalia!

A pasta americana você pode trabalhar com ela alguns dias de antecedência, mas na mesma da semana da festa. Deixe os bichinhos todos prontos para colocar nos seus cupcakes. A pasta americana no entanto não é recomendada colocar na geladeira pois ela mela.
Se você preferir a praticidade de enfeites prontos no tema de fazendinha, com bichinhos e tudo mais, nós temos estes enfeites (http://www.barradoce.com.br/cat/enfeites/2280.html), velinhas (http://www.barradoce.com.br/cat/enfeites/1518.html) e forminhas para doces (http://www.barradoce.com.br/cat/forminhas_para_doces/1623.html). Você pode combinar tudo isso com wrappers para cupcakes xadrez (http://www.barradoce.com.br/cat/formas_e_acessorios_de_cupcakes/listagem.php?id=63759&ordem=d_ln&page=5&).
Assim você agiliza a decoração dos seus cupcakes e consegue se dedicar mais nos outros preparativos da festa!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Perna!

Você pode procurar na busca aqui do blog "Receita cupcake chocolate" e você encontrará diversos posts com algumas receitas.

Unknown disse...

FIZ OS CUPCAKES COM RECEITA DE BOLO E EM FORMINHAS INDIVIDUAIS DE ALUMINIO, MAS A FORMINHA DE PAPEL SE SOLTOU DO BOLINHO. SERÁ QUE FOI PQ EU TIREI DA FORMINHA ANTES DE ESFRIAREM POR COMPLETO OUO POR CULPA DA MASSA MESMO? ALÉM DISSO NÃO CONSEGUI DEIXAR O MARSHMALLOW DURINHO, SERÁ QUE FOI POUCO AÇUCAR? ATT.

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Não temos como te dizer exatamente o que pode ter dado de errado com os seus cupcakes. As forminhas podem se soltar se a massa tiver muita gordura, ou se o o forno estava frio, ou se você ,por exemplo, colocou a massa nas forminhas muito tempo antes de levar ao forno.

Do marshmallow também não podemos te dizer com precisão o que pode ter dado de errado. Qual receita que você usou?

Anônimo disse...

pq as forminhas do meu cup cake descolam do bolo??????????para mini cup cake pode-se medir a quantidade da massa com uma colher de sopa?

vanessa

vanaquino@hotmail.com

BarraDoce.com.br disse...

Olá Vanessa!

A forminha pode se descolar do cupcake por alguns motivos, mas especialmente ocorre pela umidade absorvida pela forminha. Isso pode acontecer por diversos motivos, como pela massa escolhida ser muito úmida, a massa ser colocada na forminha muito tempo antes de ser colocada no forno, o forno não estar pré-aquecido, onde as forminhas foram guardadas ser úmido, uso de margarina no lugar de manteiga e até mesmo do tempo estar mais úmido.

Quando se faz mini cupcakes, o ideal é colocar 1/2 forminha de massa.

Graziela disse...

Olá!
Estou começando a produzir estes maravilhosos cupcakes, mas tenho uma dúvida: Comprei uma fôrma de metal para 12 cupcakes, mas na maioria das receitas, o rendimento é maior que isso. Como posso reservar a massa restante adequadamente (pois o fermento já estará reagindo) para assá-los na próxima fornada?
Beijoo!!!

Elizete disse...

Olá! Achei interresante, lindinho e facil fazer os Cupcakes, mais gostaria de saber a manteiga, é manteiga mesmo ou pode ser margarina sem sal?! Posso fazer ele uns dias antes da festa e deixar na geladeira já confeitado?! A Cobertura pode ser de Chantily?! Grata desde já....

BarraDoce.com.br disse...

Olá Graziela!

Realmente este é o dilema de muita gente!

O fermento tem ação com a união de 2 fatores, sendo um deles o calor e o outro o açúcar, que será o combustível para o fermento crescer.

Com a sua massa pronta, coloque a quantidade nas 12 forminhas e leve ao forno pré-aquecido. O restante da massa, você precisa conservar longe do calor do forno e pode até ser levada para a geladeira por alguns minutos e retirada uns 5-10 minutos antes de ser usada para outra fornada, para que fique em temperatura ambiente.

