Receita: Sorvete de Guinness (Homenagem ao Dia de São Patrício)

No dia 17 de Março é comemorado ao redor do mundo no Dia de São Patrício, ou Saint Patrick Day, que foi um missionário e padroeiro da Irlanda.

Aqui no blog também vamos comemorar passando para vocês a receita de um sorvete feito com a famosa cerveja irlandesa Guinness.


Você irá precisar de:
- 1 xícara e 1/2 de cerveja Guinness
- 2 xícaras de creme de leite
- 2 xícaras de leite integral
- 3/4 de xícara de açúcar
- 1 fava de baunilha ou gotas de essência de baunilha a gosto
- 6 gemas

Em uma panela grande, coloque a Guinness e reduza até que fique mais ou menos com 3/4 do volume inicial. Em uma panela separada, misture o creme de leite, o leite integral e açúcar. Acrescente nessa mistura as sementes da baunilha (corte a fava na longitudinal e raspe as sementes) e a fava, para dar mais sabor. Deixe ferver um pouco em fogo médio, desligue o fogo e tire a fava de baunilha.

Bata as gemas em uma tigela e misture uma xícara desse creme quente. Despeje essa mistura no creme quente aos poucos e vá mexendo, deixando com fogo médio-baixo até engrossar e desligue o fogo. Passe o creme em uma peneira para uma tigela limpa, cobra com filme plástico, pressionando para ficar grudado ao creme e leve para esfriar na geladeira por 2 horas.

Tire o creme da geladeira e acrescente a Guinness reduzida, mexendo bem para que fique bem misturado e leve ao freezer, até que fique no ponto para servir.

Para acompanhar você pode fazer uma calda de chocolate meio amargo com mel.

Você vai precisar de:
- 2 xícaras de creme de leite batido (ou chantilly)
- 1/2 xícara de mel
- 550 grs de chocolate meio amargo picado
- 2 colheres de chá de essência de baunilha

Em uma panela misture o creme de leite batido e o mel em fogo médio. Tire do fogo e em uma tigela refratária coloque o chocolate e despeje o creme quente. Misturando bem, acrescente a essência de baunilha e deixe esfriar um pouco. Coloque a calda em cima do sorvete na hora de servir e delicie-se.

Atenção para a lista de compras:
- Guinness
- creme de leite
- leite integral
- açúcar
- fava de baunilha (disponível na nossa loja física)
- ovos
- mel
- chocolate meio amargo (disponível na nossa loja física)

Crédito da imagem: Ruth and Phils Gourmet Ice Cream Weblog

2 comentários:

  1. vou testar este fim de semana esta receita, mas de antemao ja digo que fez um sucesso para os amantes de Guinees que eu conhço, sem mesmo antes de faze-la!!!

    ResponderExcluir
  2. O pessoal fã de Guinness daqui também ficou com água na boca!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.