Receita: Bombom de chocolate


Aqui em São Paulo anda fazendo frio... E frio dá uma vontade de comer chocolate, não dá não?

Hummm...

E que tal fazer os seus próprios bombons? Veja abaixo a receita enviada pela Susane que passamos para vocês:

Pique o chocolate em pedaços bem pequenos e coloque em um recipiente de vidro ou inox.

Prepare um banho-maria. Em uma panela um pouco maior do que o recipiente do chocolate coloque um pires virado para baixo. Preencha com água até cobrir o pires totalmente. Leve a panela ao fogo e deixe esquentar até começar a aparecer bolhinhas no fundo. Se você tiver um termômetro, verifique a temperatura - o ideal é estar entre 45ºC e 50ºC.

Apague o fogo e coloque a vasilha com o chocolate dentro do banho-maria. Mexa de vez e se a água esfriar antes do chocolate estar derretido, reaqueça o banho-maria e coloque o chocolate novamente para derreter.

Depois que o chocolate derrete, a manteiga de cacau se separa, por isso é necessário trabalhá-lo em um superfície fria para que ele fique novamente homogêneo e atinja a temperatura ideal, que depende do tipo de chocolate que você está usando. O chocolate meio amargo, por exemplo, atinge o ponto ideal a 30ºC ou 32ºC. Já o chocolate ao leite ou o branco, a 29ºC ou 30ºC.

Quando chegar à temperatura ideal, despeje na forma e coloque o recheio de sua preferência. Leve à geladeira até que o chocolate descole da forma. Desenforme e embrulhe com papel chumbo.

Dicas:
- Frutas secas e licores ficam ótimos dentro dos bombons.

- Coloque os bombons em uma embalagem bonita para presentear.

- Outra maneira de esfriar o chocolate é colocá-lo em uma tigela de vidro e, logo em seguida, dentro de um banho-maria frio. Mexa até chegar à temperatura ideal. O resultado também é super bacana, mas o cuidado deve ser dobrado, porque lembre-se sempre: chocolate odeia água!

- Para quem não tem termômetro, uma boa dica é levar em um pouco de chocolate em um palito até o lábio inferior. Se o chocolate passar uma sensação de que está gelado é porque está pronto para ser usado.

*

Atenção para a lista de compras:
. Chocolate (Vendido em nossa loja física)
. Recipiente para banho-maria
. Espátula
. Forma para bombom
. Frutas secas (Vendido em nossa loja física)
. Licores
. Essência
. Embalagem (Vendido em nossa loja física)

Receita enviada por Susane Roma (susane.roma@uol.com.br)

.