Não recomendamos que se coloque essa massa sem assar muito tempo antes nas forminhas de papel, pois as forminhas vão inevitavelmente absorver parte da umidade da massa, podendo se soltar da massa após assada.

Ana Paula disse...

Olá, vou fazer os cups para dar de lembrancinha no meu casamento junto com um bem-casado e tô meio na dúvida só com relação ao tamanho do mesmo. Aquela forma 12 canecos faz cups com quantos centímetros de altura? É que vou colocar em caixinhas de acetato com 6cm de altura, após confeitados vai caber? Qual o tamanho vocês me recomendam? Bjs e sucesso.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana Paula!

Depende um pouco do tamanho que será a sua cobertura. Se o seu cupcake for decorado com pasta americana, fazendo uma decoração mais plana, cabe em uma caixa de 6cm de altura. Mas se a cobertura vai ocupar mais espaço ai te aconselhamos a usar uma caixa com altura maior. O que você precisa levar em consideração é que as forminhas para cupcake tem 4cm de altura, além desses 4cm é preciso pensar que a cobertura ocupa um certo espaço e para ela não grudar na parte de cima da caixa é bom ter um espaço de segurança.

Em geral as caixas para cupcake tem 9,5 largura x 9,5 comprimento x 7,5 de altura. Esse tamanho de caixa com o berço garante que o único contato do cupcake com a caixa é no fundo.

rakel disse...

Oiii bom dia
Tenho muitas duvidas e espero que vc me ajuda
Meu nome e Rakel vou fazer minha festa de boteco e gostaria de saber por quanto tempo eu posso deixar a pasta amerinaca modelada ? Pq eu vou fazer mts cup cakes e para o bolo ficar mais gostozo eu vou fazer no dia do evento e eu queria deixar a pasta americana modelada uns 3 dias antes pq no dia eu so asso os cup recheio e colo a pasta nos bolinhos . Eu posso fazer isso ...

E URGENTE RS
Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá Rakel!

Depende do que você for fazer. Se forem pequenos detalhes, como um copinho de cerveja modelado que servirá apenas para decorar o seu cupcake, você pode fazer alguns dias antes da festa sem problema, mas apenas se forem decorações que não serão comidas.

A pasta americana sozinha seca e endurece. Em contato com bolo, por exemplo, ela mantém mais a sua maleabilidade, ficando ainda mole.

Agora, se você for cobrir os cupcakes e o bolo com pasta americana então é melhor você trabalhar com a pasta americana no dia.

Se o clima permitir, não estando quente e úmido ai na sua cidade, você pode fazer o bolo e os cupcakes, já decorando-os no dia anterior a festa. A pasta americana vai ajudar a manter a massa do bolo úmida, pois ela sela o bolo. você pode dar uma ajudinha, pincelando um pouco de leite na massa para que ela fique mais úmida também.

Anônimo disse...

Por favor me oriente! vou fazer os deliciosos cape cake para o aniversário do meu filho que terá início as 18:00. Gostaria de saber qual o melhor horário para eu fazer e por quanto tempo ele fica firme, tendo em vista que a cobertura será de chantilly? desde já agradeço!

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Os cupcakes podem ser feitos na véspera, mas a cobertura o ideal é fazer no dia um pouco antes da festa começar, para que você não precise ficar na cozinha. Porém aconselhamos você a fazer a cobertura e deixar em um pote hermeticamente fechado na geladeira aplicando nos cupcakes com a ajuda de um saco de confeiteiro e bico, se desejar, minutos antes de servir para garantir que o chantilly fique firme. Você até pode confeitar antes os cupcakes, deixando-os na geladeira até o momento de servir também, mas tenha consciência de que os cupcakes vão ficar geladinhos.

Anônimo disse...

Olá, vou fazer cupcakes para festa do meu filho, vou colocar em cima pasta americana. A pergunta : posso fazer a decoração de pasta americana dias antes e colocar no cupcake depois que estiverem secas e duras? Como colo? Esse é o jeito certo de fazer? Obrigada Claudia

BarraDoce.com.br disse...

Olá Claudia!

Fazer a decoração de pasta americana antes depende um pouco do que será feito. Se você for fazer apenas um enfeite para colocar em cima da cobertura para decorar, não há problemas de se fazer com antecedência.

Mas se a sua intenção é cobrir os cupcakes com pasta americana, o ideal é fazer primeiros os cupcakes com antecedência e para então na véspera ou no dia cobrir com a pasta americana, que pode ser colada com a cobertura que desejar, podendo ser doce-de-leite, brigadeiro, beijinho, buttercream, cobertura de cream cheese, etc.

Anônimo disse...

Obrigada pela resposta, mas ainda tenho dúvidas. Minha idéia é fazer um círculo com a pasta e de outra cor colocar a inicial do nome. Sendo assim piso fazer isso uns 4 dias antes e na véspera fazer os cupcakes, rechear colocar um porquinho do recheio em cima e colar a decoração (já dura) em cima? Fico pensando que se eu cobrir ocupcake com a pasta ainda mole ryle vai endurecer no formato do cupcake( côncavo) o que dificulta a retirada para comer o bolinho, certo? Não quero fazer coberturas com bicho pq tenho medo de derretem e é difícil o transporte. Me ajudem por favor. Obrigada Claudia

BarraDoce.com.br disse...

Olá Claudia!

A pasta americana quando trabalhada com antecedência e deixada em contato com o ar, ela endurece. Se você fizer a decoração dias antes de aplicar nos cupcakes, você terá que guardar tudo em sacos plásticos, para que não tenha contato com o ar. Porém se alguma coisa der errada e os seus discos de pasta americana ficarem secos demais para cobrir os cupcakes, não terá adiantado nada você fazer tudo antes.

Assar os cupcakes e deixá-los na geladeira em recipientes fechados 2 dias antes e na véspera fazer os discos de pasta americana, recheando e decorando os cupcakes é a melhor opção para quem quer adiantar o serviço. Assim os cupcakes ficam frescos e o trabalho com a pasta americana fica muito fácil e garantido de que dará certo.

Com os cupcakes prontos e decorados, é preciso que eles fiquem fora da geladeira, pois a geladeira tem umidade e danifica a pasta americana.

Com relação a sua dúvida sobre a pasta americana endurecer no formato côncavo do cupcake, sim, ela vai endurecer, porém ela é fácil de se tirar na hora de comer. É preciso apenas abrir um pouco da forminha de papel, ou não, para ver a pasta americana e então removê-la do topo do cupcake.

Realmente a decoração com bico de confeiteiro é um pouco mais difícil, mas é preciso ter uma cobertura bem firme para que ela não se desmonte ou derreta com o transporte.

Gilson disse...

Ola boa noite ,procurea aquelas forminhas para fazer docinhos de leite em pó e não encontrei .Obrigado .

BarraDoce.com.br disse...

Olá Gilson!

Acreditamos que o que você procura são os gummies, que são moldes de silicone ideais para modelar massas, pasta americana e biscuit.

Veja todos os modelos:
http://www.barradoce.com.br/cat/formas_em_silicone/

Erica Amorim disse...

Olá...
gostaria que me respondesse algumas perguntas, meu casamento será dia 15/02/2014, tenho 100 cups, 300 bem- casados (usarei a msm massa do cups) e 400 copinhos de mousse. Quanto tempo de antecedência posso fazer cada um deles? Posso congelar o bem casado recheado e embrulhado no papel filme sem precisar tira-lo para enrolar papel crepom? O cups fica ruim depois de descongelar e ele derrete a forminha de papel? Me ajuda, noiva em apuros!!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Erica!

Quanto mais perto do seu casamento você fizer melhor, para que os doces fiquem o mais fresquinhos possível.

Além disso o ideal é você testar as receitas antes, experimentando congelar e descongelar para ver se as suas receitas ficam boas, caso contrário junte algumas amigas e/ou pessoas da família dois dias antes do casamento e faça uma força tarefa para fazer os seus doces.

Os bem-casados e os cupcakes em geral ficam muito bons depois de descongelados.

Anônimo disse...

Gostaria de saber se os cupcakes não estragam se ficar fora da geladeira nesse calor. Fico preocupada principalmente com o recheio. Obrigada

BarraDoce.com.br disse...

Olá!

Com este calorão o ideal é colocar os cupcakes recheados e/ou com cobertura na geladeira para que ele não estrague. O único cupcake que vai ficar ruim na geladeira é o coberto com pasta americana pois ela vai melar.

Jo disse...

Olá, Ameeei este blog. Muito obrigada pelas dicas e receitas.
Gostaria de tirar uma dúvida. Comprei uma forma para 12 cupcakes tradicionais da Brinox, antiaderente e comprei forminhas de papel também para o tamanho tradicional. O problema é que as forminhas de papel ficam sobrando, bem acima da forma, não sei se a altura da minha forma é baixa ou se a forminha de papel que é muito alta. Vejo as fotos do site e percebo que as forminhas de papel ficam bem rentes à forma. Qual seria a forma ideal para cupcake, de qual marca?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Jo!

Não tem problema da forma de metal ser mais baixa do que as forminhas de papel, apesar do ideal ser com um tamanho bem próximo.

O que importa é que a forma de metal irá segurar a forminha enquanto a massa de cupcake estiver assando, para que esta não se abra e ficando desforme.

Ana Paula disse...

Olá estou adorando esse blog.
Vou começar a fazer cupcakes para ajudar no meu orçamento domestico. Porém nunca fiz mas adoro cozinhar. To meio perdida sobre o que comprar pra começar, como rechear, como fazer. Peguei uma receita pela internet, será que posso confiar? Quais as dicas que voces me dão?

drikalima disse...

gostaria de saber se posso levar os cupcakes prontos e recheados na geladeira , para comer no dia seguinte?

BarraDoce.com.br disse...

Olá Drikalima!

Pode sim!

BarraDoce.com.br disse...

Olá Ana Paula!

Temos diversas dicas aqui em nosso blog para quem está começando e também para quem já faz. Se você quiser começar com o básico, veja no marcador "Princípios Básicos" em nosso menu lateral. Lá tem diversos posts que falam sobre cupcakes.

Com relação as receitas é preciso testar.

kaio disse...

ola boa noite, depois de feito os cupcakes eu espero esfriar, geralmente de um dia para outro,depois coloco eles em caixas de acetato e passo solofane em volta para ter total isolamento, mas eles estao suando e deixando o produto muito feio, onde estou errando

Karina de Freitas disse...

Olá Parabéns pelo blog, excelente..mas preciso muito de uma ajuda na realidade são 2..primeiro meus cake não ficam com aquela bordinha gordinha em cima abaloados, é normal, se não como posso fazer????em segundo já testei várias massas de chocolate e eas ficam muito pesadas e pegajosas vc tem alguma receita que fica sequinha e alta, além de saber quais são aqueles cremes que se vê nos programas do TLC, do CAKE BOSS, ele pode ate colorir é buttercream?
Desde de já agradeço a atenção
abraços

BarraDoce.com.br disse...

Olá Kaio!

Talvez o ideal seja você não vedar tanto os seus cupcakes. Experimente não passar o celofane em volta e deixar eles apenas na caixa.

BarraDoce.com.br disse...

Olá Karina!

Para deixar os seus cupcakes mais abaloados você pode experimentar colocar só um pouquinho mais de massa em cada forminha.

Sobre uma receita de cupcake de chocolate que seja mais sequinha, você pode experimentar alguma receita de bolo que você já faça e que tenha essa característica e faça os seus cupcakes. Mas vamos ver uma receita mais sequinha e coloremos aqui no blog.

Sobre a cobertura em creme usada nos bolos do Cake Boss é buttercream sim! Ela pode ser tingida de qualquer cor, desde que seja usado corante em gel.